Porque devemos adorar o Santíssimo Sacramento?
A Adoração ao Santíssimo é um momento de profunda intimidade com Deus, buscando a reconciliação, reavivando a fé e possibilitando uma transformação para uma nova vida.
Pode tocar no Santíssimo?
Na exposição “simples” ou “solene” do Santíssimo Sacramento, os fiéis não devem tocar o ostensório ou o cibório, como, infelizmente, se veem algumas vezes na televisão.
Quem inventou o Santíssimo Sacramento?
Roberto de Thorete
Estudiosos da História da Igreja afirmam que o início da adoração a Jesus Sacramentado aconteceu com a instituição da Festa de Corpus Christi, estabelecida em 1246, pelo Bispo Roberto de Thorete atendendo a uma sugestão de Santa Juliana de Mont Cornillon.
Pode rezar o terço na adoração ao Santíssimo?
Mas se o Santíssimo estiver exposto, além de outras orações, podemos também rezar o Terço (que é uma oração cristológica e marial), enriquecendo-o, tanto quanto possível, com leituras bíblicas e tempos de silêncio e adoração.
Qual oração fazer diante do Santíssimo Sacramento?
Ó Virgem Maria, Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, glória do povo cristão, alegria da Igreja Universal, Salvação do mundo, rogai por nós e despertai em todos os fiéis a devoção à Santíssima Eucaristia, a fim de que se tornem dignos de comungar todos os dias.
Qual a diferença entre Missa e adoração?
A adoração eucarística é a adoração ao Santíssimo Sacramento, ou seja, Jesus presente na hóstia consagrada. Durante a missa, na oração eucarística, o padre consagra o pão e o vinho que tornam-se – para os católicos – o sangue e o corpo de Jesus.
Quando o Santissimo fica exposto?
O Santíssimo Sacramento ficará exposto no Santuário todas quintas-feiras entre as celebrações para que os fiéis possam fazer a adoração.
Qual é o verdadeiro dia de adoração?
O Dia do Senhor é um dia santo. Leia, em voz alta, Gênesis 2:1–2 e o versículo 3 até a expressão dia sétimo. Explique que quando o Pai Celestial e Jesus terminaram a criação da Terra e de tudo que se encontra nela, Eles abençoaram o sétimo dia. Este dia deveria ser um dia santo, diferente dos outros dias da semana.
Qual o significado da imagem do Santíssimo Sacramento?
Dá-se a ele também o nome de Eucaristia; esta palavra vem do grego e significa a graça por excelência. O Santíssimo Sacramento é, pois, o bom Deus; é Jesus Cristo que está aqui, corporalmente presente em meio aos cristãos.
O que tem dentro do Santíssimo Sacramento?
É formado por uma pequena caixa em vidro de forma circular, paralelipipédica ou cilíndrica, onde se encaixa a hóstia consagrada (por vezes num suporte feito em ouro e em forma de meia lua, chamado "luneta"), com um pé para pousar usualmente na mesa de altar ou no topo do trono de um retábulo.
Quem pode conduzir adoração ao Santíssimo Sacramento?
O Ministro ordinário da exposição é o sacerdote e o diácono, somente eles podem dar a Bênção antes da reposição. Na ausência dos Ministros ordenados, podem expor e repor o Santíssimo, com cibório ou ostensório, os acólitos ou os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (cf. Idem, 91).
Porque os católicos adoram o ostensório?
Concebido unicamente para expor a Sagrada Espécie durante os momentos de vigília, o ostensório faz o papel de “guarda de honra” da Eucaristia, custodiando-a num digníssimo cadre enquanto os católicos lhe dedicam atos de fé, amor e confiança. Por sua importante função, a piedade quis fabricá-lo com metais de valor.
Qual a função do irmão do Santíssimo?
Fazem a guarda da eucaristia nas celebrações, altares, sacrários, na distribuição da eucaristia à assembleia e onde Jesus Eucarístico estiver exposto. Acompanham os Ministros nas visitações e distribuição da comunhão aos enfermos nas casas.
Qual o nome do Santíssimo Sacramento?
Eucaristia
A Eucaristia, portanto, é o Sacramento que contém, sob as formas de pão e de vinho, verdadeiros, reais e substancialmente presentes o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, para Alimento de nossas almas.
Porque o ostensório tem formato de sol?
Ele representa o sol resplandecente com raios saindo do centro, cujo simbolismo é evidente, a Luz de Cristo Espalhando-se pelo mundo inteiro.