Porque demora para carregar o celular?

Perguntado por: mramires . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Se o aparelho está carregando porém muito lentamente, verifique se está com wi-fi, bluetooth, pacote de dados ou gps ligado e evite mexer no aparelho enquanto ele carrega pois, às vezes alguns aplicativos ficam usando recursos e serviços em segundo plano o que mantêm o telefone mais ativo do que o necessário.

A carga lenta, por outro lado, pode ser duas coisas. Olha só: ela pode ser associada ao carregamento comum, demorando mais tempo que os "carregadores turbo", mas também pode indicar que o aparelho está com algum problema com o carregamento, viu?

O Fast Charger é um app grátis para Android que promete carregar o celular mais rápido. A ferramenta faz isso ao desativar recursos pouco usados – como Bluetooth, por exemplo – e diminuir o brilho da tela, além de otimizar a memória RAM do aparelho.

Por Mariana Pessoa

  1. Evite deixar chegar a 0% para recarregar. Para carregar seu celular de forma certa, o recomendável é não deixar a bateria chegar ao fim. ...
  2. Prefira usar o carregador original. ...
  3. Pode carregar o celular durante a noite. ...
  4. Evite capinhas em dias quentes. ...
  5. Pode usar recarga rápida.

Com a carga lenta, demora 10 horas para encher a totalidade da energia da bateria, 5 amperes por hora mais exatamente. A carga rápida é ao contrário, é bem mais rápida na hora de transmissão de energia para a bateria, cerca de metade do tempo.

Como grande parte do gasto da energia vem desses recursos, o smartphone carrega mais rápido. Manter o celular desligado durante o carregamento faz com que ele seja abastecido em menos tempo. Sem qualquer gasto de energia, a carga aumentará de forma muito mais veloz.

Uma das causas mais comuns quando um celular não carrega é alguma sujeira que pode acabar impedindo a conexão correta. Por isso, é importante verificar se há alguma poeira, resquício de comida, pelo de animais ou qualquer outro material obstruindo os contatos do celular ou do cabo.

Vale lembrar que, mesmo que não provoque danos críticos, não é recomendável usar o celular enquanto carrega, uma vez que pode trazer desvantagens, como: Carregamento mais lento, já que o celular estará sendo utilizado e não estará em repouso. Aumento de temperatura.

A entrada do carregador no celular costuma ser aberta, o que possibilita o contato direto com água e sujeira. Danos ocasionados nessa região podem afetar a capacidade de carregamento do celular. Se este for o problema, tente fazer uma limpeza com ar ou leve para uma assistência técnica.

Como carregar o celular mais rápido

  1. Desligue o celular. ...
  2. Ative o modo avião. ...
  3. Use um cabo de qualidade (prefira o original) ...
  4. Carregue na tomada. ...
  5. Evite o carregamento sem fio. ...
  6. Não abra mão do carregamento rápido.

Se quiser usar esse recurso, acesse "Configurações". Em seguida "Assistência do aparelho" ou "Cuidados com o dispositivo" e toque no ícone "Bateria". Então, é só selecionar o modo de carregamento rápido. Em outros aparelhos Android, pode ser diferente.

Para saber se seu dispositivo suporta a carga rápida, é preciso saber qual o modelo do aparelho e fabricante, por exemplo. Informações sobre carregamento estão nos manuais de usuário.

Cuidados a serem tomados
Como podemos concluir, não há problema nenhum deixar o celular carregando a noite toda, é até indicado porque assim você já começa o dia com a carga cheia.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

A tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100% – entre 80% e 30%, para ser mais específico – para que o processo exija menor tensão, prolongando a vida útil da bateria.

Posso dar a partida no arranque do veículo com o Carregador de Bateria conectado e ligado? De forma geral não, pois somente os modelos de Carregadores de Baterias constituídos com sistema de “Auxiliar de Partida” podem executar esta função.

A maneira mais fácil de diagnosticar um cabo defeituoso é tentar usar outro e verificar se ele funciona corretamente com o dispositivo. Se fizer isso, você sabe que o cabo original estava em ruim. Se não, esse é outro vilão em potencial que descartamos.