Porque Deus tocou na coxa de Jacó?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

Jacó ficou cheio de temor e chamou aquele local de Peniel (a face de Deus), pois disse: "Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada." Ele, então, seguiu caminho mancando, em virtude do ferimento na coxa.

Bem, a palavra hebraica traduzida por “coxa” é yarek. Ela sempre aparece designando partes do corpo situadas entre cintura e a virilha. Em alguns casos serve para indicar uma parte muito específica do corpo: os órgãos sexuais.

O sol nasceu sobre ele quando passou por Penuel, mancando por causa do quadril. Portanto, até hoje o povo de Israel não come o tendão da coxa que está na articulação do quadril, porque ele tocou a articulação do quadril de Jacó no tendão da coxa.

Como alguém que finalmente aprendeu que a própria força de nada serve no serviço para Deus, Jacó recebe um novo nome: Israel, o “guerreiro de Deus”. E depois disso lemos: “E saiu-lhe o sol”. Tudo ficou claro novamente — inclusive no sentido figurado, em sua vida.

Jacó abençoa seus filhos e a semente deles — Rúben, Simeão e Levi são castigados — Judá governará até que venha Siló (Cristo) — José é um ramo frutífero junto à fonte — Seus ramos (os nefitas e os lamanitas) se estenderão sobre o muro — O Pastor e a Pedra de Israel (Cristo) abençoará José temporal e espiritualmente — ...

Jacó luta contra Deus e passa a se chamar Israel - Gênesis.

Nascendo o sol, ele tinha passado Fanuel e manquejava de uma coxa. Por isso os israelitas, até hoje, não comem o nervo ciático que está na articulação da coxa, porque ele feriu Jacó na articulação da coxa, no nervo ciático.

A condição ocorre quando o nervo lateral da coxa fica comprimido ou preso. A dor geralmente desaparece sozinha à medida que o nervo cicatriza. Um médico pode fazer recomendações para evitar a compressão do nervo, como o uso de roupas folgadas.

Para alguns homens, isso pode ser um sinal de que estão possessivo e eles testam seus limites. Quão longe você está disposto a ir? Seu toque combina com você? Outros homens querem encorajar o contato físico dessa forma, o que pode ir um passo adiante.

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos.

Quando oramos intensamente, clamamos, jejuamos, perdoamos, meditamos nas Sagradas Escrituras e praticamos o que aprendemos; quando interagimos em cada reunião que assistimos, evangelizamos, fazemos o Sacrifício Perfeito Físico, Material e Espiritual, enfim, colocamos Deus acima de TUDO e de TODOS na nossa vida!

Disse ainda Labão a Jacó: "Aqui estão este monte de pedras e esta coluna que coloquei entre mim e você. Então Jacó fez um juramento em nome do Temor de seu pai, Isaque. Jacó também seguiu o seu caminho, e anjos de Deus vieram ao encontro dele.

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal.

[ Anatomia ] Parte da perna compreendida entre o quadril e o joelho.

Coxa é uma palavra bastante comum, sendo usada, principalmente, para indicar a parte do corpo entre o quadril e o joelho. Já cocha é um substantivo feminino de uso mais restrito, que indica, geralmente, os cabos usados em embarcações.

Jacó sabia que precisava deixar de ser conhecido como usurpador, como enganador, e precisava de uma transformação, e para tal, precisava transpor o vau de Jaboque, passar, deixar algumas coisas em sua vida. Passar significa também renunciar um prazer pecaminoso. Passar uma página da nossa vida, que ficará para trás.

Jacó é um personagem presente na bíblia, o livro sagrado do cristianismo, do judaísmo e outras religiões. Sua história é contada no texto Gênesis, a primeira passagem da bíblia. Filho de Isaac e Rebeca, era neto de Abraão e irmão gêmeo de Esaú.