Porque comer doce quando bebe?

Perguntado por: vcaetano6 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Verdade: comer um doce corta o efeito do álcool. Sim! Com o açúcar o corpo funciona mais rápido, ajuda a quebrar o álcool e ainda anima. Dá sensação de bem-estar.

Quando ingerimos álcool, o glicogênio é transformado em glicose e logo depois é eliminado do corpo pela urina. Por isso é muito comum a sensação de total cansaço nas manhãs “pós-bebedeira”. E uma das maneiras mais simples (e rápidas) de recuperar as reservas de energia é por meio da frutose (açúcar oriundo das frutas).

Com o consumo de açúcar nos primeiros anos, as papilas gustativas do bebê ficam viciadas. A criança acaba sempre preferindo o doce e rejeitando outros alimentos! Além disso, o açúcar também ativa determinados neurotransmissores promovendo a sensação de bem-estar, o que também contribui para o vício.

O fato de beber água após comer um doce não tem nenhuma relação com o desenvolvimento da doença, portanto isto não passa de um dito popular. O ideal para manter a saúde é beber muita água independente de comer doces e diminuir a quantidade dos alimentos ricos em açúcar.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Tome apenas uma bebida alcoólica por hora.
Independente de qual seja a sua opção, tente beber apenas uma a cada hora. Isso evitará que você fique bêbado, já que o fígado, em uma hora, é capaz de metabolizar o álcool e extraí-lo para fora do sistema.

Enquanto o açúcar fornece quatro calorias por grama, o álcool oferece sete. Então, o álcool faz engordar quase o dobro do que o próprio açúcar.

Beba água.
Se você estiver muito embriagado e precisar ficar sóbrio rapidamente, apenas pare de beber ou usar drogas imediatamente e tente hidratar-se. A água ajudará a remover as substâncias tóxicas de seu organismo. Jogue um pouco de água fria no rosto, principalmente se você tiver usado algo além de álcool.

Mas, em média, exames de sangue podem detectar o álcool na corrente sanguínea por até 6 horas. Em bafômetros e testes de saliva, a detecção pode durar entre 12 e 24 horas. Na urina, esse período aumenta entre 12 e 72 horas. Já em folículos capilares, o teste pode detectar até 90 dias após o consumo do álcool.

Tente beber um copo d'água para cada bebida alcoólica ingerida. É difícil fazer isso, e você vai fazer bastante xixi, mas tente. A hidratação é fundamental para manter as funções cerebrais adequadas.

Em geral, as bebidas alcóolicas são bem calóricas e têm bastante carboidrato que depois de metabolizado se transforma em açúcar. Então, o consumo também pode trazer o efeito de aumentar a concentração dele no sangue — elevando a glicose.

Leve em consideração que exceder na bebida pode causar sérios danos, como aumento da insulina e da pressão arterial. E que bebidas alcoólicas estão associadas ao ganho de peso, que é um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Hidrate-se com água e sucos naturais
No processo de embriaguez o corpo desidrata, perde muita água. Isso acontece devido ao alto teor diurético do álcool. Aquelas várias idas ao banheiro enquanto você bebe têm um preço. Portanto, para ajudar o seu corpo a se recuperar da ressaca mais rápido, beba muita água.

A Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde recomendam não oferecer doces e açúcar nos primeiros dois anos de vida do bebê. A oferta precoce de açúcar prejudica a saúde da criança e proporcionando um aumento do risco de sobrepeso, obesidade, diabetes e cáries.

A oferta precoce de açúcar prejudica a saúde da criança, proporcionando um aumento do risco de sobrepeso, obesidade, diabetes e cáries.

Para os especialistas, não é recomendado utilizar sal na comida dos pequenos, grandes quantidades poderiam resultar em uma sobrecarga nos rins, ainda imaturo, das crianças e aumentar o risco de pressão arterial no futuro.