Porquê da chulé no chinelo?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Por que alguns chinelos dão chulé, apesar de o pé permanecer descoberto? Porque os calçados produzidos com materiais sintéticos, como borracha e plástico, tendem a concentrar mais o calor e a umidade e, consequentemente, aumentar o mau cheiro.

Suor + pele morta + bactérias
Como a meia e o calçado não deixam os pés ventilarem, o odor se intensifica. Quanto mais suor e mais tempo com os pés dentro de sapatos fechados, mais as bactérias se reproduzem e o odor piora.

Mas porque chinelo da chulé? Porque sapatos feitos de materiais sintéticos, como borracha e plástico, tendem a concentrar mais calor e umidade, o que pode aumentar odores que desagrada.

Lave sempre bem os pés.
No caso de pessoas que apresentam chulé, é recomendado o uso de sabonetes antissépticos. Outro ponto importante é lembrar-se sempre de lavar bem entre os dedos. Fazer, uma vez por semana, a esfoliação das áreas espessadas dos pés. Essa esfoliação pode ser feita com uma lixa e após o banho.

Bicarbonato de sódio
A primeira dica é como tirar o cheiro de chulé do tênis com bicarbonato de sódio. Você pode espalhar um pouco dessa substância no interior do tênis e deixar agir durante a noite. No dia seguinte, retire-a e use um pano seco para finalizar a limpeza. Pronto!

Banho de bicarbonato de sódio e limão: Coloque 1/4 de xícara de bicarbonato em uma bacia e acrescente 8 copos de água morna. Adicione o suco de um limão e mergulhe os pés. Deixe-os de molho por 20 minutos, lave os pés com agua corrente e sabão para evitar manchas do limão e depois seque-os com uma toalha.

Bons produtos para lavar chinelo branco são:

  • bicarbonato de sódio e vinagre branco.
  • pasta de dente e Limpador Multiuso Ypê

Ter chulé ou aquele cheiro de desodorante vencido não é falta de higiene, é uma quantidade maior de um tipo de bactéria que causa o odor. O cheiro ocorre porque essa bactéria solta uma substância no final do metabolismo. Sapatos fechados, com meia e pés úmidos propiciam o surgimento de bactérias e fungos.

Apesar de não ser comum, o uso eventual de calçados de outras pessoas possibilita a transmissão do chulé. Isso porque o problema é causado por bactérias, o que permite essa situação. Muitas vezes não conseguimos eliminar completamente o odor dos sapatos, mesmo após lavagem.

Desde manter os calçados limpos até os pés limpos e arejados, existem várias maneiras bem simples e cotidianas de como evitar o chulé.

  1. Invista em sapatos abertos. ...
  2. Limpe constantemente os calçados. ...
  3. Considere os talcos e antitranspirantes. ...
  4. Higienize os pés adequadamente. ...
  5. Escolha as meias certas.

Continue a leitura e descubra como eliminar o chulé da sua rotina!

  • Higiene é tudo. A primeira e mais importante dica de como eliminar o chulé é bem básica. ...
  • Opte por sapatos de couro. ...
  • Utilize sal ou bicarbonato de sódio. ...
  • Invista em palmilhas especiais. ...
  • Use meias. ...
  • Desinfete meias e sapatos. ...
  • Leite de Magnésia.

Além dos problemas musculoesqueléticos, o uso de chinelo aumenta o risco de lesões em geral, como pisar em vidros, pregos, animais peçonhentos, bem como de se contaminar e desenvolver doenças de pele. Os chinelos são um dos calçados mais populares no Brasil.

O mau cheiro é causado por bactérias e fungos que se alimentam do suor e células mortas encontradas nessa região e expelem gases, esses que caracterizam o mau odor. E isso acontece tanto com homens quanto com mulheres. Entretanto, a incidência de chulé costuma ser mais alta nos homens.

Utilize os produtos certos. O detergente neutro, o limpador multiuso e o sabão líquido são as melhores opções de materiais de limpeza para lavar tênis. Por não serem muito abrasivos, não retiram a cola, nem danificam o material. Nos tênis brancos também pode ser usado o alvejante, desde que ele não tenha cloro.

Parece exagero usar chinelo no banho, mas não é. O calçado, ainda que deixe os dedos de fora, age como uma barreira entre o pé e o piso úmido do chuveiro e, para quem mora com pessoas que sofrem com micose, o chinelo atua como um fator de proteção contra esses fungos.

Misture um pouco de detergente neutro, duas colheres de água oxigenada e 10 ml de vinagre branco de álcool em um recipiente. Em seguida, use uma escova para espalhar e esfregar a mistura sobre o chinelo. Deixe agir por alguns minutos e enxágue. Por fim, deixe o seu chinelo secando em um local bem arejado e à sombra.

Em um pote ou recipiente próprio para produtos de limpeza, coloque 2 colheres de sopa de água oxigenada 40 volumes, 2 colheres de sopa de detergente neutro e ½ de colher de sopa de vinagre branco.

O problema é agravado pela falta de higiene, que leva à proliferação de bactérias e fungos. O suor excessivo também pode estar relacionado a doenças como hipertireoidismo, diabetes, obesidade ou doenças de pele ou das unhas. Alguns alimentos contribuem para o aparecimento do chulé, pois modificam a composição do suor.

Algumas doenças cujo odor podemos sentir

  • Cólera: Cheiro adocicado de fezes.
  • Pneumonia: Respiração cheiro de podre.
  • Fenilcetonúria: Suor e urina mofada.
  • Envenenamento por arsênico: Cheiro de corpo untado com alho.
  • Diabetes: Urina e respiração com cheiro de frutas.
  • Escorbuto: Suor putrefato.