Porque cremar depois de 72 horas?

Perguntado por: upadilha . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Por isso, a recomendação é que o corpo seja submetido ao procedimento após 72 horas do óbito. Budismo — recomenda a cremação para todos os fiéis, pois, acredita que o ato de cremar é desapegar-se por completo do mundo material, libertando-se do sofrimento e da vida terrena.

Antes de iniciar o procedimento ou solicitar o serviço à funerária, você precisa cumprir alguns pré-requisitos. Primeiro, é preciso esperar pelo menos 24h após o óbito para cremar o corpo. Essa regra é implementada pela legislação brasileira.

Espiritismo — os espíritas acreditam que os laços entre o espírito e o corpo se desafazem lentamente. Por isso, a recomendação é que o corpo seja submetido ao procedimento após 72 horas do óbito.

O processo de cremação tem início com o armazenamento dos restos mortais em câmara fria por no mínimo 24 horas. Após esse período o corpo e a urna funerária (caixão) são incinerados a uma temperatura de 850ºC a 1.200ºC (Graus) em um dos fornos crematórios.

A bíblia não aborda diretamente o tema cremação. O Velho Testamento não proíbe que um corpo humano seja queimado. Também não aplica maldição ou julgamento a uma pessoa cremada. Até há citações de ossos humanos sendo queimados.

6 - É necessário de um caixão para cremação
O corpo deve ser incinerado juntamente com um caixão denominado de ecológico, são retirados os vidros, as alças e os metais.

A pessoa que optar pela cremação pode ter sim um velório, antes do corpo ser levado para a câmara fria e posteriormente para o forno que será cremado as pessoas podem se despedir do seu ente querido e prestar as suas últimas homenagens em seu velório, então, se a pessoa tiver essa vontade ela pode sim ter um velório ...

Morte violenta
O principal fator de impedimento é a causa da morte. Acontece que, se for violenta, ou seja, se tiver ocorrido por conta de homicídio, suicídio, acidente de trânsito ou a causa ainda for suspeita, a cremação é proibida judicialmente. Dessa forma, fica proibida a redução do corpo a cinzas.

No islamismo ser cremado é pecado. Para os seguidores, ela é totalmente proibida. Eles acreditam que essa é uma despedida impura. A crença é que para completar o ciclo da vida, o corpo precisa retornar ao solo.

Afinal, como decidir entre cremar ou enterrar um ente querido? A verdade é que não existe certo ou errado entre cremar ou enterrar uma pessoa. As duas opções são maneiras dignas de dar adeus a alguém que amamos. Dessa forma, é importante que esta decisão não seja tomada de forma precipitada.

Há religiões que dizem que o espírito fica 24 horas no corpo e que, por isso, deve-se esperar esse tempo para o enterro. Mas a origem da tradição da espera mínima de 24 horas pode ter a ver com uma doença que a faz a pessoa parecer estar morta sem estar, a catalepsia patológica.

Quem tem marca-passo, próteses ou pinos não podem ser cremados. MITO. Todos podem ser cremados, mas é necessário uma declaração alertando a existência de tais, pois é preciso fazer a retirada. Não se pode cremar quando o óbito foi morte violenta.

Confira os valores abaixo

Nome ServiçoValor Serviço
Declaração de CremaçãoR$ 267,47

Contudo, sem envolver questões religiosas, optar pela cremação é uma escolha ecológica e o meio ambiente agradece. Espiritualmente falando, o principal significado da cremação é se desfazer do plano material para ser bem recebido no novo caminho espiritual.

5-6 dias: Os gases incham e formam bolhas na pele do abdômen. 2 semanas: O abdômen fica completamente inchado acumulando gases. 3 semanas: Os tecidos se tornam moles, os órgãos vazam os gases e as unhas caem. 4 semanas: Os tecidos moles começam a liquefazer e o rosto se torna irreconhecível.