Porque cortar os dentes dos leitões?

Perguntado por: ubarros . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

A remoção do dente dos leitões é uma prática rotineira empregada na suinocultura moderna realizada com o objetivo de reduzir a incidência de lesões cutâneas na face dos leitões e nos tetos das matrizes.

Na suinocultura industrial, a caudectomia (corte da cauda) é uma prática de manejo de rotina e utilizada há muito tempo. Realiza-se nos leitões ainda nos primeiros dias de vida (geralmente no terceiro dia) e consiste no corte de apenas uma parte da cauda, o terço final.

Esses dentes devem ser cortados bem rentes à gengiva; ao cortá-los, devemos tomar o cuidado de não ferir a gengiva e nem a boca do leitão. A finalidade dessa prática é evitar acidentes que podem colocar em risco a porca e o próprio leitão. Outra medida necessária é a pesagem dos leitões.

Manejo inadequado da matriz. Falta de Higiene. Intervenção no parto. Presença de pessoas estranhas no momento do parto.

Segundo o professor de português Hudinilson Urbano, o termo leitão deriva de leite, "uma vez que se tratam de filhotes que estão na fase de 'mama'", justifica. No ano de 1059, foi registrada a forma leitones em Portugal (segundo Dicionário Etmológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado).

Ração inicial: A ração inicial pode ser fornecida a partir dos 49 dias de idade para leitões desmamados com 21 dias, ou 15 dias após o desmame para leitões desmamados com 28 dias ou mais.

Leitões desmamados na mesma idade acima, ficam na creche durante 14 a 15 dias, enquanto comem ração Pré-Inicial, por volta de 34 a 36 dias de idade e pesando aproximadamente 10 a 12 Kg, são transferidos para uma creche no chão, onde ficarão até 70 dias de idade.

Separação dos animais que estão praticando o canibalismo; Oferecer brinquedos nas baias, como: correntes, pedaços de madeira, cordas, pedras de sal ou cocho acessório de ração.

A caudofagia é um comportamento anormal, caracterizado pela mordedura da cauda de outro suíno. É uma resposta ao tédio, à estimulação insuficiente e à frustração, em conjunto com outros fatores negativos que podem aumentar os níveis de stress dos animais.

O colostro é essencial para a sobrevivência e crescimento dos leitões recém-nascidos (Figura 1) porque é sua única fonte de energia e também fornece imunidade passiva da mãe por meio da transferência de imunoglobulinas.

A água deve ser fornecida à vontade aos leitões, desde o primeiro dia. Com uma semana de vida, os leitões devem começar a receber ração pré-inicial. A castração dos leitões machos, destinados ao abate, deve ser realizada entre o 7º e 14º dia após o nascimento. No entanto, deve ser rápida e higiênica.

A castração dos leitões deve ser feita, pois a carne suína proveniente do animal não castrado emite odores muito fortes quando cozida, desestimulando seu consumo. Sabe-se que a castratação não é agradável ao animal. Além disso, ter que castrar um plantel suíno inteiro significa mais trabalho para o produtor.

O leitão nasce com oito dentes: quatro caninos e quatro incisivos.

Têm 44 dentes, dentre os quais, caninos curvos e incisivos inferiores alongados, formando uma pá; patas curtas com quatro dedos revestidos por cascos, cabeça de perfil triangular e focinho cartilaginoso.

O Livro Sagrado, nas lições do Maior dos Mestres, em Mateus 7:6, ensina: “Não deem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os desperdiçarão”.

A castração de leitões de uma semana é realizada para evitar o odor desagradável na carne suína e nos produtos suínos.

9 A carne das porcas é consumida. Há uma preferência por aquelas que não tenham tido muitas crias, e de modo algum podem ser abatidas quando estão no cio. 10 Esta é a modalidade requerida na produção industrial.

Esses animais vivem uma média de 20 anos e podem pesar mais de 100 kg.

Quando o porquinho está ainda em idade de mamar, ele se chama leitão, que vem de “leite”, que é o alimento que a Mamãe Porca lhe dá.

Duroc

Em primeiro lugar, os Duroc são muito precoces. Em segundo lugar, eles têm alto ganho diário simplesmente irrealista – 750 a 950 gramas. Assim, com a idade de seis meses, eles conseguem atingir um peso de 100 kg, com um grande teor de gordura nesse ganho. Na idade adulta, o peso do atinge cerca de 330-370 kg.