Porque Deus não permitiu a Torre de Babel?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Deus teria causado confusão na humanidade estabelecendo diferentes idiomas, o que impediu que a torre fosse construída. Esse mito é encontrado em Gênesis 11:1-9.

A Torre de Babel foi uma construção mencionada em uma narrativa mítica encontrada no livro de Gênesis, na Bíblia. Esse mito foi usado para explicar o surgimento da diversidade linguística da humanidade e a dispersão dos seres humanos pela Terra.

Não o encontrando, eles construíram uma torre para alcançar o céu. Deus, irado, convocou os habitantes do céu, que destruíram a torre e espalharam seus habitantes. A história não foi relacionada a um dilúvio ou confusão de línguas, embora Frazer conecte sua construção e a dispersão dos gigantes com a Torre de Babel.

A torre de Babel estaria hoje em algum lugar da Mesopotâmia
Todos os acadêmicos que acreditam na historicidade de Gênesis são unânimes em dizer que a Torre de Babel ficaria em algum lugar da Mesopotâmia, muito provavelmente na região em que se fundaria a cidade de Babilônia.

Frente a tamanha soberba, Deus decidiu lhes confundir a linguagem para que não compreendessem uns aos outros, e os dispersou pela superfície da Terra. Babel era o nome da torre que, em hebraico, significa confusão de línguas, confusão de vozes.

1 Confusão de línguas. 2 por ext Grande algazarra; vozearia confusa. 3 fig Grande confusão e desordem; agitação, bulício, pandemônio.

"Babel” vem da raiz “BLL” que significa confusão ou mistura.

Pelo texto bíblico, no princípio dos tempos, só se falava uma língua. Quando os homens resolveram construir uma torre que pudesse alcançar o céu, para ficarem mais próximos de Deus, foram castigados por seu criador e destinados a falar diferentes idiomas.

hebraico

O que se falava antes da torre de Babel era uma língua comum e universal, a mãe de todas as outras que passaram a existir depois. Foi nesta língua que Deus conversava com os homens. O hebraico, como idioma conhecido, tem origem na família semita que começou a se formar cerca de um século após o dilúvio.

Quando Deus confundiu as línguas na torre de Babel, ponderou Filo Hebreu que todos ficaram mudos e surdos, porque, ainda que todos falassem e todos ouvissem, nenhum entendia o outro. Na antiga Babel, houve setenta e duas línguas; na Babel do rio das Amazonas, já se conhecem mais de cento e cinquenta.

sete

A torre tem sete andares e pode ser vista durante um tour guiado, no qual visitantes ouvem uma gravação com a palavra "livro" dita em vários idiomas.

Torre de Babel é um mito bíblico que narra a construção de uma torre que alcançaria os céus. Deus teria causado confusão na humanidade estabelecendo diferentes idiomas, o que impediu que a torre fosse construída. Esse mito é encontrado em Gênesis 11:1-9.

Quando o romance entre Lúcia Prado e César Toledo chega ao fim, a advogada se envolve com Alexandre. No final da novela, já tendo acordado para o verdadeiro caráter de Sandrinha, o filho de César Toledo decide ficar em definitivo com o ex-amor do pai. César Toledo e Marta acabam se reconciliando.

Moisés

Moisés é o autor de Gênesis. Moisés foi um profeta chamado por Deus para livrar os filhos de Israel do cativeiro no Egito e guiá-los pelo deserto rumo à terra prometida de Canaã. Por terem os acontecimentos registrados em Gênesis ocorrido antes da época de Moisés, ele não os testemunhou.

O que os historiadores podem concluir do mito é que a Torre de Babel, caso tenha existido mesmo, teria sido um zigurate. Esse tipo de construção foi desenvolvido pelos sumérios, por volta de 3000 a.C., e se tornou bastante comum em toda a Mesopotâmia.

O nome de Babel foi dado por Deus ao lugar onde a torre não foi edificada, por significar que “ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra” e por ter sido dessa forma que os fez se espalharem sobre a face de toda a terra.

O Livro dos Jubileus diz que a torre teria 5433 cúbitos e 2 palmos, o que seria equivalente a 2484 metros de altura, quatro vezes mais alta do que as construções mais altas do mundo hoje.