Porque depois da limpeza de pele aparecem espinhas?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O aparecimento de acne após a limpeza de pele pode acontecer quando a higienização não é feita da forma correta. Caso isso aconteça, busque seu dermatologista para ele avaliar o cenário e indicar o melhor tratamento.

Se você exagerar, o resultado é oleosidade rebote, irritações e piora na superfície da pele. Se exagerar com a limpeza feita profissionalmente, pode gerar cicatriz, manchas e piora da qualidade da pele.

Ao executar a limpeza de pele, a profissional também reduz eventuais pontos inflamados e as pústulas, conhecidas como “espinhas”. Entre os benefícios que o procedimento traz para a pele ainda estão o afinamento da pele, a redução de manchas superficiais e a preparação para os tratamentos de rejuvenescimento.

O tempo entre uma limpeza e outra vai depender muito do tipo de pele de cada paciente. Peles normais a secas: repetir a limpeza a cada 60 dias. Peles mistas a oleosa e com presença de cravos: repetir a limpeza a cada 30 dias.

Acne é causada por infecção ou inflamação das glândulas sebáceas na base dos pelos. Os poros da pele ficam cheios deste material, formando os chamados cravos. Estes podem romper-se, liberando o material de seu interior na pele, gerando as espinhas.

Depois da limpeza de pele, o uso de protetor solar é essencial para se obter um bom resultado. Não é recomendado o uso de maquiagem durante as 48 horas seguintes ao procedimento.

Cuidados após o procedimento

  1. O uso do protetor solar é indispensável todos os dias, porém ele é ainda mais importante após a limpeza de pele. ...
  2. Não faça uso de ácidos ou de produtos a base de álcool por pelo menos 48 horas após a sessão;
  3. Utilize produtos com efeito calmante, que vão contribuir para a cicatrização da pele.

Em geral, o mais indicado é que a limpeza de pele seja feita a cada 30 ou 40 dias, que é o intervalo em que a pele se renova. Em casos nos quais a acne e os cravos sejam muitos e frequentes, é recomendada a realização inicialmente a cada 15 dias e depois a cada 40, como manutenção.

Saiba como cuidar da pele com cravos e espinhas
Nunca esprema ou cutuque cravos e espinhas ou qualquer outra coisa que apareça na pele. Primeiramente, esse hábito não só não melhora o problema, como pode aumentar a chance de infecções e piorar o quadro.

No purging, as espinhas surgem nos lugares que elas costumam aparecer normalmente e alguns ingredientes podem acelerar esse ciclo, como ácidos hidróxidos, vitamina C, retinoides, perióxido de benzoílo, peeling químico ou à laser e esfoliação.

Os cravos são, na verdade, um tipo de acne e, como tal, se não forem removidos podem causar danos na pele ao redor do poro. Dependendo da gravidade, os cravos podem evoluir e acabar deixando cicatrizes, marcas estas que são de difícil remoção.

Pessoas que não fazem limpeza de pele tem aumento na oleosidade, fechamento dos poros e aparecimento de cravos e espinhas. Junto a fatores como a poluição e radiação solar, isso pode levar ao envelhecimento precoce da pele.

Conheça abaixo o que esperar da limpeza de pele profissional.

  1. Não foram prometidos mundos e fundos. A limpeza não minimiza manchas, como muita gente acredita. ...
  2. Conhecer o tipo de pele. ...
  3. Explicar tudo tintim por tintim. ...
  4. Limpeza típica de hospital. ...
  5. Não pular etapas. ...
  6. Demorar. ...
  7. Não dói nem incha por dias.

A Limpeza de Pele é contraindicada para pessoas com:

  • Pele muito sensível.
  • Peles que ficam vermelhas com facilidade.
  • Peles com muita descamação.
  • Peles que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade.
  • Pele bronzeada.

Como já falamos por aqui, o preço de limpeza de pele pode variar, porém, o valor médio de cada sessão fica entre cem e duzentos reais, variando para os tipos de produtos utilizados.

A produção de sebo é controlada por hormônios chamados andrógenos, como testosterona (sim, as meninas também têm!) e seus comparativos. Quando esses hormônios estão em maior proporção em comparação a outros hormônios do corpo, como estrogênio e progesterona, a pele acaba produzindo mais sebo.