Porque Davi dançou?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A Bíblia afirma que ele dançou com todas as suas forças na presença do Senhor, ou seja, ele estava oferecendo a Deus o seu melhor, um momento de verdadeira adoração. Em várias passagens bíblicas, as danças era uma expressão de alegria, regozijo, louvor e celebração diante de Deus.

Quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos ele sacrificava bois e carneiros cevados. Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor, e estava Davi cingido de uma estola sacerdotal de linho. Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas.

Quando a arca estava entrando na cidade, Mical, filha de Saul, olhou pela janela, viu o rei Davi pulando e dançando em louvor ao SENHOR.

Dançar para Deus é abrir o coração e renunciar seu próprio eu, é dar espaço para que o Senhor se manifeste em cada movimento executado. Como ministros de dança precisamos buscar constantemente receber o novo de Deus.

Os chamados “Ministérios de Dança” são grupos que participam nas celebrações da igreja com coreografias durante os “cânticos espirituais”. Tecidos, bandeiras, bambolês e fitas compõe a estética desta performance.

Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor, enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas.

Lucas 15:25. Além desses exemplos, podemos ver outras passagens em que a dança é citada na Bíblia: “Louvai ao Senhor com danças.” Salmos 150:4.

Miriã, a profetisa (os profetas eram pessoas cheias do Espírito de Deus) dançou pela vitória do seu povo. "Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças.

Da história de Davi e Golias, podemos aprender que o Deus que servimos é capaz de derrotar qualquer um dos gigantes em nossas vidas –medo, depressão, questões financeiras, incredulidade, e muitos outros. Quando estamos inseguros quanto ao futuro, devemos confiar somente Nele.

Então Davi se levantou do chão, tomou um banho, penteou os cabelos e trocou de roupa. Depois foi à casa de Deus, o SENHOR, e o adorou.

O Rei Davi estava exultante, e “dançava com todas as suas forças diante do Senhor” (v. 14), externando sua adoração a Deus sem se preocupar com o que os outros estariam pensando dele. Sua esposa, Mical, o “desprezou no seu coração” e o criticou severamente por dançar daquela maneira diante do povo (vs. 16 e 20).

Davi era chamado para tocar harpa para Saul para acalmá-lo. Com sua arte, conseguia acalmar o rei, que tinha o espírito maligno. O jovem era um músico talentoso e criava melodias belíssimas. Historiadores contam que Saul estava enlouquecendo pela inveja e quando Davi tocou, o espírito maligno deixou Saul.

Davi se apaixonou por Bersabéia, mulher de seu general Urias e casa com ela tendo filhos. A paixão de Davi por Bersabéia, foi o motivo principal do casamento de Davi com Bersabéia, foi uma paixão fulminante e de consequências desastrosas.

Um dia o rei Davi decidiu levar a Arca da Aliança para Jerusalém. Ele organizou uma grande procissão e encarregou os levitas da música. Asafe e dois parentes dele foram escolhidos para liderar os músicos. Assim, Asafe participou da procissão como maestro e tocando os címbalos (1 Crônicas 15:17-19).

Bom, vamos entender a diferença entre esses dois termos: Dançar é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados. E adorar significa gostar exageradamente de, prestar culto, reverenciar, amar muito, venerar.