Porque Deus rejeitou Saul e ungiu Davi?

Perguntado por: etavares6 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Desobedeceu também quando o Senhor mandou destruir tudo durante um ataque aos amalequitas, inimigos dos israelitas, e ele não o fez. Por isso, perdeu a unção e o poder conforme 1 Samuel 15.23. Ao desobedecer, Saul teve seu reinado cancelado.

"Deus me rejeitou como rei", disparou o escolhido. A rebeldia e a falta de arrependimento foram os principais motivos pelo qual Saul acabou escanteado. O ex-camponês foi julgado depois de deixar de ser o homem humilde que era antes de ser ungido por Samuel (Roberto Birindelli).

Profeta Natã diz que Davi será punido por Deus com a morte de seu filho - RecordTV - R7 Rei Davi.

A diferença entre Saul e Davi era suas reações quando confrontados com seus pecados. Devido a exigência do povo, o Senhor selecionou um rei para Israel (1 Samuel 8).

Em termos simples, Saul não tinha autorização divina para oferecer sacrifícios a Deus. Mas, ansioso para buscar a ajuda de Deus antes de entrar no campo de batalha, ele se precipitou e ofereceu um sacrifício sem autorização. Esse grave erro de presunção foi o começo do fim para o primeiro rei de Israel.

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

Davi pede perdão depois de ter-se achegado a Bate-Seba — Ele roga: Cria em mim um coração puro e renova em mim um espírito reto. Salmo de Davi para o músico-mor, quando o profeta Natã foi a ele, depois de Davi achegar-se a Bate-Seba.

Um dia, enquanto Davi tocava harpa para acalmar o temperamento do rei, Saul arremessou sua lança contra Davi na tentativa de matá-lo.

A gravidade dos pecados de Davi foi aumentada porque ele era muito amado pelo Senhor e tinha sido muito abençoado. Ele era “um homem segundo o coração [do Senhor]” (ver I Samuel 13:14), e receberia qualquer pedido justo que fizesse ao Senhor (ver II Samuel 12:8).

26 Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel. 27 E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela borda da capa, e a rasgou.

Após o ato consumado, o israelita é castigado por seu ato e sofre uma terrível perda. O filho dele, Quileabe (Pedro Burgarelli), morre e o rei passa a exagerar na bebida alcoólica como subterfúgio de seus problemas. Ao receber a triste notícia, Davi resolve se isolar de todos para pagar por seus pecados.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.

Davi sempre honrou o rei e mesmo tendo oportunidade de vingar-se, jamais o fez. A perseguição atroz durou mais de dez anos. Houve momentos em que Davi chegou a refugiar-se entre os filisteus, os arqui-inimigos de Israel.

Davi, pastor de origem, subjugou varios povos: filisteus, moabitas, amonitas, arameus. Mas seu coração foi inteiramente subjugado por Betsabá. E não apenas seu coração: também seu pênis.

Desobedeceu também quando o Senhor mandou destruir tudo durante um ataque aos amalequitas, inimigos dos israelitas, e ele não o fez. Por isso, perdeu a unção e o poder conforme 1 Samuel 15.23. Ao desobedecer, Saul teve seu reinado cancelado. Outra diferença entre Saul e Davi era a atitude deles com relação ao povo.

Saul se apegou ao reinado que não era mais dele e se afastou do Senhor. Contrário ao que muitos dizem por aí, obstinação não é uma qualidade. Quando o profeta Samuel passou o recado de Deus para Saul, que Ele o havia rejeitado como rei, foi justamente por esse terrível defeito chamado obstinação.

Conseguimos compreender os motivos disso ao analisarmos os erros de Saul:

  • Buscar glória para si.
  • Impaciência.
  • Culpar os outros por seus erros.
  • Desobediência a Deus.