Porque deixar a massa descansar na geladeira?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Outra razão para se guardar a massa na geladeira é quando se quer uma massa menos fofa e mais crocante, como as de pizzas. Quanto menor for a temperatura, menos os microrganismos do fermento vão se proliferar, por isso eles não produzem tantos gases e a massa fica mais fina e crocante.

6 – Não deixar a massa descansar
A massa deve descansar de 45 minutos até 2 horas no mínimo. Algumas receitas podem levar horas.

Para isso, ela é levada a um ambiente apropriado, com temperatura entre 30–35°C e umidade relativa de 75-80%, são as chamadas câmaras de descanso, onde permanecerá por aproximadamente 55–65 minutos.

Quando a massa é deixada em repouso após o amassamento, as leveduras realizam uma reação química denominada de fermentação. Durante a fermentação, os carboidratos presentes na massa são convertidos em gás carbônico (CO2) e etanol (álcool). Como o CO2 formado é um gás, ao ser produzido, ele escapa para o ambiente.

Outra maneira de acelerar o crescimento da massa de pão no inverno é colocá-la dentro de um forno levemente aquecido. Basta ligar o aparelho na temperatura mais baixa, deixar aquecer por 5 minutos, desligar o fogo e colocar a massa.

O maior perigo é quando os micro-organismos invasores são patogênicos, ou seja, não alteram o sabor nem o visual do prato. Eles se multiplicam a cada 20 minutos: por isso, o ideal é separar as sobras em vasilhas pequenas – que favorecem o congelamento integral do conteúdo – e colocá-las sempre na geladeira.

Nem sempre, pois se você mora em um local muito quente a massa começará a se desenvolver e aí é uma corrida contra o tempo. O mais indicado, indiferente se o gás acabou ou se sobrou massa, é levar à geladeira. Isso mesmo. Isso ajuda a resfriar a massa e impedir que o fermento desenvolva.

Depois de preparar a massa fermentada, você deve deixa-la descansando (por 24, 48 ou até 72 horas, dependendo do seu desejo) até que o processo de maturação seja concluído.

Ao dobrar, redistribuímos os componentes da massa (fermento, bactérias, enzimas, açucares) reiniciando a fermentação, resultando em uma rede de glúten mais estruturada, aromas mais acentuados e produção de mais bolhas de ar que vão permitir um pão mais alveolado, com mais sabor.

Um deles é colocar a massa no micro-ondas ou cobri-la com uma tolha de mesa úmida. Ao usar calor e umidade para acelerar o crescimento da massa, você pode saborear o pão assado sem ter que esperar muito tempo.
...
Usando o micro-ondas

  1. Copo de vidro próprio para micro-ondas.
  2. Micro-ondas.
  3. Tigela.

Para conservar, coloque o macarrão já seco numa assadeira coberta com filme e deixe na geladeira até a hora de cozinhar, por até 3 dias. Planejamento e economia doméstica é tudo!

Aumente a temperatura.
Para que sua massa cresça, você precisa dar ao fermento o que ele quer. Encha uma assadeira com água fervente e coloque-a na prateleira mais baixa do forno. Ponha o recipiente com a massa na prateleira central, feche a porta do forno e deixe a massa crescer.

Pão crescendo do jeito ideal
Depois da sova a massa precisa descansar em lugar arejado, porém longe da luz e do vento, além disso lembre-se de deixar o forno pré aquecido, pois a massa precisa ir para um lugar mais quente após descansar.

O pão não deixa de crescer no frio, ele apenas leva mais tempo para alcançar o tamanho que, no calor, atinge rapidamente. O crescimento de massas e pães depende das condições que você oferece para que os microrganismos se proliferem bastante e produzam muito gás, que se expandirá no forno e fará seu pãozinho crescer.

Isso mesmo o vinagre ele atua ajudando na formação. dos alvéolos que são as bolhas de ar dentro da massa Além disso ele vai interagir com o fermento químico e a partir dessa interação. nós vamos ter a liberação do gás carbônico e também de água o que vai ajudar na maciez e também no crescimento.

Teste do dedo
Então, o pão que estiver pronto para ir ao forno, ao ser pressionado deve retornar à posição anterior deixando uma leve marca. A massa que ainda não fermentou o suficiente retorna rapidamente e tem uma textura firme.