Porque Deus nos compara com uma árvore?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

As árvores nos lembram que a vida é muito maior do que o nosso momento presente. Suas raízes profundas e galhos em crescimento nos chamam a olhar para o céu e a eternidade.

Deus deu a Adão e Eva o direito de escolha, ou seja, o livre-arbítrio. Por que Deus colocou no Jardim uma árvore da qual o homem não poderia comer? Para dar a Adão e Eva o direito de escolha, ou seja, o livre-arbítrio.

A Árvore da Vida associada à Cruz
É realmente graças à cruz que Jesus estabeleceu a nossa salvação, optando deliberadamente por oferecer-se para trazer vida onde só havia morte.

São as árvores que aumentam a umidade do ar, evitam erosões ao longo dos rios, realizam a fotossíntese resultando na produção de oxigênio essencial para os seres vivos, fornecem sombra e conseguem reduzir a temperatura, reduzem a poluição do ar, servem como abrigo para espécies de animais, contribuindo para a ...

Independente de qual seja a cultura: celta, grega, romana, chinesa ou japonesa, o significado da árvore da vida é o mesmo, ou seja, ela representa a capacidade de vencer desafios, além de significar vitalidade e força.

As árvores enriquecem a vida com sua beleza, frutos, flores, raízes que sustentam o solo, além de transformar o gás carbônico em oxigênio e outras utilidades.

Como as árvores necessitamos de dar fruto.
No reino de Deus somos conhecidos pelos frutos da nossa vida: “Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore” (Mateus 12:33).

Simbologia da Árvore da Vida
Ela representa a diversidade e a ancestralidade comum de todas as espécies. Cada parte da árvore – raízes, tronco e ramos – representa uma dimensão ou plano de existência. As raízes estão conectadas à terra, representando o mundo material e físico.

“A árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gn 2,17) significa, simbolicamente, o limite intransponível que o homem, como criatura, deve livremente reconhecer e respeitar com confiança. O homem depende do Criador, está submetido às leis da criação e às normas morais que regem o uso da liberdade.

A Árvore da Vida também conhecida como Árvore da Família, é repleta de significados. Esta presente em diversas culturas e a muito tempo.

No texto em estudo o crente é comparado a uma arvore plantada junto aos ribeiros de águas. Isso significa lugar, e clima totalmente favoráveis para o crescimento e frutificação.

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Uma das plantas mais generosas, da qual se aproveita tudo – da folha ao óleo –, o buriti alcançou um prestígio tal que é tratado como “árvore da vida”, sobretudo por quem lida com ele.

No meio do deserto do Bahraini, não muito longe do Djebel Dukhan (Montanha da Fumaça) e a 40 km de Manama, encontra-se uma árvore antiga. Parece estar aqui há mais de quatrocentos anos, crescendo em uma terra árida e desértica, desprovida de vegetação.