Porque colocar Maizena na água do banho do bebê?

Perguntado por: asilveira8 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

É o que acontece com o amido de milho, popularmente chamado de maizena, ele pode ser usado na água do banho do bebê para tratar assaduras, brotoejas e alergias que podem surgir na pele do bebê.

A dermatologista Márcia Purcelli recomenda usar duas colheres de sopa de amido de milho em meia banheirinha de água. Não se deve passar na cabeça do bebê.

Receita para banho
A receita é simples: colocar duas colheres de sopa de amido de milho numa banheira coberta pela metade com água. Colocar o bebê dentro e lavá-lo do pescoço para baixo, principalmente na região torácica. O único cuidado deve ser quando a assadura é causada por fungos.

Para isso, basta adicionar duas colheres de sopa de maizena na banheira com água e lavar o bebê normalmente. Mas caso não desapareçam os sintomas, deve ser consultado o médico pediatra do bebê, para que ele avalie o caso e, se for necessário, recomende os remédios corretos para o devido tratamento.

Camomila, erva doce e até aveia podem ser usadas para criar um banho sensorial para os bebês, uma experiência cheia de aromas, texturas e novas descobertas. O banho do bebê não é só uma rotina de higiene, mas também uma rotina de afeto e fortalecimento dos vínculos familiares.

Uma dica super bacana também para evitar assaduras em bebês, é colocar uma colher de maisena na água do banho. Ela evita também que as dobras do bebê fiquem assadas e meladas se por acaso a mamãe não conseguir secar corretamente.

O amido de milho pode ser utilizado para manter a pele saudável ou contra leves irritações. Aliás, uma pasta feita com ele e um pouco de água alivia queimaduras por conta do sol, coceira devido à picada de insetos ou mesmo assaduras — que ocorrem especialmente em bebês.

Coloque maisena na água de banho do bebê com erupções na pele. O velho conselho da vovó ajuda a aliviar os sintomas da brotoeja; Dê preferência às roupas de algodão que ajudam a absorver o suor; Consulte um médico dermatologista ou pediatra se as lesões características da brotoeja apresentarem sinais de infecção.

– Colocar a boa, velha e famosa Maizena na água do banho do bebê. Se fizer uma pasta de água e Maizena antes de misturar à água do banho dá mais efeito. A quantidade que eu uso é de, mais ou menos, meia xícara de Maizena para um copo de água. Ajuda na amenizar o problema.

Geralmente essa prática é recomendada pelas pessoas mais velhas, que dizem que a cachaça na água do banho ajuda a acalmar e relaxar o bebê. Mas, saiba que essa prática não é recomendada pela SBP, ou seja, é mito.

Pode coçar e pinicar. Tratamento: Para tratar a brotoeja o melhor a fazer é aliviar o desconforto para o bebê, principalmente ao refrescar e secar a área afetada.

Se ele for tomar banho de banheira, misture um óleo de banho à água, ou então um punhado de maisena. Depois do banho, com a pele úmida, aplique um hidratante e reaplique ao longo do dia.

Bebê hipoativo
Bebê hipoativo é o bebê mais quietinho, dorme muito, chora pouco, só vai ao seio se estimular bastante, não suga de modo eficaz, vai ao seio e dorme. Você se identifica com essas características? Esses bebês merecem muita atenção. E acompanhamento de perto.

A melhor hora para dar banho no bebê depende totalmente de você, já que pode fazê-lo em qualquer momento do dia, antes de comer ou quando a casa estiver mais tranquila. Uma boa opção é fazê-lo pela noite, para criar uma rotina, com o banho como sinal de que se aproxima o momento de ir dormir.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.