Porque colocar cola branca na tinta?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

“Dá maior resistência à cor, contra agentes como vento e chuva; também é importante misturar cola branca PVA à tinta, que estabiliza a liga da cal com o pigmento”, explica. Para manipular todos esses materiais, é indicado usar máscara de proteção, óculos e luvas látex.

É um adesivo a base de PVA – Acetato de Polivinila, especialmente desenvolvida para colagens em madeira onde se requeira um excelente acabamento e uma colagem perfeita.

O selador deve ser aplicado antes da primeira pintura, em paredes novas, ou em paredes reformadas que não estejam soltando grãos ou pó. Mas ele também precisa respeitar o tempo de cura do reboco, que é de aproximadamente 28 dias.

“Dá maior resistência à cor, contra agentes como vento e chuva; também é importante misturar cola branca PVA à tinta, que estabiliza a liga da cal com o pigmento”, explica. Para manipular todos esses materiais, é indicado usar máscara de proteção, óculos e luvas látex.

Pegue a cola colorida na folha de papel e sopre com canudo. Para a pintura ter um resultado bem legal, misture as cores e sopre em diferentes direções. É bem divertido! Pingue gotas de cola colorida no papel e depois levante-o verticalmente.

Compre um aditivo para a tinta.

  1. Misture o aditivo e a tinta em mesma medida.
  2. Mexa a tinta e teste a espessura em um pedaço de papel.
  3. Seque o pedaço de papel e observe a cor e a espessura da sua pincelada.
  4. Acrescente mais do aditivo se quiser que a tinta fique mais espessa.

Uma outra alternativa muito utilizada é o Verniz com o glitter colorido. Aliás, ele pode ser aplicado por cima da tinta. Com isso, cria-se um efeito brilho bem chamativo e estiloso.

Alguns profissionais usam cola para unir canos e impedir que a água vase pelas junções, para fixar carpetes ou para manter fixas as diferentes partes de um tênis ou sapato. Alguns produtos, como a fita adesiva (durex), o esparadrapo, os curativos adesivos do tipo band-aid, e os selos postais já vêm com cola.

Cola branca líquida para uso em atividades com colagem no seu escritório, na escola ou em casa. Pode ser usada para colar papel, papelão, madeira e tecido. À base de água.

O funcionamento das colas é baseado na evaporação da água que elas levam em sua composição. Ao virar vapor, o líquido que era aquoso acaba formando uma camada sólida adesiva.

- Deixar o primário e demãos de tinta secar totalmente. - Não pintar em madeiras ricas em taninos sem fazer uma lavagem prévia com álcool etílico ou diluente natural ( caso contrário a tinta não seca e descasca). - Não pintar sobre superfícies que estejam sujas ou com pó.

Quando a pessoa que vai pintar não segue as instruções impressas na embalagem e adiciona menos água que o recomendado para diluição, interfere diretamente no rendimento da tinta e na aplicação. Isso porque a solução fica mais densa, o que dificulta a distribuição de tinta pela superfície.

É importante começar por verter uma pequena quantidade de óleo e adicioná-la à medida que a massa precise. Para tornar a mistura homogénea, pega numa marreta ou argamassa e esmaga bem o pigmento. Isto evitará a formação de grumos.

Misturar tinta branca com corantes e chegar à cor desejada. Pense só: você pode comprar somente 1 latinha de tinta branca e ter sempre alguns frascos de corante para misturar e criar a sua própria cor. Além de ser mais barato que uma lata, uma embalagem de corante rende muito mais.

Preparo da Massa
Colocar no recipiente a massa corrida e a cola na proporção de um copo de massa corrida para meio copo de cola. Misturar bem com a espátula, até que forme um creme. Colocar, em seguida, duas colheres de sobremesa de gesso. Misture tudo até que forme uma pasta macia e cremosa.