Porque Deus pediu o sacrifício de Isaque?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Gênesis 22—Por Que o Senhor Pediu a Abraão que Sacrificasse Isaque? “Por que o Senhor pediu uma coisa dessas a Abraão? Porque, sabendo qual seria seu futuro e que ele seria pai de uma posteridade incontável, Ele estava determinado a testá-lo.

Ele sabia que Deus era poderoso para ressuscitar Isaque dos mortos (Hb 11:19) e cumpriria sua promessa mesmo com o sacrifício. Portanto, descansar e confiar nas promessas de Deus nos capacita a obedecê-Lo mesmo nas situações mais adversas.

Alguns anos mais tarde, Deus quis pôr à prova Abraão e chamou por ele: «Abraão!» Este respondeu: «Aqui estou!» Deus continuou: «Leva contigo o teu único filho, Isaac, a quem tanto queres, vai à região do monte Moriá e oferece-o lá em sacrifício, sobre um dos montes que eu te indicar.» Na manhã seguinte, Abraão levantou ...

Não é para Seu próprio conhecimento; pois Ele tem conhecimento prévio de todas as coisas. Ele conhece toda a nossa vida e tudo o que fazemos. Mas Ele nos prova para nosso próprio bem, para que conheçamos a nós mesmos.

Após mudar o nome de Abrão para Abraão, o Criador prometeu uma grande descendência e selou uma aliança única e especial. Como sinal dessa aliança, pediu para que Abraão e todos os homens do acampamento fizessem a circuncisão.

Ele prometeu que faria de Abraão pai de uma nação. Isaque, seu filho, é fruto desta promessa, que se estende de geração em geração, até nossos dias. Ele promete não nos desamparar, não nos deixar sós, cuidar de nós e de nossa família.

Depois de tudo o que passou, Isaque ergueu um altar ao Senhor, armou ali a sua tenda e abriu um poço. Ele prosperou, mesmo em terras áridas, porque tinha a bênção do Senhor. A história de Isaque nos ensina que, quando enfrentamos uma dificuldade, devemos buscar uma saída, mas não sem o consentimento de Deus.

O nascimento de Isaque está ligado ao riso e não apenas faz alusão ao sorriso de Abraão e de Sara, mas também pode ser uma oração implícita de que Deus sorrirá para o filho deles e será generoso com ele. De acordo com as escrituras, Abraão foi provado pelo Senhor quando Isaque ainda era criança.

De acordo com os textos de Gênesis, ela deu luz a Isaac aos 91 anos e morreu aos 127 anos, portanto, Isaac teria 36 anos de idade, ou menos, na época da viagem de três dias até o monte do sacrifício.

Em Gênesis 22, está relatada a ocasião em que Deus pediu a Abraão que lhe entregasse seu único filho, Isaque. Conta o relato que Abraão imediatamente pegou o filho, a lenha e o cutelo, subindo o monte, para oferecê-lo em sacrifício ao Senhor.

8 E disse Abraão: Deus proverá para si um acordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos. 9 E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar, e apôs em ordem a lenha, e amarrou seu filho Isaque, e deitou-o sobre o baltar em cima da lenha.

Abrão volta a Betel, onde ergueu o altar para Deus e o invoca novamente. Ele agradece ao Senhor por nunca tê-lo abandonado e sacrifica um animal como gesto de fé e gratidão.

Abrão aceita se deitar com Agar e atrasa a benção de Deus – Gênesis.

Abrão volta ao local onde ergueu o altar para Deus e sacrifica um animal como gesto de fé e gratidão a Deus.

A LENHA ERA USADA PARA MANTER O FOGO DO SACRIFÍCIO ACESO! LENHA SIGNIFICA “NOSSA VIDA DE ORAÇÃO”! A ORAÇÃO É QUE MANTÉM ACESA A CHAMA DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS! MUITAS PESSOAS ATÉ RECEBEM O FOGO DO ESPÍRITO SANTO MAS NÃO ABASTECEM COM O FOGO DA ORAÇÃO!

A Bíblia afirma que Abraão levou 2 dias de viagem para chegar ao monte especificado por Deus, e no terceiro dia levou Isaque até o seu cume. Jerusalém fica a uma distância menor de Berseba, levaria menos de 3 dias para chegar até lá.

(Um pensamento de Gênesis 18–23.) Quando o Senhor ordenou a Abraão que sacrificasse seu filho Isaque, foi “à semelhança de Deus e seu Filho Unigênito” (Jacó 4:5) — isto é, um símbolo da Expiação de Jesus Cristo, que aconteceria muitos anos depois.

O Senhor disse a Abrão: «Deixa a tua terra, os teus parentes e a casa do teu pai e vai para a terra que eu te vou mostrar. Farei de ti um grande povo; hei de abençoar-te e tornar-te famoso. O teu nome será uma bênção. Hei de abençoar os que te abençoarem e amaldiçoar os que te amaldiçoarem.

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Deus pede a Abraão para sacrificar seu filho Isaque. Abraão mostra obediência ao Senhor, mas um anjo o faz parar. O Senhor providencia um carneiro para o sacrifício.

Isaque: Significa "ele irá rir”, "filho da alegria", "como Deus ri!". O belo e popular nome bíblico Isaque tem origem a partir do hebraico Itshak e Yitzháq, derivado da palavra tzaháq, que apresenta os significados de “riso” ou “ele ri”. Dessa forma, ganha os significados de "ele irá rir” e "filho da alegria".