Porque Deus escolheu Abraão para fazer aliança?
De todas as pessoas no mundo, por que razão Deus escolheu Abrão para receber uma promessa tão incrível (12:2-3)? A passagem não nos dá muitas pistas, mas, lembra-nos de que Deus tinha um plano: abençoar o mundo inteiro. O pecado impediu que as pessoas se reconciliassem com Deus (3:23-24) e recebessem essa bênção.
Qual foi a promessa da aliança feita Abraão?
Ele contém várias promessas:A posteridade de Abraão seria numerosa, aumentaria eternamente e possuiria o sacerdócio;Abraão tornar-se-ia pai de muitas nações;Cristo e diversos reis nasceriam da linhagem de Abraão;Certas terras seriam herdadas;Todas as nações da Terra seriam abençoadas por sua semente;Esse convênio seria ...
Qual é a grande lição que a história de Abraão traz para nós?
Abraão é o pai de todos os que tem fé. Acreditou em Deus e viveu segundo a fé. Na fé, praticou a justiça, até mesmo para com seus inimigos.
Qual foi a missão de Abraão?
Abraão (por volta de 1800 a. C.) foi um patriarca bíblico, que recebeu de Javé (Deus) a missão de chefiar os povos semitas (os hebreus, ou israelitas, ou judeus) e migrar para Canaã, terra dos cananeus, depois chamada de Palestina, onde hoje se localiza o Estado de Israel.
Quem era Abraão antes de ser chamado por Deus?
Abraão nasceu na cidade de Ur, antiga Mesopotâmia, entre a Arábia e a Pérsia, aproximadamente 2.000 anos antes de Cristo. Foi o primeiro patriarca hebreu, que quer dizer, chefe de uma antiga família do povo hebreu. Abraão significa: "Pai de uma multidão." Viveu numa época, em que as pessoas eram selvagens e ignorantes.
O que significa fazer uma aliança?
Fazer uma aliança com alguém é fazer um acordo, um pacto, uma união. Assim, o anel com nome de aliança é uma lembrança do pacto entre o marido e a esposa. A aliança tem um formato circular, o que é um simbolismo de eternidade, porque o círculo não tem princípio nem fim.
O que é uma aliança no sentido bíblico?
Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.
Qual foi a fidelidade de Abraão?
A fidelidade á Deus se resumi na busca incessante por Ele. Vendo no outro a sua essência. Foi exatamente isso que Abraão fez, deixou seu ego e suas necessidades pessoais para atender os desejos de Deus. Cumprindo de maneira honrosa todas as ordens dadas á ele.
Qual foi a segunda aliança que Deus fez com o homem?
A segunda aliança foi feita como Abrão que, a partir daí passou a chamar-se Abraão (Gn 17, 4-5). E assim se manifestou Deus: “E a aliança que eu faço com você e seus futuros descendentes, e que vocês devem observar, é a seguinte: circuncidem a carne do prepúcio.
Quantos anos demorou para se cumprir a promessa de Abraão?
Deus prometera a Abrão uma porção de descendentes quando ele tinha 75 anos (Gn 12.4). Ele teria 100 anos quando Isaque finalmente nasceu (Gn 21.5). Isso significa que Abrão e Sarai esperaram 25 anos pela promessa.
Qual a diferença de uma aliança para um pacto?
É um pacto, um ajuste, um acordo. É a união harmoniosa de coisas diferentes entre si. Gramaticalmente é um substantivo feminino, com origem do francês alliance. Aliança é a união entre duas ou mais entidades em prol de um objetivo comum, podendo ocorrer entre pessoas, empresas, sociedades, partidos, países etc.
Qual foi o grande erro de Abraão?
Hoje quero refletir sobre um claro erro de Abraão, conforme relatado em Gênesis 12.10-20. No verso 10 lemos: “Houve fome naquela terra, e Abrão desceu ao Egito para ali viver algum tempo, pois a fome era rigorosa”. Deus ordenou que ele fosse para Canaã, não ordenou que ele descesse ao Egito.
Porque Abraão é considerado o pai da fé?
Abraão servia a um Deus que tem poder para trazer à existência tudo aquilo que não existe. Abraão lutou contra a esperança, pois vivia de acordo com o que o Senhor lhe prometera e, por isso, foi chamado o pai da fé, porque foi além da sua limitação. Ele creu, mesmo quando não havia nenhuma esperança.
O que aconteceu com Abraão por ter obedeceu a voz de Deus?
Abraão ouviu e obedeceu, mais uma vez, o que Deus pediu a ele. Este homem é considerado um exemplo de fé porque não duvidou e obedeceu ao Senhor. Ele tinha um único filho e ofereceu-o a Jesus. Muitas vezes as coisas não dão certo na nossa vida porque não ouvimos a voz de Deus.
Qual foi a promessa que Deus fez a Abraão Isaque e Jacó?
O Senhor prometeu a Abraão que, por meio de seus descendentes, “[seriam] abençoadas todas as famílias da Terra, sim, com as bênçãos do Evangelho, que são as bênçãos de salvação, sim, de vida eterna” (Abraão 2:11).
Onde está escrito que Abraão era amigo de Deus?
E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Tiago 2:23.
O que podemos aprender com o chamado de Abraão?
Demonstre a Deus seu verdadeiro amor conhecendo bem a sua palavra e busque praticar conforme a vontade de senhor. Como vimos, a fé de Abraão refletiu em obras de confiança e obediência a Deus. Quando confiamos nEle, conseguimos obedecê-lo e geramos frutos agradáveis ao Senhor.