Porque colocar limão na carne moída?

Perguntado por: abelchior6 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Toque Especial: Para retirar aquele gostinho de carne sebosa, tente adicionar limão na sua preparação vai dar um toque especial e ainda deixar a carne muito mais saborosa. Descongele: Se sua carne moída estiver congelada , espere ela descongelar pois se colocar ela na panela congelada vai ficar com muitos grumos.

Capriche no tempero
O tempero é o segredo de uma boa comida! Para a carne moída, escolha temperos como orégano, manjericão, noz-moscada, molho shoyu e até a canela em pó dá um gosto especial a ela! Experimente!

Porque a carne moída fica com gosto ruim? Nunca lave a carne moída – Carne moída é uma das poucas carnes que não podem ser lavadas e, caso esteja com um odor ruim, o ideal é não consumir. Isso acontece porque a carne moída em contato com líquidos perde sua estrutura, transformando-se em uma pasta.

Ajuda o corpo a se desintoxicar
Mas ele é um importante coadjuvante na desintoxicação do organismo, por possuir fibras alimentares em sua composição – o que também ajuda na saciedade, favorecendo o processo digestivo", revela o nutrólogo.

A nutricionista dá a dica: “Uma colher de sopa de limão espremido em jejum antes das refeições já é suficiente para manter uma boa digestão”. E tem mais: estudos mostraram que a vitamina C aumenta a absorção da vitamina B, encontrada em carnes e verduras.

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira.

Limão endurece a carne – Sim. O limão é ácido e faz com que a carne perca água.

Seja limão, seja vinagre, a carne pode —e deve— receber outros ingredientes para ficar ainda mais saborosa. Segundo Garcez, o ideal é temperar as carnes também com ervas e especiarias, emulsionados com um pouco de azeite de oliva, e deixar marinando por um tempo antes do preparo.

O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor.

Sal, alho, cebola e pimenta costumam ser os temperos-curinga quando o assunto é carne. No entanto, dá para ir além. Existem vários outros temperos que combinam com carnes bovinas, suínas, de frango ou carneiro. São temperos que acentuam seu sabor.

Pra você que acha que tem que lavar carne moída pra tirar o gosto de sangue, saiba que não é necessário – nem recomendado. Para isso, basta levar a carne moída a uma panela, deixando-a ferver por 5 minutos, jogando todo o líquido que sair da carne.

O tamanho e a temperatura da panela também importam na hora de fazer a carne moída. Se o utensílio for pequeno demais, a carne tende a empelotar, já que fica sem espaço para se desmanchar completamente. A panela ainda deve estar bem quente para evitar a liberação excessiva de líquidos.

Chegando com as compras em casa, é comum deixar uma carne fresca para preparar as refeições do dia e do próximo. Portanto lembre-se de que a carne resfriada deve ser consumida no máximo em até 3 dias, ou seja, 72 horas após a compra.

Isso ocorre porque a carne moída é um alimento perecível e pode estragar rapidamente se não for armazenada ou manuseada adequadamente.

O limão possui um alto nível de hesperidina, o consumo regular dessa substância fortalece as paredes dos capilares — que são vasos sanguíneos de diâmetro reduzido. Além disso, faz com que as artérias tenham mais elasticidade, assim evitando a coagulação sanguínea.

Outros benefícios vão desde o combate à febre, hemorragia, obesidade, hipertensão arterial, à fragilidade capital. “O limão, de forma geral, é muito benéfico, principalmente na manutenção e recuperação da saúde.

“Ao contrário do que pensam, o limão não causa gastrite, ele até diminui os sintomas gástricosporque tem efeito anti-inflamatório e, ao alcalinizar do estômago até o intestino delgado, contribui para o bom funcionamento destes órgãos”, comenta.

Suco de limão
Por isso, pode também ser um suco para eliminar a gordura do fígado, mas mais importante, impedir que ela se acumule. O baixo teor de açúcar do limão também pode ajudar a prevenir doenças como a diabetes e a pressão alta, diminuindo o nível de glicose no organismo.