Porque comer só a clara e não a gema?

Perguntado por: udomingues . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

As claras dos ovos são desses ingredientes enaltecidos por quem quer trincar os músculos. Utilizar só essa parte do alimento seria vantajoso porque ela proporciona um bom montante de proteínas – a principal matéria-prima de bíceps, tríceps e afins–, e ainda contém poucas gorduras.

Você pode comer quantas claras quiser, mas nunca deve comer sem fome. A proteína do ovo vai ajudar a segurar a fome por mais tempo e a batata, carboidrato puro, vai fornecer energia imediata para o corpo continuar funcionando.

Valores Nutricionais Clara x Gema Bom, é um fato que a clara contém menos calorias, menos colesterol e menos gordura, porém, a gema é sim uma fonte rica de diversos nutrientes e se utilizada corretamente na sua dieta, pode sim não só fazer bem, como te ajudar a alcançar resultados melhores.

“Por isso, a ingestão de clara é mais liberada. É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.

Quando falamos em gases, lembramos daquele cheiro forte e característico de enxofre associado ao consumo de ovo. De fato, a proteína presente na clara do ovo possui enxofre em sua composição.

Então, sem mais delongas, comer ovo diariamente não faz mal à saúde. Juntamente com uma alimentação equilibrada pode até trazer vários benefícios para o organismo. Por exemplo, ajudar a controlar o colesterol, favorecer o ganho de massa muscular ou prevenir doenças nos olhos.

A clara de ovo é uma grande fonte de albumina, proteína que ajuda a regenerar as fibras musculares e estimula a produção de colágeno. Ela também contém vitaminas, como A e E, além de zinco e selênio.

Posso comer ovo todos os dias? Sim, você pode comer ovo todos os dias. Ele é considerado um dos melhores alimentos do mundo, devido ao seu alto valor nutricional. O ovo é composto por proteínas bem aproveitadas pelo organismo, vitaminas, minerais e gorduras, incluindo o colesterol.

Muito da escolha se deve a crença do ovo vermelho ser mais nutritivo. De acordo com a nutricionista esportiva Paula Barbosa, o debate é lenda. “Não existe diferença entre o ovo branco e o ovo vermelho, o valor nutritivo dos dois é o mesmo. A única diferença nutritiva está entre ovo de granja e o ovo caipira”, afirma.

Muita gente acha que o ovo é remoso, mas, em sua composição, ele não tem muitos dos itens que provocam a reima. Além disso, é um alimento natural. O ovo pode apresentar um pequeno grau de reima, mas sabe-se que as proteínas existentes no ovo ajudam na recuperação, pois são base para a regeneração dos tecidos.

A principal proteína do ovo é a albumina, que fica na clara. Ela é responsável pelo transporte de nutrientes e pela distribuição de água nos compartimentos do corpo. Aliás, engana-se quem pensa que somente as claras são ricas em proteínas. A gema também contém esse nutriente em boas quantidades.

Toda refeição é importante, porém o dito popular é que o café da manhã é primordial, afinal, é o momento que você quebra o jejum. Incluir ovos na sua refeição matinal pode ser uma ótima opção, pois eles podem tornar a sua alimentação mais saudável e, ainda, ajudar a alcançar alguns objetivos.

Existem três momentos em que se aconselha a tomar a clara em pó: ao acordar, depois do treino e antes de deitar. No entanto, dependendo de suas necessidades, pode ser recomendado o uso em 2 ou até 3 horários.

Albumina: para que serve? Em linhas gerais, a albumina tem como principal finalidade contribuir para o ganho de massa muscular. Isso se dá justamente pelo elevado valor proteico.

Isso porque, conforme o pesquisador da área da nutrição, Kris Gunnars, os gases e o inchaço são considerados sintomas comuns da intolerância ou alergia ao ovo. “Quando você come alimentos aos quais é intolerante, isso pode causar excesso da produção de gás, inchaço e outros sintomas”, explicou o pesquisador.

Basicamente evite os carboidratos, feijão, couve-flor, chocolate, café, leite e alimentos gordurosos. Não abuse de refrigerantes. E tente não deitar logo após a última refeição. Espero ter ajudado.

É isso mesmo! Ao contrário do que se escuta por aí, não há contraindicações para o consumo do ovo — exceto para quem tem alergia a esse ingrediente. Sendo assim, até mesmo pessoas com alterações no colesterol podem consumir ovos.

Resultados. Falando de níveis proteicos, o ovo de codorna é o campeão entre as três opções. Já nas quantidades de lipídeo, eles apresentam-se de certa forma similares, mas o ovo de galinha é o que possui menor teor.