Porque coruja significa morte?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Os sumérios acreditavam que a coruja estava associada à morte. Já, no Egito, a alma que deixava o corpo era representada por uma coruja, e até mesmo na representação do deus Hórus uma coruja foi usada. Os antigos gregos e romanos consideravam-na um símbolo de má sorte e portador de infortúnios.

Os romanos acreditavam que a coruja trazia má sorte e seu canto anunciava que alguém iria morrer. Muitos ainda dizem que ela traz azar quando sobrevoa a casa. Mas os índios garantem que dá sorte.

O urutau ou “mãe-da-lua”, é um pássaro que carrega muitas superstições devido às lendas que o cercam. Muitas pessoas acreditam que a ave é sinal de mau agouro ou má sorte e que a mesma “anuncia a proximidade da morte”. O urutau protagoniza diversos contos e crendices do folclore brasileiro e da mitologia sul-americana.

"Se olhar diretamente nos olhos de uma coruja, ela vai te bicar!" Você já ouviu essa "Ideia de Girino"? Muitas pessoas acreditam que por apresentarem esses olhos grandes, garras, um bico curvo e essa face aparentemente sem muitas expressões; as corujas são animais que estão sempre de prontidão para um ataque.

Coruja é a ave soberana da noite. Para muitos povos a coruja significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem. A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo.

RIO - No interior do Pará, quando uma coruja voa piando sobre uma casa, a primeira reação de muitas pessoas é atirar pedras. A violência é respaldada por uma lenda, segundo a qual, quando a ave passa tão perto, é sinal de que um morador dali morrerá. Enganam-se: a pobre, na verdade, só pia porque vai copular.

A coruja, por exemplo, tem muita procura por gente que gosta de ambientes mais sóbrios, que gostam de leitura e reflexão. A compra desses objetos também pode significar o que a pessoa deseja, como a sabedoria que a coruja retrata. E o sapo também é bem conhecido por trazer sorte", diz a lojista.

Acredita-se que quando esta coruja passa sobre a casa ou pousa no telhado e da um piado, alguém que mora nesta casa morrerá.

Coloque comida de roedores em seu quintal (tais como milho e grãos) para atraí-los. O motivo é que as corujas são suas predadoras. Se não tiverem uma fonte de comida, não terão motivos para morar em sua propriedade. Evite usar pesticidas e venenos na área.

Acauã

Acauã: a ave do mau agouro
Ao contrário disso, a espécie é conhecida como uma ave que dá azar. Seu canto já foi interpretado como “Deus quer um” e, com isso, acredita-se que quando canta, ela anuncia a morte de quem a escuta (versão do Espírito Santo) ou a morte de um desconhecido (versão de Minas Gerais).

A maioria das corujas se abriga em cavernas ou galhos de árvores durante o dia. Algumas espécies, como a buraqueira, escondem-se em buracos e tocas cavadas no chão. Outras ainda utilizam como “dormitório” torres de igrejas, telhados e forros de casas velhas.

As aves habitualmente observadas pelos videntes eram o abutre, a águia, a coruja e o corvo. Por esse motivo, estão geralmente associadas a conotações pouco simpáticas.

cuco-jacobino

Como o cuco-jacobino anuncia as monções
Uma dessas histórias é sobre o pássaro Chataka ou cuco-jacobino. Existe uma lenda de que esse pássaro vive muitos meses sem água e, quando tem muita sede, chama as nuvens que trazem a chuva. Segundo a lenda, o pássaro só bebe a água enquanto ela está caindo, e nunca do chão.

Ela é citada apenas cinco vezes no livro sagrado do cristianismo, sempre com pouco destaque e em meio aos nomes de outros animais. Podemos dizer, portanto, que, segundo a religião cristã e suas relacionadas, como judaísmo e islamismo, a coruja não tem nenhum significado.

Movendo a cabeça para um lado e para o outro, as aves podem ter uma visão mais ampla de onde se encontram. No caso das corujas, essa agilidade serve para compensar o fato de os olhos delas – grandes, mas quase imóveis – oferecerem um campo visual muito limitado.

As corujas são animais, em sua maioria, de hábitos noturnos. São aves predadoras e estão muito adaptadas à caça em ambientes onde a luminosidade é escassa. Apresentam uma visão muito acurada, e, apesar de enxergarem em locais com pouca luz, não são capazes de enxergar em situações de ausência total de iluminação.

“Em caso de animais que não estão machucados ou oferecendo riscos para si mesmo e/ou população, a orientação é para que as pessoas aguardem o animal se sentir seguro para sair, por conta própria, do local em que foi encontrado.

As corujas normalmente não gostam de barulhos altos quando estão caçando. Tente amarrar latas de alumínio em um cordão e bater nelas da cozinha ou da varanda para afastar a ave. Outra opção é construir uma matraca de madeira com dois pedaços de 50 cm de comprimento para fazer um barulho enorme ao batê-las.

Na natureza, as corujas descansam durante o dia nas árvores e à noite saem pra caçar. Já no futebol, há uma expressão de que elas dormem no encontro entre a trave e o travessão.

Dia 04 de agosto

Por isso, no Dia 04 de agosto celebra-se o Dia da conscientização pelas corujas, com o objetivo de alertar a respeito da contribuição de mais de 220 espécies de corujas para o equilíbrio ambiental.

As fêmeas geralmente são maiores do que os machos. A expectativa de vida é, em média, de 15 anos a 20 anos.