Porque desvio de septo faz roncar?

Perguntado por: rdrumond . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Isso porque o desvio altera a passagem do ar pela cavidade nasal, tornando-a mais estreita e dificultando a respiração. Com isso, os tecidos moles na garganta, como a úvula e as amígdalas, podem vibrar mais, produzindo o som do ronco.

A sensação de dificuldade em respirar pelo nariz, em repouso ou durante a atividade física é a principal consequência do desvio do septo.

O que acontece com a pessoa que tem desvio de septo? Ao ter desvio de septo, a pessoa pode enfrentar dificuldades para respirar, aumento de sangramento nasal, sinusite recorrente, dores, incômodos, ronco e apneia do sono. Esses problemas ocorrem devido à obstrução do fluxo de ar, causada pelo desvio no septo nasal.

Consiste em utilizar uma solução salina para limpar e umidificar as vias nasais. Para quem sofre com desvio de septo, a lavagem nasal pode ser benéfica, uma vez que ajuda a aliviar o congestionamento e a promover a drenagem adequada dos seios nasais.

Muitos pacientes perguntam em nossa clínica se o desvio de septo volta depois da cirurgia. O que acontece é que o foco da septoplastia é a melhoria funcional da respiração e dos sintomas. O desvio de septo pode voltar, mas essa é uma complicação não muito comum.

Inspire pela narina direita até o pulmão encher, depois feche a narina direita e solte o ar pela narina esquerda. Esse exercício possibilita ver qual narina tem menor obstrução e pode indicar o desvio de septo.

Assim, é necessário saber qual a técnica utilizada e o tempo de duração da cirurgia, que dependerá da complexidade do caso. Em geral, uma cirurgia de desvio de septo custa em torno de R$ 15 mil.

Os níveis Esporão e Misto são os mais preocupantes, visto que o desvio de septo nessas condições dificulta bastante a entrada de ar pelas narinas. O desvio septal de grau 1 é considerado leve, o grau 2 moderado e o grau 3 e 4 são mais graves.

O desvio de septo pode causar ronco porque o desvio altera a forma da cavidade nasal, tornando-a mais estreita e dificultando a passagem do ar. Isso pode aumentar a vibração dos tecidos moles na garganta, como a úvula e as amígdalas, produzindo o som característico do ronco.

Na maioria dos casos, o desvio de septo não causa sintoma. No entanto, alguns pacientes podem apresentar sinais de desvio de septo, como o nariz constantemente entupido, dificuldade de respirar ao realizar atividade física mais intensa e hemorragias nasais, além de roncos ou barulhos com o nariz ao pegarem no sono.

Sem dúvida, a resposta é sim, é preciso entubar durante uma cirurgia de desvio de septo com anestesia geral.

O tratamento cirúrgico é indicado quando existem sintomas que comprometem a capacidade de respirar pelo nariz. Além da sensação de entupimento constante, o desvio de septo pode desencadear quadros de apneia do sono, ronco, rinossinusite crônica e cefaleia rinogênica (sensação de pressão ou dor no dorso nasal).

Podem ser usados alguns medicamentos ou remédios, como lavagens com água salina (“água do mar”), corticoides tópicos nasais, descongestionantes nasais ou anti-histamínicos, que permitem melhorar a permeabilidade nasal.

Embora a sinusite crônica possa ser causada por uma infecção, é mais provável que seja causada por um problema estrutural no nariz. Lesão no nariz, pólipos nasais e desvio de septo são alguns exemplos de problemas estruturais que podem contribuir para um caso crônico de sinusite.

A nasofibrolaringoscopia para diagnosticar o desvio de septo é rápida e segura e pode ser realizada em pacientes de todas as idades, sendo indicada para diversas situações.

É recomendado fazer essa limpeza de 3 a 4 vezes em cada narina, dependendo da necessidade.

Se for um serviço mais administrativo, pode voltar antes, em 7 ou 10 dias. Mas, em relação ao esforço físico, o mínimo é 15 dias. Se for feita a turbinectomia, é pelo menos um mês sem atividades intensas, como academia, corrida e crossfit”, detalha o médico.

A recuperação total pode demorar várias semanas. Depois da cirurgia, você sentirá um pouco de inchaço e sensibilidade dentro do nariz, mas isso é normal. Você poderá apresentar sintomas parecidos com uma forte gripe ou sinusite.

Como fica o nariz por dentro após a cirurgia? Após a septoplastia, o septo nasal estará corrigido e alinhado, permitindo uma melhor passagem do ar e facilitando a respiração. A mucosa que reveste o septo estará suturada e, com o tempo, cicatrizará e se adaptará à nova posição do septo.

Quando o paciente deseja corrigir o desvio de septo e alterar a forma do nariz, o plano de saúde irá cobrir integralmente a parte da cirurgia referente à correção do desvio de septo, enquanto a parte relativa à rinoplastia deverá ser paga pelo paciente de forma particular.

Para que seja indicado o tratamento para desvio de septo, o paciente deve consultar-se com um médico otorrinolaringologista que ouvirá toda a queixa relacionada e obstrução nasal, realizará o exame de nasofibrolaringoscopia para complementar o exame físico e, diante desses dados, optará pelo tratamento.