Porque devemos jogar?

Perguntado por: vpires . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Jogar é uma maneira divertida e sociável de passar o tempo que incentiva o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades, que são coisas boas.

Melhora a coordenação motora
Ainda que a principal função dos jogos seja o entretenimento, eles têm sido vistos como excelentes aliados do desenvolvimento de habilidades importantes.

Os jogos eletrônicos possuem grande influência em meio a sociedade atual, já que são considerados uma forma de “fuga social”, dessa forma, os mesmos possuem uma influência enorme para com as pessoas, sendo essa influência tanto positiva, como função de aprendizado e desenvolvimento de estímulos cognitivos, como ...

Através do jogo o professor promove a construção do conhecimento, da socialização e da criatividade. Fazendo com que a criança que possui algum distúrbio, sinta-se motivada e empenhada, demonstrando uma melhoria no comportamento e atenção.

O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.

A possibilidade de se divertir, enfrentar desafios e jogar on-line com pessoas do mundo todo são alguns dos motivos que estimulam a paixão pelos videogames na adolescência.

De acordo com o estudo realizado pela faculdade britânica, pessoas que jogam por até quatro horas por dia notam que se sentem mais alegres. Os jogos eletrônicos também tiveram um papel importante na luta contra o tédio e ansiedade de algumas pessoas durante o período de isolamento social.

Então, acompanhe o nosso post!

  1. Vale-refeição. Essa modalidade de benefício é dada na forma de um valor mensal para auxiliar o colaborador na compra de suas refeições durante a jornada de trabalho. ...
  2. Vale-alimentação. ...
  3. Vale-transporte. ...
  4. Plano de saúde. ...
  5. Plano odontológico. ...
  6. Vale-cultura. ...
  7. Convênios de serviços.

De acordo com os educadores físicos do Hospital Albert Einstein , a prática do futebol auxilia no aumento da capacidade cardiorrespiratória e potência aeróbica. O esporte também fortalece a musculatura, especificamente da coluna e das pernas.

Benefícios do esporte

  1. Reduz o estresse. ...
  2. Aumenta a autoconfiança. ...
  3. Melhora a concentração. ...
  4. Aumenta o condicionamento físico e a resistência.

Muitas vezes, o vício no jogo pode representar uma fuga da realidade. Baixa autoestima, algum transtorno como depressão ou ansiedade, sofre bullying ou pressão seja na escola ou trabalho, ou até mesmo a própria impulsividade podem fazer com que uma pessoa se torne viciada em jogos de azar por exemplo.

O hábito de jogar videogame é adotado por 38% da população brasileira, segundo dados de uma pesquisa lançada pelo Brasil Game Show em 2020. Os jogos eletrônicos podem trazer inúmeros benefícios à saúde física e mental dos jogadores, e, hoje em dia, auxiliam até mesmo no aprendizado de crianças mais novas.

Embora seja simples, essa brincadeira tem muitas funções úteis, como possibilitar à criança a aprendizagem de algumas regras morais, a obtenção de noções de espaço e tempo, o trabalho com noções de matemática e física, assim como a sua sociabilização, através da cooperação e da competição.

Jogo é um termo do latim “jocus” que significa gracejo, brincadeira, divertimento. O conceito de jogo consiste numa atividade física ou intelectual formada por um conjunto de regras e define um indivíduo (ou um grupo) como vencedor e outro como perdedor.

Eu Sou? é um jogo interativo e dinâmico. É um ótimo jogo para jogar com as crianças, pois além de divertido, estimula o raciocínio e a comunicação.

Afinal, qual a importância dos jogos e brincadeiras no Ensino Fundamental? As brincadeiras lúdicas contribuem para o desenvolvimento infantil de forma integral, influenciando nos campos cognitivos, emocionais e psicomotores. Contribui até mesmo no aspecto físico e também favorece a habilidade de comunicação.

Em diversos espaços, os jogos e brincadeiras possibilitam às crianças a construção do seu próprio conhecimento, pois oferecem condições de vivenciar situações-problemas, a partir do desenvolvimento de jogos planejados e livres que permitam à criança uma vivência no tocante às experiências com a lógica e o raciocínio e ...

O futebol

O futebol é o esporte coletivo mais popular do planeta. Segundo dados da Federação Internacional de Futebol (Fifa), cerca de 270 milhões de pessoas atuam em atividades diretamente relacionadas ao esporte (seja como jogador, seja como árbitro).

Para entender a sua importância, listamos abaixo alguns dos benefícios dos jogos na adolescência:

  • Desenvolvem capacidades e qualidades. ...
  • Ampliam as relações sociais. ...
  • Ensinam valores. ...
  • Promovem a imaginação e a criatividade. ...
  • Fortalecem a autoestima.

A cultura gamer ganhou muito espaço pois que gosta de jogos digitais e as várias franquias e marcas já presente, gosta de expressar isso para mais pessoas. Com isso, se constroem comunidades no entorno desses produtos e formas complementares de consumir os games.