Porque Cronos matou Urano?

Perguntado por: adias . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

Sabendo que um dia um de seus filhos tomaria o poder, Urano passou a odiá-los, mantendo-os presos no interior de Gaia. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Certa vez Gaia pediu a seu filho Cronos que a ajudasse, então Cronos castrou violentamente seu pai Urano.

Esse titã comandava o Universo desde que havia se rebelado e lutado contra o próprio pai, chamado Urano. Após derrotar seu pai, Cronos recebeu a profecia de que um de seus filhos se levantaria contra ele. Por causa dessa profecia, Cronos decidiu devorar todos os seus filhos, Héstia, Hera, Deméter, Hades e Poseidon.

Para isso, escondeu Zeus para que ele pudesse derrotar o pai. E assim foi feito. Com a ajuda dos seus tios, titãs, ciclopes e hecatônquiros, Zeus derrotou Cronos em uma luta de 10 anos, que lhe tirou trono e fez com que ele vomitasse todos os filhos.

Primeiramente, HADES nunca foi banido do Olimpo. Sua condição de senhor do mundo inferior foi uma imposição do “destino” (nem mesmo um deus poderia contrariar o destino). Ele aceitou o que as Moiras tinham determinado e foi cumprir seu papel no mundo subterrâneo.

Segundo a tradição clássica, Cronos simbolizava o tempo e por isso Zeus, ao derrotá-lo, conferira a imortalidade aos deuses.

Zeus e seus irmãos conseguiram derrotar Cronos, após uma guerra que durou dez anos – conhecida como “Titanomaquia”. O titã foi expulso para o Tártaro, uma região de grande caos e tormento, e Zeus e os demais deuses ganharam o dom da imortalidade ao derrotarem Cronos, já que este era tido como o “senhor do tempo”.

Urano, filho e esposo de Gaia, personificava o céu. Do seu relacionamento com Gaia nasceram doze titãs, ciclopes e Hecatônquiros. Sabendo que um dia um de seus filhos tomaria o poder, Urano passou a odiá-los, mantendo-os presos no interior de Gaia.

Ela enganou Cronos ao enrolar uma pedra em um pedaço de pano e dando a ele como se fosse Zeus para ser comido, a qual o deus do Tempo engoliu e não percebeu essa troca feita por sua esposa.

Zeus, com a ajuda dos irmãos e dos titãs, expulsou Cronos do Olimpo e governou como o rei dos deuses gregos. Como tinha derrotado o pai Cronos, que simbolizava o tempo, Zeus tornou-se imortal, poder estendido também aos irmãos. Curiosidades mitológicas: - Na mitologia romana, Cronos é conhecido como Saturno.

De acordo com a mitologia grega, Urano seria o deus do céu e esposo de Gaia, deusa da terra. Da sua união teriam nascido os seis Titãs, os três Ciclopes, as seis Titânides e os três Hecatonquiros.

Hades

Reside e governa o lugar mais sombrio da Terra, para onde vão as almas dos mortos. Dono de uma personalidade impiedosa, Hades era repugnante, insensível, monstruoso e poucos tinham coragem de pronunciar seu nome. Assim, na mitologia grega ele é considerado o mais temido dos deuses.

Ares

Deus da guerra, do combate e das lutas. Cruel, sanguinário e agressivo. Ares podia não ser o mais amigável dos deuses do Olimpo, mas mesmo assim era um dos mais cultuados entre os gregos.

Segundo a mitologia grega, Cronos, deus do tempo, devorava os próprios filhos para que nenhum deles pudesse um dia roubar-lhe o trono. Salvo pela mãe, Réia, Zeus conseguiu escapar ao trágico destino que o aguardava, vindo posteriormente a destronar o pai e a tornar-se rei dos deuses.

Hades e Perséfone tiveram três filhos: Melinoe, deusa dos fantasmas, pesadelos e da loucura; Zagreu, deus da religião órfica; e Macária, considerada a deusa da morte abençoada. No entanto, a deusa foi traída por Hades por duas vezes.

Frio e severo, não teve muitas outras características ligadas ao seu nome simplesmente pelo medo do povo em pensar muito sobre ele e atrair sua atenção. Como era o único deus a não viver no Olimpo, raramente deixava seu reino para visitar outros lugares.

Hacquard registra que Hades permaneceu fiel à esposa Perséfone, salvo em duas ocasiões: a primeira quando teria se deixado enamorar pela ninfa do Cócito, Minta; perseguida pela rainha Core, foi transformada pelo deus em menta. A segunda teria sido o amor por uma oceânida.

Zeus foi a principal divindade da religiosidade da Grécia Antiga, sendo o deus dos céus, do raio e do trovão. Era filho de Cronos e Reia, e tornou-se senhor dos homens e dos deuses depois de resgatar seus irmãos do ventre de seu pai e liderar uma guerra contra os titãs. Ficou marcado por ser infiel a sua esposa, Hera.

Continuar lendo Quem matou Urano?