Porque descansar 1 minuto entre séries?

Perguntado por: oassis9 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O intervalo de descanso entre as séries é necessário para que ocorra a recuperação da capacidade contrátil dos músculos. Essa recuperação tem aspectos metabólicos e neuromusculares.

Já para emagrecimento descansa-se 0-30 segundos para séries que podem variar de 1 a 25 repetições (quanto mais repetições menor a carga). Portanto, você pode manipular o tempo de descanso entre as séries para obter melhores resultados no seu treinamento.

O intervalo entre uma série de repetições e outra visa proporcionar a recuperação metabólica e funcional dos músculos e tendões, possibilitando na próxima série de repetições uma execução eficiente, sem prejuízos na mecânica do movimento, possibilitando maiores ganhos de hipertrofia, que, segundo Gentil (2008) é o ...

Para a maioria dos objetivos da musculação, os intervalos de descanso entre séries devem variar entre um e dois minutos. No descanso entre as séries deve-se procurar sentir a sensação de intumescimento muscular produzido pelos exercícios.

Evidências indicam que descansar entre as séries afeta as respostas agudas durante o treino, como frequência cardíaca, pressão arterial e temperatura corporal. Mas não é só isso, o tempo de descanso pode ter impacto em outros benefícios da prática regular de exercícios, como o ganho de músculos.

Há pessoas cujo ritmo de treino ideal é treinar 2 dias descansar 1. Para outros, o melhor é treinar 3 descansar 1. Outros ainda se dão bem treinando 4 vezes seguidas e descansando 2 dias. Os mais experientes (com mais de 5 anos de academia) são capazes de treinar 5 dias e descansar 2.

As repetições entre 6 e 12 são as mais utilizadas em musculação para as séries pesadas, sem contar repetições mais altas eventualmente utilizadas nas séries de aquecimento. Esse número de repetições é classicamente considerado “treinamento para hipertrofia”, por ser a que mais estimula o aumento do volume muscular.

Em relação ao melhor volume de treino para otimizar a hipertrofia muscular, evidência recente sugere uma faixa de 12-20 séries por grupo muscular por semana (e mínimo de 10 séries), pelo menos em homens jovens e treinados (Ref.

Para aumentar a força, recomenda-se 4 séries de 4 repetições. Já para o ganho de massa muscular, o mais comum são 4 séries de 10 repetições. Ou seja, os números pares até 12 são, sim, os mais recomendados para ganho de força e hipertrofia.

São necessários quantos dias de descanso para o músculo crescer? Apesar de existir uma percepção de que uma boa noite de sono é reparadora o suficiente para quem faz treinos mais leves, o tempo recomendado de descanso para um grupo muscular específico que foi trabalhado em alta intensidade é de 48 horas.

Durante o repouso ocorre uma melhora na oxigenação das células musculares, auxiliando a recuperação das fibras dos músculos e acelerando esse processo. Por isso, a recomendação é descansar logo após a atividade física.

O período com o mesmo treino deve durar entre 2 e 4 semanas, mais ou menos, isso dependerá da frequência que você pratica o treino, se você vai todos os dias e seus treinos são de intensidade alta, logo terá que fazê-lo por um período menor. Você pode saber mais sobre a melhor frequência de treino nesse artigo.

intervalo de 10 segundos entre uma série e outra.

Resumindo, um deload é um período de maior descanso face às restantes semanas de treino. Mas em que é que consiste? É um período semelhante em termos de treino mas com os pesos em metade e dura normalmente uma semana.

O ideal é começar a rotina 2 a 3 vezes por semana e que tenha duração entre 20 a 30 minutos, sendo também importante que os exercícios sejam praticados de forma intensa. É importante que na rotina sejam incluídos diferentes exercícios, que devem variar ao longo do tempo, bem como ter sua dificuldade aumentada.

Geralmente, o método consiste em realizar de 3 a 4 séries de movimentos até a falha. Logo após alcançar a falha, o ideal é realizar um descanso rápido de cinco a 20 segundos e tentar realizar o movimento até a fadiga novamente.