Porque dançar faz bem para a alma?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Além de ser um exercício físico excelente, dançar é terapêutico. A prática é estimulante, relaxante e motivadora, pois não envolve só técnica mas também muito sentimento. Não usa só o corpo, exige alma. A dança tem o poder de espantar os males, o estresse do dia a dia.

A dança desenvolve a coordenação motora, agilidade, ritmo, percepção espacial e fortalece a musculatura. Também melhora a autoestima, as relações interpessoais, reduz os bloqueios psicológicos, melhora a concentração, sensibilidade e a motivação; fatores importantes para potencializar a criatividade.

Dançar libera endorfinas, que são hormônios que aumentam a sensação de bem-estar e felicidade. Além disso, ela pode ajudar a diminuir a pressão arterial e o nível de cortisol, um hormônio associado ao estresse.

5 BENEFÍCIOS PSICOLÓGICOS DA DANÇA – ESPECIAL SÃO JOÃO

  • Dançar como uma forma de se conectar.
  • Dançar melhora o humor e a autoestima.
  • Dançar desacelera o envelhecimento do cérebro.

Por que dançar aumenta a felicidade? A resposta é química. A dança ajuda o corpo a liberar substâncias como a endorfina, a qual é responsável por gerar uma sensação de bem-estar, relaxamento, e felicidade.

A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço e melhora na sua integração social.

Dançar beneficia as dimensões física, emocional e cognitiva e permite a integração social, além de favorecer o funcionamento dos sistemas circulatório, respiratório, esquelético e muscular. A dança favorece um estado mental que é compensador por si só.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

Quando a pessoa se envolve com a dança, é quase imediata a elevação da autoestima e a sensação de bem-estar. Os movimentos da atividade são um importante aliado no combate à depressão. Isso porque, durante a dança, são liberados neurotransmissores ligados justamente à sensação de bem-estar, motivação e prazer.

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.

A dança proporciona aos alunos um desempenho na criatividade, musicalidade, socialização, capacidades motoras, coordenação, flexibilidade, psicológico, postura, atitudes, gestos e ações cotidianas, autoestima, superação da timidez, objetiva ainda melhorar o comportamento da criança, resgatar valores culturais, além do ...

“Podemos citar a melhora da qualidade de vida, o aumento da autoestima e da autoconfiança como alguns benefícios. E como a dança é uma forma de expressão das emoções, ela também consegue contribuir para o tratamento de ansiedade, estresse e até depressão”, explica a psicóloga.

Ao dançar, a pessoa libera Serotonina, o hormônio da felicidade. Ao se conectar com a música e focar nos próprios movimentos, os pensamentos se voltam para o presente, além de gerar o sentimento de prazer e alegria, auxiliando na diminuição do estresse.

Uma pessoa dançando pode demonstrar um misto de sentimentos: desejos, alegrias, prazeres, gratidão, respeito, temor, poder. Traçando um conjunto de movimentos que se desenvolvem no espaço e num tempo determinado, configurada por um ritmo e capaz de expressar tanto simples como fortes emoções.

Além disso, oxigena o sangue, nos exercitamos e nos divertimos. Como se tudo isso não bastasse, a dança melhora a flexibilidade e evita a dor nas extremidades, além de diminuir os níveis de colesterol e fortalecer as atividades pulmonares e cardíacas.

Há muitos benefícios causados pela prática da dança, como melhoras na capacidade motora, postura, condicionamento físico e aumento da autoestima. Essa atividade prazerosa e divertida, causa também o bem-estar físico e mental.

O melhor de tudo é que não existe um limite de idade; a dança é muito dinâmica e pode ser adotada como uma rotina diária saudável para desfrutar de todos os seus benefícios. A seguir, compartilharemos 8 boas razões para amar e praticar a dança regularmente. Você vai se surpreender!