Porque devemos amar a Deus em primeiro lugar?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Demonstramos nosso amor a Deus quando O colocamos em primeiro lugar em nossa vida. Por que Deus estabeleceu esse mandamento como o primeiro? Pois Ele sabia que, se nós realmente O amássemos, desejaríamos obedecer a todos os Seus outros mandamentos.

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

1. Não terás outros deuses além de mim. O maior de todos os mandamentos diz que Deus é único e deve ser amado acima de tudo. Ou seja, não se deve pôr o Senhor em segundo lugar.

Quando amamos, damos prioridade e colocamos isso em primeiro lugar. Quem ama a Deus dá prioridade para Ele e para as coisas d'Ele. Não deixemos as nossas coisas de lado, as nossas obrigações e responsabilidades, pelo contrário, façamos as nossas responsabilidades na graça de Deus.

“Amarás (…) o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças.” Aprendemos que esse é o primeiro mandamento e que o segundo, semelhante a ele é; “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. [Marcos 12:30–31] Será que agimos assim?

Devemos buscar em 1° Lugar o Reino de Deus. " Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e todas essas coisas vos serão acrescentadas ".

Confira algumas práticas que vão ajudar você nessa missão!

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Todo membro da Igreja tem algo a oferecer para a edificação do reino de Deus. Os melhores lugares para fazer isso são nosso próprio lar, nossa própria ala e nossa própria estaca. Ajude os alunos a compreenderem que no serviço do Senhor o que importa não é onde servimos, mas como o fazemos.

Os autores do Novo Testamento utilizam o termo grego “ágape” para exemplificar o amor de Deus. Isso indica que é um amor profundo, que não se baseia em condições para existir. Não há nada que possa ser feito para aumentar ou diminuir o amor de Deus para conosco, pois Ele é a própria fonte desse amor.

Jesus, sem titubear, vai no ponto: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com a toda a tua alma, com todo o teu entendimento, mas só quem ama a Deus de todo o coração consegue amar o seu próximo como a si mesmo”. O amor a Deus só é verdadeiro e concretizado quando amamos nosso próximo.

Podemos demonstrar nosso amor a Deus ao guardarmos Seus mandamentos (ver João 14:15) e ao amarmos uns aos outros (ver João 13:34). Se um membro de sua família ou um amigo tem atração por pessoas do mesmo sexo ou afirma ser gay, lésbica ou bissexual, ame-o.

O amor é a força propulsora da fé. Assim como o fogo da lareira numa noite fria de inverno aquece a casa, assim também o amor a Deus e ao próximo dá-nos fé, com a qual tudo é possível. Muitos de nós professam amar a Deus.

Colocar o primeiro mandamento em primeiro lugar: Prestar contas a Deus. Deixem-me mencionar apenas mais uma maneira de consagrarmos o primeiro mandamento em nossa vida. É viver com um senso de responsabilidade para com Deus — responsabilidade pela direção de nossa vida e por cada dia de nossa vida.

João 14:21 NVI
Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

Ele é nosso Salvador e Redentor; nós cremos nas Suas palavras e temos a convicção de que só o Senhor Jesus tem palavras para nos salvar e nos dar a vida.

Da mesma forma, todos nós podemos pôr Cristo no centro de nossa vida e tornar-nos um com Ele, assim como Ele o é com o Pai (ver João 17:20–23). Podemos começar despojando-nos de todas as coisas de nossa vida e depois pondo-as de volta em ordem de prioridade, com o Salvador no centro.

Prioridade é a condição de algo que necessita ocorrer de maneira imediata, preferencial ou emergencial. Normalmente a prioridade está relacionada a algo importante que ocorre em primeiro lugar em relação aos demais, seja em questão de tempo ou de ordem.

Amar como Jesus amou é extremamente nobre, é amar sem olhar a quem, criar empatia e entender o outro com as necessidades físicas e afetivas. Você também quer mudar vidas e exercer o amor de Cristo todos os dias? Exercitar o amor ao próximo é a melhor forma de fazer isso.