Porque dá empate no jogo de xadrez?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

No xadrez convencional existe uma regra que determina o empate quando ambos os jogadores repetem suas mesmas ações uma certa quantidade de vezes. Pois entende-se que a situação entrou em uma espécie de looping, e não haverá avanços dali.

Empate. Uma partida de xadrez pode terminar em empate, dadas algumas situações: Rei afogado: nessa situação o Rei encontra-se encurralado em uma posição da qual não consegue sair, pois nenhum lance é legal. É semelhante ao xeque-mate, exceto pelo Rei não estar em xeque.

Nas regras do xadrez moderno, um enxadrista não perde automaticamente quando fica com o Rei solitário e pode continuar jogando. Entretanto, um Rei solitário não pode dar xeque e muito menos xeque-mate, limitando-se portanto a buscar uma situação de empate.

No caso de empate
Caso uma partida termine empatada será realizada a disputa por pênaltis.

Este artigo usa notação algébrica para descrever movimentos de xadrez. Sob a regra dos 50 lances no xadrez, um jogador pode pedir um empate se nenhuma peça foi capturada e se nenhum peão foi movimentado nos últimos 50 movimentos consecutivos (50 movimentos de cada lado).

Empates acontecem em menos de 25% das partidas
E a base disso está nas estatísticas. Um pouco menos de 25% das partidas em todo o mundo terminam com resultado de igualdade. Se pegarmos os números dos campeonatos mais importantes, a média de jogos que chegam ao seu final sem vencedor fica em torno de 22 e 23%.

Empate, no conceito desportivo, é quando alguma equipe permanece igual com outra equipe nos quesitos que determinam a vitória.

O Rei pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez, desde que o movimento não seja para uma casa ameaçada por uma peça adversária. O rei também pode capturar qualquer peça adversária, desde que a mesma não tenha outra peça defendendo-a.

O reiEditar
O rei pode capturar qualquer peça adversária, desde que ela não esteja protegida. A captura se dá da mesma forma que o movimento: a peça tem que estar em uma casa vizinha ao Rei, seja na mesma linha, na mesma coluna, ou na mesma diagonal.

Quando o Rei está sendo atacado, dizemos que ele está em Xeque. O Rei é a única peça que não pode ser capturada. Quando ele está em Xeque, é obrigado a sair dessa posição de ataque. Movendo-se, capturando a peça que está atacando, ou interceptando o ataque, colocando uma peça na frente.

Não é permitido deixar ou colocar o seu próprio rei sob ataque, nem capturar o rei do oponente. 1.4.2 O oponente cujo rei sofreu xeque-mate perdeu a partida. 1.5 A partida está empatada se resultar numa posição em que nenhum dos jogadores tem possibilidade de dar xeque-mate no rei do oponente (veja Artigo 5.2.2).

Um jogador pode propor um empate em qualquer momento da partida, desde que seja sua vez de jogar. Se o jogador adversário aceitar a oferta, o jogo termina empatado. Se o jogador adversário recusar o acordo, a partida segue normalmente e aquele jogador que propôs o empate não pode mais fazê-lo até o fim do jogo.

peão

O peão é a peça mais fraca do xadrez, mas quando atinge a última linha deve obrigatoriamente ser promovido a uma peça da mesma cor.

Cavalo: movimenta-se sempre em "L",ou seja,duas casas para frente e uma para a esquerda ou direita. O cavalo é a única peça que pode pular sobre as outras, tanto as suas quanto as adversárias.

Se as equipes empatarem em 0x0, nenhuma delas fará ponto algum. Caso o empate seja com gols (1x1, 2x2...) aí cada uma das equipes faria sim um ponto, pelo empate. Havendo vitória, o vencedor leva os mesmos 3 pontos, como ocorre atualmente.

Conforme o regulamento da Fifa, a Copa do Mundo de 2022, assim como suas antecessoras, tem prorrogação para definir um jogo que termine os 90 minutos (mais acréscimos) com o placar empatado, até mesmo na final, caso necessário. Essa regra é válida em partidas de mata-mata.