Porque dá câimbra na batata da perna à noite?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Alterações dos níveis de cálcio ou magnésio são causas mais comuns de câimbras do que a falta de potássio”, explica o Dr. Daniel Benitti.

A cãibra pode ser tratada com uma compressa fria ou quente. Além disso, é possível fazer um alongamento do membro afetado, para diminuir a intensidade da dor. Por exemplo, se a panturrilha estiver com cãibras, você pode puxar o pé para cima com a mão para alongar o músculo da panturrilha.

As cãibras estão entre as principais queixas de dor na panturrilha e são causadas pela contração muscular involuntária. Elas são mais frequentes após a prática de atividades físicas intensas e de noite, durante o sono. Após os episódios de contrações, a batata da perna pode ficar dolorida e inchada.

Nesse grupo, recomenda-se um programa de alongamento 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo. A suplementação com magnésio pode eliminar até 90% das câimbras noturnas.

Outra dica é tomar chá de Camomila, Capim-limão ou Erva-cidreira antes de dormir. É importante destacar que o consumo de alimentos ricos em potássio, cálcio, sódio e magnésio devem ser consumidos de forma equilibrada. Se as dores persistirem o indicado é procurar um especialista.

Abacate

Abacate contém mais potássio que a banana, o que é bom para cãibra. A fruta mais famosa por conter potássio é a banana (cerca de 360 mg em uma banana prata).

3. O que fazer durante uma crise?

  1. Relaxar a área da câimbra. Como o espasmo ocorre em função de uma contração muscular, como já foi dito, o relaxamento da área já minimiza a dor. ...
  2. Massagear a área com gelo. ...
  3. Hidratar-se com água ou isotônicos.

Segundo o especialista, a desidratação é uma das causas para o acontecimento das câimbras, pois a falta de água deixa as fibras musculares e dos tendões mais sujeitos aos espasmos. Outro motivo é deficiência de sódio, potássio e magnésio na alimentação.

Busque ajuda médica quando notar os seguintes sintomas: Dor, inchaço e rigidez em uma das pernas; Dor intensa que surge de forma repentina e afeta as panturrilhas; Sensação de queimação, vermelhidão e inchaço em uma das pernas.

Sintomas de TVP Dor na perna e rigidez da panturrilha. A dor na panturrilha pode causar dificuldade para andar. Também podem ser observados sensação de calor e um aspecto ligeiramente azulado ou avermelhado da pele. Inchaço agudo da panturrilha ou da perna toda (na maioria dos casos unilateral).

As câimbras podem ser desconfortáveis e dolorosas, mas geralmente são inofensivas e podem ser tratadas com medidas de autocuidado. Manter-se hidratado, adotar uma dieta equilibrada, praticar exercícios regulares e gerenciar o estresse são algumas das maneiras de prevenir e aliviar câimbras.

Qual a melhor pomada para câimbra? Pomada Calminex H 20g é indicada para tratamento sintomático de dores nas articulações e músculos resultantes de contusões, torções, estiramentos, torcicolos, traumatismos e câimbras. Também pode ser utilizado no tratamento de sintomas da nevralgia.

O diabetes tem tratamento, mas a dor da neuropatia diabética, consequência de glicemia elevada por anos, é de difícil solução. Ela diminui a sensibilidade nas pernas, provoca dormência e câimbras e é seguida da dor localizada causada por alterações nas fibras nervosas das extremidades.

As câimbras noturnas acometem quase 50% das pessoas com idade superior a 50 anos, sendo que a maioria apresenta o problema em média três vezes na semana, o que causa um prejuízo muito grande na qualidade de vida. “Associa-se muito o potássio com as câimbras.

A suplementação com magnésio pode eliminar até 90% das câimbras noturnas e fazer o alongamento antes de dormir também contribui para diminuir a ocorrência das crises”, relata.

A pesquisa observou que o uso do monohidrato de magnésio foi mais eficaz na redução da incidência de câimbras noturnas do que o placebo.

Recomenda-se comer uma banana por dia. Oleaginosas como amêndoas e castanhas são ricas em magnésio e também em potássio, dois dos minerais que, quando em falta no organismo, podem ajudar a causar as cãibras.

Dessa forma, comer uma banana antes ou durante os exercícios pode ajudar a prevenir ou cessar a câimbra principalmente se a causa for a falta de energia.