Porque Deus criou o eclipse?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Sendo assim , Deus na sua bondade infinita criou o eclipse como prova que não existe no mundo um amor impossível... Diz uma lenda que o Sol e a Lua sempre foram apaixonados um pelo outro, mas nunca podiam ficar juntos, pois a Lua só nascia após o por do Sol.

Rahu

Na mitologia hindu, era o demónio Rahu que perseguia o Sol e a Lua, depois de o terem denunciado aos Deuses pelo roubo do vinho da imortalidade. Os mexicanos pré-colombianos flagelavam-se e faziam sacrifícios, durante os eclipses, e os antigos romanos elevavam as suas tochas ao céu, pedindo pelas suas vidas.

Apep, a serpente da lua (Antigo Egito)
Apep encarna o caos e a morte, por isso é adversário natural para o deus do sol Rá. A serpente persegue Rá e eles lutam enquanto o Deus arrasta o Sol através do céu, iluminando o mundo. De vez em quando, o monstro quase consegue vencer o disco solar, dando origem a um eclipse.

O "eclipse da crucificação" é descrito na Bíblia. A passagem diz que o Sol escurece durante o momento da morte de Jesus: "E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol; e rasgou-se ao meio o véu do templo", diz uma das traduções do Evangelho de Lucas.

Em sentido figurado, a palavra eclipse pode indicar o desaparecimento temporário, ausência ou obscurecimento de alguma coisa.

O olho humano possui naturalmente mecanismos de proteção contra as radiações eletromagnéticas. Porém olhar para o sol, sem se proteger, pode queimar as células da retina e provocar graves lesões, até mesmo a cegueira.

No século XX, o Brasil foi atravessado pela faixa de totalidade por cinco vezes em 1912, 1919, 1940, 1944 e 1947. Se considerarmos os quatro eclipses totais visíveis em nosso país no século XIX, em 1853, 1858, 1865 e 1893, perceberemos que a ocorrência deste fenômeno não é assim tão rara.

Eclipses solares e lunares ocorrem somente nas fases Nova e Cheia, respectivamente. As lunações ocorrem a cada 29 ½ dias. A cada ano, ocorrem somente 2 eclipses do Sol e 2 da Lua, em média! O plano da órbita terrestre em torno do Sol é inclinado cerca de 5o com relação ao plano orbital lunar.

Explicou, também, os eclipses: um eclipse do Sol ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol; um eclipse da Lua ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra. Aristóteles argumentou a favor da esfericidade da Terra, já que a sombra da Terra na Lua durante um eclipse lunar é sempre arredondada.

Tales de Mileto (624 a.C.-548 a.C.) foi o primeiro a conseguir prever matematicamente um eclipse solar, e manter registros do seu feito. Os gregos também possuíam uma relação mitológica com os eclipses, mas filósofos e astrônomos da época possuíam uma visão mais científica do cosmos.

IBM

O projeto Eclipse foi iniciado na IBM que desenvolveu a primeira versão do produto e doou-o como software livre para a comunidade. O gasto inicial da IBM no produto foi de mais de 40 milhões de dólares. Hoje, o Eclipse é o IDE Java mais utilizado no mundo.

Segundo o astrólogo André Mantovanni, de maneira geral, os eclipses trazem mudanças – e não é o melhor momento para se fazer escolhas importantes na vida ou ser impulsivo. Em todo o mundo, as pessoas estão cada vez mais atentas aos fenômenos astronômicos, como os eclipses e seus significados astrológicos.

Esses Eclipses podem trazer à tona questões emocionais, como o fim de relacionamentos ou situações que não estão mais funcionando. Em geral, os Eclipses são sinônimos de profundas transformações, que desencadeiam uma fase de crescimento pessoal e novas percepções.

SELENE

A Lua (SELENE) é a deusa grega que representa todas as fases da Lua. Selene, vem de selas, significando luz e claridade. É filha dos titãs Hiperion e Téia (deusa da luminosidade), ambos filhos de Urano (deus Céu).

Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.

Aliás, as pessoas nascidas em dias de eclipses podem ter a vida marcada, mas também tendem a marcar a humanidade porque podem ser temerárias e até colocarem a própria vida em risco.

Na antiga religião romana e mitologia, Luna é a encarnação divina da Lua (Latim, luna). Ela é muitas vezes apresentada como um complemento feminino do Sol (Sol), concebido como um deus. Luna também é por vezes representada como um aspecto de deusa romana tripla (diva triformis), juntamente com Proserpina e Hécate.

Reenergize-se: um bom banho de ervas como alecrim, manjericão e lavanda também ajuda a limpar sua energia para magnetizar as vibrações mais altas do eclipse. Medite: no momento do eclipse (por volta das 17:40), pare um minuto para se conectar com você mesma e com o divino. Medite, reze, respire profundamente...

Os eclipses não causavam medo a todas as civilizações antigas. Os esquimós, por exemplo, interpretavam tais fenômenos como sinais de boa sorte. O Sol e a Lua abandonavam temporariamente seus lugares naturais no céu para assegurarem-se de que tudo estava bem na Terra.

O eclipse ocorre quando um astro (sol, lua ou estrela) deixa de ser visível durante um período de tempo por causa da posição de outro corpo celeste. Isso quer dizer que os eclipses ocorrem quando um astro “entra na frente” do outro.

Lua de Sangue é a denominação dada para Lua Cheia quando ocorre um Eclipse Lunar Total. O apelido foi criado por causa da coloração avermelhada que a Lua exibe ao ser ocultada pela sombra da Terra. Entenda aqui o que é Superlua, Lua de Sangue e Lua Azul e seus significados astrológicos.