Porque Débora atendia debaixo de uma palmeira?

Perguntado por: rapolinario . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Tratava-se de uma profetisa, cuja autoridade era tamanha a ponto de hebreus de todas as tribos subirem ao monte levando a ela suas demandas para julgamento. A reputação da personagem fez com que a palmeira debaixo da qual se sentava recebesse seu nome, tornando-a a Palmeira de Débora (Jz.

Juízes 4–5 relata como Israel foi libertado do cativeiro de seus inimigos sob a direção de uma mulher chamada Débora, que era juíza e também profetisa. Ela profetizou que uma mulher destruiria os líderes dos inimigos.

No texto, Débora exerce a liderança oficial das tribos e convoca os homens à guerra. Já Jael, que não estava inserida nas tribos israelitas, exerce liderança de forma difusa, sendo inclusive, responsável pela morte do comandante do exército inimigo do povo israelita.

O simbolismo da palmeira
As folhas de palmeira são símbolo de paz, bondade e vitória. Como tal, neste contexto, as palmas estão associadas à vitória não só sobre a morte que Jesus iria cumprir no Domingo de Páscoa como também à vitória do espírito sobre a carne.

Seu povo tinha parado de guardar os mandamentos do Senhor e os cananeus governavam sobre eles. Depois de 20 anos, os israelitas começaram a orar ao Senhor por ajuda. O Senhor ouviu a suas orações. Ele disse a Débora para ajuntar um exército de israelitas e lutar contra os cananeus.

drupa

Os frutos das palmeiras podem ser classificados como uma baga ou drupa fibrosa, ou seja, possuem uma ou mais sementes, têm mesocarpo carnoso ou fibroso e um endocarpo que pode ser fino (baga) ou espesso e esclerótico (drupa).

Dizem que a raiz da palmeira desce dentro da terra ate encontrar água. Enquanto outras plantas estão secando, ela tem a capacidade de florescer mesmo no deserto por causa de suas raízes.

Frutos e subprodutos As palmeiras produzem frutos secos ou polpudos que variam de tamanho, forma e estrutura. A tâmara e a noz-de-areca, por exemplo, são frutos macios e polpudos. Por sua vez, o coco (o fruto do coqueiro) é duro por fora e contém uma “carne” úmida e um líquido (a água de coco) dentro dele.

A Bíblia diz que Débora era uma juíza e não guerreira. Ela não precisaria derramar o sangue de ninguém, ela precisava inspirar confiança aos guerreiros de Israel. Liderar não é somente dar ordens é preciso ser exemplo. Débora mostrou com suas ações que acreditava na vitoria, e arriscou a sua própria vida.

DESPERTA DÉBORA” é um movimento de oração, cujo alvo é despertar milhares de mães, biológicas, adotivas ou espirituais de qualquer denominação, comprometidas em orar 15 minutos por dia, para que Deus opere um despertamento espiritual sem precedentes na história da juventude Mundial.

Walton14 diz que Débora é a única mulher mostrada no livro de Juízes exercendo a função de juíza. Diz ainda que ela dava respostas ao povo com grande autoridade. O texto bíblico cita que Débora fazia atendimento às pessoas debaixo de uma palmeira, na terra de Efraim, entre os povoados de Ramá e de Betel.

O líder procura conhecer e obedecer à vontade de Deus e motiva outras pessoas a fazerem o mesmo. Débora inspirou os israelitas a se voltarem para Deus (Juízes 5:7-9). Por causa de Débora, os israelitas obedeceram às ordens de Deus e tiveram uma grande vitória!

De acordo com o texto bíblico, ao notar a aproximação de Sísera, Jael o encorajou a entrar e se esconder em sua tenda. Dentro da tenda, Jael cobriu o general cananeu com uma coberta. Com sede, ele lhe pediu água, mas com toda sua hospitalidade, Jael lhe deu um pouco de leite.

Débora, também escrito como Deborah, é um nome feminino com uma origem hebraica e uma história rica. O nome é derivado do hebraico "Devorah", que significa "abelha". Na Bíblia, Débora foi uma profetisa e juíza mencionada no Livro de Juízes, que liderou os israelitas em uma batalha contra os cananeus.

Pela primeira vez após quase seis décadas, um novo escudo foi usado na camisa. O “P” estilizado presente no atual símbolo institucional do clube foi estampado sozinho no uniforme, em homenagem aos 75 anos da Arrancada Heroica, quando o Verdão trocou de nome e substituiu o “PI” do Palestra Italia pelo P de Palmeiras.

40 centímetros

Quando adultas, geralmente 80% das raízes fasciculadas das palmeiras se estendem em um raio de 2 metros e atingem profundidade de até 40 centímetros. Sem a possibilidade de se manterem firmes na terra, as plantas tornam-se vulneráveis à queda se enfrentarem ventos fortes.

A capacidade de resiliência da palmeira permite que ela suporte situações adversas e até possa envergar, porém ela não se renderá a pressão aplicada, pois sua resiliência é alta. A palmeira irá retornar à posição ao qual ela estava antes de enfrentar a pressão, isto é, uma adversidade.

Débora vivia na região montanhosa de Efraim, entre Ramá e Betel. Ela sentava-se debaixo de uma palmeira e o povo de Israel vinha até ela a fim de que ela os ajudasse a resolver as questões que traziam. Desde sempre judeus em cristãos consideram que ela era casada com um homem chamado Lapidote, baseando-se em Jz 4:4).

Miriam

A primeira pastora mencionada na Bíblia foi Miriam, irmã de Moisés, que liderou o canto de adoração depois que o Mar Vermelho se abriu. O papel pastoral evoluiu desde então para atender às necessidades da congregação.