Porque desenvolve TDAH?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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Quais são as causas do TDAH? Segundo estudos, a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro são a principal causa do TDAH.

A neurobiologia do TDAH
A teoria científica atual defende que no TDAH existe uma disfunção da neurotransmissão dopaminérgica na área frontal (pré-frontal, frontal motora, giro cíngulo); regiões subcorticais (estriado, tálamo médiodorsal) e a região límbica cerebral (núcleo acumbens, amígdala e hipocampo).

Contudo, no caso do TDAH, a pessoa já nasce com as características, independentemente de seu ambiente de estudo ou trabalho. O tratamento, aqui, é fundamental para que a pessoa possa se realizar na vida profissional, social, familiar e/ou afetiva.

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Algumas pessoas com TDAH gostam de ter amigos, mas muitas vezes se sentem entediadas com eles, precisando de uma pausa. Elas acham difícil ser consistente em desfrutar regularmente de sua companhia, lhes dando atenção e mostrando boa vontade. Você dá preferência a interesses em detrimento das pessoas.

Síndrome do Pensamento Acelerado e TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) – A síndrome do pensamento acelerado caracteriza-se por uma grande dificuldade pessoal em relaxar a mente, acalmar e organizar os pensamentos, e uma busca incessante de informações e estímulos.

Ele se caracteriza por uma série de sintomas como, de desatenção, de inquietude e de impulsividade. "O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como avoadas, 'vivendo no mundo da lua' e geralmente estabanadas.

Uma pessoa que tem TDAH possui dificuldades para manter a atenção em uma única tarefa, o que faz com que observe diversos detalhes rapidamente, de forma inquieta, o seu cérebro funciona de uma forma mais acelerada. É o que explica o Pós PhD em neurociências e membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Prof.

IMATURIDADE (Emocional, cognitiva, comportamental) A imaturidade é uma das características do transtorno. Por isso é tão comum crianças com TDAH apresentarem imaturidade psicológica e dificuldade no controle das emoções. Crianças com TDAH funcionam verbal e emocionalmente como se fossem mais novas.

Pessoa com TDAH são profundamente intuitivas e enxergam além das limitações da matéria. É justamente este traço da síndrome que transforma pessoas criativas e sensíveis em grandes gênios da humanidade. Eles pensam fora da caixinha.

TDAH é genético ou não? A resposta curta é sim, é possível que uma pessoa possa herdar o TDAH de sua mãe, pai ou ambos. Pesquisas atuais sugerem que as crianças cujos pais são diagnosticados com TDAH correm um risco maior de desenvolver a doença.

Entre as profissões que podem ser interessantes para quem tem TDAH estão: Assistente social, cuidador ou terapeuta – são trabalhos que exigem empatia e paixão por ajudar outras pessoas mais vulneráveis.

No caso de adultos, o Dr. Lara argumenta que as linhas gerais para exercícios no tratamento do TDAH são a utilização de atividades cardiovasculares moderadas ou intensas (65-75% acima do consumo máximo de oxigênio – VO2 max) por 30 ou 40 minutos diários, de quatro a cinco vezes por semana.

Pratique exercícios – Indicado para todos em geral, as pessoas que tem TDAH podem se beneficiar ainda mais. Alivia o estresse, melhora o humor, acalma a mente e ainda ajuda a gastar o excesso de energia que as pessoas com TDAH tem. Durma bastante – e durma bem!

Ter TDAH pode ser estressante. Embora encontrar profissionais e seguir um plano de tratamento possa ser uma fonte importante de estresse e irritação, não é a principal causa do estresse por TDAH. São as pequenas coisas que causam mais estresse.

Essencialmente, trata-se de uma SÍNDROME – um conjunto de sintomas, com causas múltiplas, incluindo fatores neurobiológicos, pessoais e ambientais. TDAH não tem cura, pois é algo que faz parte da pessoa e que acompanhará por toda a vida. Contudo, não quer dizer que ela terá prejuízos permanentes.

A incapacidade básica de prestar atenção, típica do TDAH, costuma gerar uma gama de comportamentos “mal vistos” dentro de um relacionamento como parecer não ouvir o outro, não perceber os sentimentos do outro, não lembrar datas ou acontecimentos importantes do casal, não dividir as tarefas da casa e não se lembrar de ...

Quando uma criança com TDAH entra em fase escolar, podem surgir problemas como o mau desempenho nas matérias e suspensões, que acabam resultando em outros obstáculos como a baixa autoestima, dificuldade de socialização, relacionamentos problemáticos, agitação intensa, falta de atenção, organização e foco.