Porque Davi não usou a armadura de Saul?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

A armadura de Saul não servia em Davi, pois a armadura de Saul foi desenvolvida para batalha física e não para espiritual, ela não representava a presença de Deus, apenas força bruta. As armaduras eram feitas sob medida e aquela, definitivamente, não foi feita para Davi.

A primeira delas é o sentimento terrível de inveja que toma conta do coração de Saul, que começa a invejar Davi porque o povo estava muito satisfeito com ele e começou a referenciá-lo mais do que a Saul. Em vez de rever sua própria vida, Saul deixou a inveja tomar conta de seu coração.

Dependência de Deus e obediência foram fatores determinantes para sua escolha para reinar sobre Israel. Se, por um lado, Davi era obediente ao Senhor, Saul era persistente na desobediência.

Quando ameaçado por um ataque dos filisteus, Saul desobedeceu ao Senhor oferecendo um sacrifício em vez de esperar que Samuel o fizesse. Jônatas e Saul lideraram os israelitas à vitória na batalha contra os filisteus.

Uma interpretação que tem se popularizado muito, é a de que supostamente Davi teria pegado cinco pedras, porque Golias possuía quatro irmãos, tornando um total de cinco gigantes inimigos. Então, a ideia é que Davi estava preparado não apenas para Golias, mas também para outros potenciais desafios.

Explique-lhes que a couraça de escamas (a armadura que cobria a parte superior do corpo) pesava quase 70 quilos, a ponta de ferro de sua lança pesava entre 5 a 12 quilos.

estava ali para matar somente um golias tinha 4 irmãos que certamente estavam no acampamento ou seja ele foi determinado a matar. 5 gigantes a regra no entanto era que quem matasse o outro ganharia a batalha e foi por esse motivo que ele não precisou usar as outras pedras.

Saul tira a própria vida após a morte de Jonatas e deixa o trono para Davi.

E Davi estava com medo porque Saul tinha saído para matá-lo. Davi passou a viver em Horesa, no deserto que fica perto de Zife. Jônatas foi encontrar-se com ele ali e lhe deu coragem para confiar na proteção de Deus.

Davi, pastor de origem, subjugou varios povos: filisteus, moabitas, amonitas, arameus. Mas seu coração foi inteiramente subjugado por Betsabá. E não apenas seu coração: também seu pênis.

Saul teve uma concubina Resfa.
Saul tivera uma concubina chamada Resfa, filha de Aiá.

Em termos simples, Saul não tinha autorização divina para oferecer sacrifícios a Deus. Mas, ansioso para buscar a ajuda de Deus antes de entrar no campo de batalha, ele se precipitou e ofereceu um sacrifício sem autorização. Esse grave erro de presunção foi o começo do fim para o primeiro rei de Israel.

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

A armadura de Saul era de Saul, a armadura que Davi usou era espiritual, era invisível, era sob medida, tecida na intimidade com Deus, na comunhão, no tempo que passou diante dEle. Não podemos usar a armadura de outra pessoa. Cada um deve desenvolver sua própria experiência.

Saul se apegou ao reinado que não era mais dele e se afastou do Senhor. Contrário ao que muitos dizem por aí, obstinação não é uma qualidade. Quando o profeta Samuel passou o recado de Deus para Saul, que Ele o havia rejeitado como rei, foi justamente por esse terrível defeito chamado obstinação.

Saul foi o primeiro rei de Israel.
Saul tinha inveja de Davi e tentou matá-lo inúmeras vezes. Por fim, Saul cometeu o suicídio. Saul foi o primeiro escolhido por Deus para ser rei sobre Israel. Saul era filho de Quis, um homem de posses da tribo de Benjamim.

Conseguimos compreender os motivos disso ao analisarmos os erros de Saul:

  • Buscar glória para si.
  • Impaciência.
  • Culpar os outros por seus erros.
  • Desobediência a Deus.