Porque despesa é devedora?

Perguntado por: ralencastro8 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Ativo e despesa têm natureza devedora, ou seja, os saldos das respectivas contas são considerados "positivos" quando são devedores. As contas tornam-se mais positivas quando recebem aplicação (e portanto débito) de recursos. Passivo, receita e capital têm natureza credora, e a explicação é simétrica.

Porque temos o ATIVO como a APLICAÇÃO DE RECURSOS (QUANDO DÉBITO = APLICAÇÕES). É no ATIVO que estão os Bens e Direitos da empresa, é aonde está a aplicação do dinheiro investido na empresa, logo o ATIVO tem natureza DEVEDORA.

Débito (Receita) e Crédito (Despesa)?
Isto porque crédito se refere à origem dos recursos (empréstimos, financiamentos, receita de vendas etc.), enquanto débito se refere à aplicação dos recursos (estoques, veículos, terrenos, móveis e utensílios, equipamentos de informática, despesas etc.).

Contas estáveis devedoras: são as que apresentam sempre saldo devedor. Exemplos: Caixa, Bancos, Duplicatas a Receber, Estoques, Despesas, etc. Contas estáveis credoras: são as que apresentam sempre saldo credor. Exemplos: Fornecedores, Tributos a Recolher, Salários a Pagar, Receitas, etc.

Também pode ser chamado de saldo negativo. O saldo devedor é o valor que ainda falta ser pago de uma dívida. Ele pode estar presente nas prestações de um cartão de crédito, do cheque especial, de um empréstimo ou de financiamento imobiliário.

Ela é credora porque deduz do ativo que é um conta devedora!

O responsável, entre vários credores, pelo cumprimento de uma obrigação.

A que ou a quem se deve dinheiro. 2. Que ou quem tem direito a compensação útil, a considerações, etc.

Ou seja, quando um contador faz um lançamento a débito em uma conta, significa que o dinheiro, o bem ou o serviço destina-se àquela conta. Agora, quando ele faz um lançamento a crédito em uma conta, significa que o dinheiro, o bem ou o serviço teve origem naquela conta.

Quando o instrumento financeiro tem a função de crédito, significa que você pode comprar hoje e pagar depois, seja em um único pagamento ou dividido em várias parcelas. Já o débito requer que haja saldo disponível no ato da compra, pois o dinheiro é descontado instantaneamente.

Um investidor possui um conjunto de bens, direitos e obrigações, que têm algum valor financeiro, isto é, um patrimônio de ativos e passivos. Ou seja, ativo é tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso. Passivo, por outro lado, é tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso.

O pagamento da despesa é efetuado pela tesouraria ou pagadoria regularmente instituídos por estabelecimentos bancários credenciados. As dotações atribuídas às diversas unidades orçamentárias poderão quando expressamente determinado na Lei de Orçamento ser movimentadas por órgãos centrais de administração geral.

A principal diferença entre crédito e débito é o momento em que o valor da compra é descontado da sua conta. Como mencionamos anteriormente, a função débito reduz seu saldo imediatamente, salvo casos específicos que podem levar até 24 horas.

Débito significa despesa. E o cartão de débito é aquele em que a despesa é paga na hora. Ou seja, assim que você passa o cartão, o valor é debitado da sua conta. Em outras palavras, o dinheiro sai na mesma hora da sua conta corrente ou conta digital.

juros ativos, adiantamento de clientes, intangível. salários, seguros a vencer, despesas antecipadas. fornecedores, adiantamento de salários, empréstimos contraídos.