Porque deixar a roupa de molho?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Colocar as roupas de molho pode ajudar a remover sujeiras e manchas mais difíceis.

Tempo de molho
Além disso, deixar as roupas de molho por muito tempo pode danificar o tecido e deixar mau cheiro. Por isso, sempre respeite o tempo de molho indicado tanto pelo fabricante do produto de limpeza que você está usando (detergente ou alvejante) quanto pelo fabricante da peça de roupa.

É, não é indicado que você desligue a sua máquina e deixe as roupas de molho entre um ciclo ou outro.

Pode deixar roupa de molho no amaciante? Pode! Quando usar o amaciante para lavar a roupa na mão, enxágue as peças limpas com o sabão em pó e encha uma bacia com água. Aplique o amaciante e deixe as roupas de molho por não mais que 15 minutos.

Tem poder anti-odor, retirando cheiros de suor, mofo, cigarro e urina de animais de estimação; Elimina resíduos de sabão que podem se acumular nas roupas; É um ótimo aliado para limpar a máquina de lavar, removendo sujeiras e fungos; Promove uma limpeza delicada das peças de lã.

Um dos problemas mais comuns que acabam deixando a roupa sem cheiro de amaciante é misturar diferentes tipos de tecido numa mesma lavagem. Roupas compostas por fibras naturais - como algodão, lã, linho e tricô, por exemplo - não devem competir com tecidos sintéticos/ mistos na máquina de lavar.

O amaciante é fundamental para deixar a roupa cheirosa e macia. Procure um produto de qualidade, com o perfume de sua preferência e sempre leia atentamente as instruções de uso, sempre respeitando a quantidade indicada pelo fabricante, como diluir e colocando sempre no compartimento correto da máquina de lavar.

O calor do ferro também ajuda a fixar o aroma do amaciante no tecido. Nessa hora, não deixe de borrifar cada roupa com um produto específico, de preferência com capacidade de eliminar odores ruins. Essa é uma estratégia que serve tanto para tirar as rugas quanto para aumentar o perfume.

Muitas pessoas acabam lavando as peças à noite e deixando elas para secar até a parte da manhã ou se esquecendo delas. Isso danifica as fibras das roupas, principalmente de toalhas e roupas de cama.

Misture um pouco de vinagre branco de álcool com bicarbonato de sódio até formar uma pastinha bem densa; Esfregue bem sobre a área com mau odor, como a região das axilas; Enxágue bem; Leve para lavar normalmente.

Exagerar na quantidade de sabão em pó, alvejante ou/e amaciante. Esse erro básico pode deixar as roupas duras ou manchar tanto peças escuras quanto coloridas. Não diluir o sabão antes de colocar na máquina ajuda a evitar manchas pelo acúmulo do produto.

Entende-se, porém, que o ideal é limitar o uso da máquina a uma vez por dia, duas, se muito necessário, sempre respeitando sua capacidade máxima. Além disso, para evitar o consumo desnecessário, é recomendável que você tenha um cronograma de limpeza, é super simples de fazer e nós ensinamos aqui nesse post.

Enxágue: menos é mais
Se você usar a quantidade certa de sabão, alvejante e amaciante, não precisa enxaguar a roupa mais de uma vez. Quanto mais enxágues, mais longo é o ciclo.

A especialista em ciência dos tecidos, Lucinda Ottusch, explicou ao The Mirror que podem ficar, mas não mais do que um intervalo entre oito e 12 horas. Ainda assim, existem certos tecidos onde até é benéfico ficarem no interior da máquina algum tempo depois da lavagem.

Amaciante em excesso estraga as toalhas
Alguns fabricantes de toalhas pedem para evitar o uso de amaciante. Isso porque ele pode acabar impermeabilizando a toalha, o que faz com que ela se torne menos absorvente. Isso também diminui a eficácia da lavagem.

Para limpar os móveis (como armários, estantes e mesas da casa), você pode preparar uma solução de 500 ml de água + ½ xícara de amaciante + ½ xícara de álcool, que é ótima para fazer uma boa limpeza e deixa um cheiro mais agradável no ambiente.

Alguém sabe qual amaciante deixa a roupa mais cheirosa? O Amaciante Comfort Concentrado tem as opções Fiber Protect, Hydra Serum e Cuidado Essencial. Os três itens são ótimas escolhas para os apaixonados por roupas perfumadas, já que essas novas fórmulas tem 10x mais perfume, além de óleo de argan.

A resposta é simples: não use vinagre no lugar do amaciante, nem outro produto!

Dê sempre preferência aos vinagres incolores como o de vinho branco. Porém, todos servem já que todos possuem o ácido acético, responsável pelos benefícios que teremos. Para utilizar, basta colocar 1 xícara de vinagre no compartimento de amaciante e deixar a máquina bater o ciclo normalmente.