Porque Deus levanta Gideão?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

O chamado de Gideão é decorrente de um clamor levantado pelo povo a Javé por conta da situação de carga dos midianitas. Opressão que é explicada pelo próprio texto como consequência dos atos maus dos filhos de Israel (Jz 6,1). Para o deuteronomista, a opressão é castigo de Javé pela desobediência do povo.

Gideão é famoso por sua estratégia de malhar o trigo no lagar para se esconder dos inimigos.

A intenção de Gideão não fica clara no texto, mas ninguém pode duvidar do resultado negativo: “Desse peso fez Gideão uma estola sacerdotal e a pôs na sua cidade, em Ofra; e todo o Israel se prostituiu ali após ela; a estola veio a ser um laço a Gideão e à sua casa” (Juízes 8:27).

Juízes 6–8 conta a história de um grande juiz chamado Gideão que foi chamado pelo Senhor para libertar os israelitas, depois que eles novamente caíram em apostasia.

Os assim chamados “300 de Gideão” eram um grupo de 32 mil soldados reduzidos a apenas três centenas, terminada a seleção feita por Deus, com a assistência de Gideão, para libertar os judeus presos durante sete anos pelos midianitas.

Gideão, cujo nome significa “lenhador”, era filho de Joás e pertencia ao clã menos importante de sua tribo, mas pela saudação do anjo – que o chamou de “homem valente” – podemos supor que Gideão já havia provado ser um poderoso guerreiro (Juízes 6:12).

Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, filho da promessa.

Gedeão, também chamado de Gideão ou Jerub-Baal, era um líder militar, juiz e profeta que aparece em diversos livros do Antigo Testamento da Bíblia. Ele é considerado um herói por ter derrotado um exército inimigo mesmo com uma desvantagem muito grande.

Mesmo Israel tendo somente 32 mil soldados, o Senhor pediu a Gideão que enviasse para casa os soldados que estavam com medo. Depois de 22 mil irem para casa, os israelitas ficaram com apenas 10 mil soldados. O Senhor disse que 10 mil ainda eram muitos soldados. Ele disse a Gideão para levar o exército até a água.

Enquanto os hebreus acham que adorar outros deuses é um sacrilégio, os midianitas acreditam no deus de Israel e em outros. A grande dissemelhança está na religião.

Gideão da Conquista também é o nome dado às pessoas que contribuem para que as frentes assistências continuem funcionando. O trabalho realizado tem como objetivo acolher e amparar vítimas de abandono, abuso, preconceito e violência.

A primeira missão de Gideão, portanto, consiste em asseverar a supremacia de Javé sobre os deuses cananeus, desacreditando assim Baal e seus seguidores. Após destruir o altar aos deuses cananeus, Baal e Asherah, Gideão se levanta para liderar o povo israelita contra os midianitas.

> À primeira vista poder-se-ia dizer que Gideão era um homem medroso, incrédulo e murmurador, mas, Deus deve ter visto algo de bom nele para o escolher para tão grande tarefa.

Juízes 8:27 Nova Bíblia Viva Português (NBV-P)
Com esse ouro, Gideão mandou fazer um manto sacerdotal, que ele colocou em sua cidade, Ofra. Mas todo o povo de Israel tornou-se infiel a Deus e começou a adorar o manto!