Porque comer doce dá prazer?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Ela interage também com uma via do nosso cérebro chamada mesolímbica, que é o centro de recompensa do cérebro. Quando o açúcar age nessa via, é capaz de aumentar a produção de dopamina, uma molécula relacionada popularmente como “molécula do prazer”, nos dando maior sensação de recompensa.

Ao ser consumido, o açúcar altera o funcionamento da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, fazendo com o que o corpo entenda aquele momento como algo prazeroso e agradável.

Outro motivo porque o açúcar é tão viciante é a DOPAMINA
O açúcar vicia o cérebro porque estimula a produção de um hormônio chamado dopamina que é responsável pela sensação de prazer e bem estar.

São várias as possibilidades de prazer geradas pelos hormônios mais conhecidos como o quarteto da felicidade: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina.

Os alimentos ricos em proteínas e gorduras boas, como carne magra, peixe, ovos, laticínios integrais, abacate, soja e nozes, aumentam a sensação de saciedade, reduzem a fome e ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, o que contribui para diminuir a vontade de comer doce.

Quando consumimos o açúcar, ele ativa no cérebro as regiões que nos dá prazer e sensação de recompensa, portanto, possui propriedades viciantes, o que desperta cada vez mais desejo. Também é secretado a dopamina, hormônio esse responsável pela sensação de bem estar e prazer.

Se a glicose não aumentar, podem ocorrer convulsões, desmaios e inclusive um coma, que poderia terminar com uma morte neuronal.

Segundo especialistas, a droga mais viciante do mundo é a heroína, podendo viciar o indivíduo em apenas 5 doses. Isso se deve ao fato de que o organismo é capaz de apresentar uma alta tolerância à substância, a cada aumento de dose.

Alimentos como o cacau, a aveia, a banana e as nozes, são saborosos, versáteis e ainda promovem o prazer e o bem estar, ajudando controlar a fome e a vontade de comer doces, sendo ótimas opções para não estragar a dieta.

O açúcar refinado pode causar dependência e fazer muito mal à saúde, por isso, o melhor é buscar alternativas para substituir esse alimento. O açúcar refinado é o vilão de toda dieta, pois provoca o aumento de gordura no sangue.

testosterona

Também conhecida como o hormônio sexual masculino, a testosterona é um hormônio produzido pelo organismo masculino e também pelo feminino, só que em uma quantidade menor.

As principais formas naturais de aumentar a produção de ocitocina são:

  1. Contato físico. O contato físico em forma de abraços, massagens, cafunés e carinhos estimulam a produção do hormônio. ...
  2. Praticar boas ações. Ser honesto, generoso ou ter compaixão também conseguem elevar os níveis de ocitocina na circulação sanguínea.

Existem diversas maneiras de estimular a produção de endorfina no corpo: Praticar exercícios físicos: A atividade física é uma ótima maneira de aumentar a produção de endorfina no corpo. Além disso, o exercício também pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, contribuindo para uma sensação geral de bem-estar.

“Reduzir o açúcar melhora a produção de hormônios que combatem as inflamações”, explica Iara Calazans. O consumo exagerado eleva os índices de açúcar no sangue, e consequentemente, exige que o corpo produza mais insulina. A longo prazo e, combinado a outros fatores, esse processo pode levar à diabetes.