Porquê da larva na farinha de trigo?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

Essa “larva morta” encontrada em seu produto é proveniente de insetos como carunchos ou traças de farinha em fase de desenvolvimento, e as “baratas” são carunchos.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Denominação comum a larvas de besouros, em especial da família dos tenebrionídeos, que infestam cereais e destes se alimentam, mas que são muitas vezes cultivadas como alimento para animais insetívoros e como iscas de pesca; verme-da-farinha.

Carunchos são pequenos besouros que podem ser encontrados dentro dos pacotes de alimentos, como em sacos de arroz, farinhas, macarrão e biscoitos. Sua presença é um indício da falta de higiene e armazenamento precário dos produtos na cadeia de produção.

Dilua água sanitária em água corrente
Isso porque se ficar algum foco, essa substância é capaz de impedir algumas reações químicas extremamente necessárias para a geração de energia utilizada no desenvolvimento desses insetos. O ideal é diluí-la em água, na mesma proporção, e despejar sobre as larvas.

Farinha de trigo: a cada 100 gramas são tolerados 75 fragmentos de insetos que não apresentam risco à saúde; Pó de café: a cada 25 gramas são tolerados 60 fragmentos de insetos que não apresentam risco à saúde. Veja a lista completa ao fim da reportagem.

Na verdade, porém, as larvas nascem de ovos postos por moscas, mas estes são tão minúsculos que são invisíveis a olho nu. Sendo os alimentos em decomposição a refeição ideal para as larvas, as moscas são ótimas a encontras peças de fruta podre na sua cozinha.

A importância da limpeza
Manter sua despensa e armários de cozinha sempre limpos é o melhor remédio para afastar esses bichinhos indesejados! Mas, ó! Evite utilizar muita água nesse processo. Opte por flanelas secas ou umedecidas.

O que fazer? Se você comeu carne e depois reparou que havia nela ovos de mosca, é provável que tenha ingerido alguns ovos de mosca varejeira. O que deve fazer, imediatamente, é procurar um médico, que provavelmente irá receitar alguns vermífugos para expulsar as larvas que já possam ter eclodido dos ovos.

Isso ocorre porque as larvas têm uma bactéria no sistema digestivo que tem a capacidade de decompor alguns tipos de polímero. Outra pesquisa, realizada na Polônia, analisou a capacidade do bicho-da-farinha de degradar outros tipos de plástico.

Suas larvas viram comida para aves de cativeiro, rãs, sapos, que, atualmente, estão em falta no mercado e chegam a custar mais de R$ 500 em vendas diretas pela internet. Além deste uso, pesquisas estão desenvolvendo outros produtos com o tenébrio, como ração animal, suplementos e biofilmes.

A pele da larva, denominada exoesqueleto, é quitinosa e não acompanha o desenvolvimento da larva, sendo substituída por até quinze vezes antes que essa se torne uma pupa, em um processo chamado ecdise. A duração da fase larval é de aproximadamente 90 dias e uma larva pode atingir 3 cm de comprimento e 1 g de peso.

Despeje uma camada de 2,5 cm de aveia no fundo de cada recipiente de plástico. Isto servirá de cama e comida para as larvas durante todo o seu crescimento. Coloque algumas fatias de legume dentro de cada recipiente. Você pode usar qualquer tipo de fruta ou legume, como aipo, alface, batatas ou maçãs.

Farinha de trigo: 75 fragmentos de insetos a cada 50 g.

Os carunchos, também chamados de gorgulhos, são pequenos besouros que costumam colocar os ovos diretamente no alimento e para isso acabam perfurando as embalagens, podendo também infestar uma ampla gama de produtos.

Para utilizar a água sanitária contra larvas e mosquitos, o melhor é dilui-la em água, na mesma proporção, e despejar sobre as larvas. Caso elas estejam dentro do saco de lixo ou da lixeira, basta fechar o saco ou o recipiente para que elas se sufoquem com o produto.