Porque Deus escolheu a madeira de acácia?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A Madeira de Acácia tem um significado bíblico muito importante. A acácia é uma espécie que possui o cálice bem retorcido, duro e com muitos espinhos, sendo uma referência ao homem antes de ter Deus. Conta-se que Deus tinha prazer em morar nos homens, porém não achou um único justo.

Na Bíblia, madeira usada para construir a Arca da Aliança. Símbolo da Iniciação, renascimento e imortalidade, por sua maderia ser leve, dura e incorruptível.

A acácia é uma planta medicinal, conhecida popularmente por Angico, muito utilizada para o tratamento de feridas na pele, doenças respiratórias e dermatológicas. A parte utilizada da acácia são as suas folhas, flores e sementes, sendo utilizada sob a forma de chá ou compressas.

A Acácia planta símbolo por excelência da Maçonaria, representa a SEGURANÇA, a CLAREZA e também a INOCÊNCIA e PUREZA. Foi tida na antiguidade, entre os hebreus, como árvore sagrada e daí sua conservação como símbolo maçônico. Os antigos costumavam simbolizar a virtude e outras qualidades da alma com diversas plantas.

Acácia: Significa “inocente”, “a que não tem malícia”, “sem maldade”. O nome tem origem no grego akákios, que quer dizer “inocência”, “que não tem maldade”.

Existem de 120 a 130 espécies do gênero Acácia naturalmente em todas as regiões do mundo, exceto na Europa e Antártida. A maioria das espécies é de vida curta, cerca de 10 a 15 anos.

gofer

O texto bíblico menciona a “madeira de gofer”, que, hoje, seria semelhante ao pinheiro ou ao cipreste. Como a densidade dos dois materiais é parecida, os estudiosos ingleses escolheram o cipreste como exemplo.

A Acácia Negra é uma espécie florestal originária da Austrália Sul-oriental e caracteriza-se por apresentar rápido crescimento, sendo que sua altura média é de 18m quando adulta. No Brasil ela é encontrada principalmente no Rio Grande do Sul. São comuns em regiões climáticas áridas e semi-áridas.

A madeira da Acacia mangium apresenta densidade básica que varia de 420 a 500 kg/m³, considerada dura, de cerne marrom-claro e alburno creme-claro, podendo ser facilmente serrada, aplainada, polida, colada, pregada e receber tratamento preservativo como o CCA para aumentar sua durabilidade em contato com o solo.

Originária da Ásia, a acácia-amarela (também chamada de cássia-imperial) tem sementes tão perfumadas quanto suas flores — há quem diga que o cheiro lembra o de alcaçuz.

Para que serve o óleo de unção? Na prática religiosa ungir é aplicar óleos consagrados como parte de um ritual, no intuito de exercer influência espiritual com a finalidade de abençoar, em pessoas, templos, bens materiais ou em tudo que se deseja santificar, curar ou proteger.

A Acácia Amarela é uma árvore que possui mais de 500 variedades espalhadas por todos os continentes. De porte médio e copa arredondada, é uma planta muito usada para fins paisagísticos. Seus cachos longos, pendentes de flores amarelas vibrantes, lhe rendeu o nome popular de chuva-de-ouro.

Cascas de Acácia Negra
Desta forma, são muito empregados na indústria coureira, no curtimento de couros e peles, permitindo maior resistência do couro frente às abrasões.

O óleo absoluto de acácia mimosa é extraído via solvente das flores da planta e apresenta-se como um líquido de maior viscosidade, característico dos óleos absolutos. Muito apreciado na alta perfumaria, é utilizado para agregar suavidade a notas “ásperas” e compor perfumes florais ou frutais.

Espécies de Acacia estão presentes em todos os habitats terrestres, incluindo formações montanas, florestas tropicais, bosques, pradarias, dunas costeiras e desertos.

Senegalia é o mais numeroso, com cerca de 52 espécies no Brasil (Morim & Barros 2010), enquanto Vachellia possui apenas duas espécies, uma delas antigamente tratada por Acacia farnesiana, de ampla distribuição pelo mundo, mas provavelmente originária da América tropical.