Porque colocar cinzas na cabeça?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

A imposição de cinzas demonstra a intenção do fiel de se manter no caminho da devoção, mas também demonstra o caráter transitório do ser humano na Terra, ou seja, é uma lembrança ao homem de que, conforme a tradição cristã diz, do pó o homem veio e ao pó o homem voltará.

De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

O fiel pode retirar as cinzas da testa quando desejar, não havendo nenhum tempo determinado para mantê-las: o importante não é o sinal externo, mas a sincera postura interior de penitência e conversão.

Finalmente, as cinzas são depositadas em uma urna e levadas para a família do falecido, ou coletadas. A família pode então decidir como irá realizar a disposição das cinzas, de acordo com os desejos do ente querido.

No momento da imposição das Cinzas, o celebrante diz a cada fiel uma das seguintes expressões: 'Convertei-vos e crede no Evangelho' ou 'Lembra-te que és pó, e ao pó te hás de voltar'. A primeira expressão refere-se ao início da pregação de Jesus e nos lembra que a vida cristã se inicia com a conversão.

Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que se deve fazer jejum e não comer carne. Isso já existe há muitos anos e tem como intuito fazer com que os fiéis se identifiquem com o sacrifício de Jesus, se privando de uma coisa de que gostam, neste caso, a carne.

Como devemos olhar para a cruz? Com os olhos abertos, colocando-nos entre aqueles que tiveram a oportunidade de verem Jesus lá no Monte Calvário, no dia em que Ele foi crucificado. Ali, Jesus transformou a fatalidade em amor, em perdão, em salvação.

O JEJUM E A ABSTINÊNCIA SÃO NECESSÁRIOS? O jejum e a abstinência são obrigatórios durante a Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos. Fora desses limites,é opcional.

Com a imposição das Cinzas, inicia o tempo da quaresma e o ciclo pascal. Para os cristãos, é o momento para viver o Mistério Pascal, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus. As cinzas, símbolo da fragilidade e pequenez humana, é um apelo à conversão.

1. Resíduo de um corpo queimado. 2. [Figurado] Restos mortais.

Quem pode receber as cinzas? Qualquer pessoa pode receber este sacramental, inclusive os não católicos. Como explica o Catecismo, “sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos; mas, pela oração da Igreja, preparam para receber a graça e dispõem para cooperar com ela”.

Com certeza, pode. As Cinzas são um sinal penitencial. Com a bênção e a imposição das Cinzas, a Igreja inicia a caminhada para a Páscoa, durante os quarenta dias da Quaresma.

Posso lavar a cabeça após receber as Cinzas? Com certeza, pode. As Cinzas são um sinal penitencial. Este é um sinal que recorda que “do pó viemos e para o pó retornaremos”, por isso devemos ter uma atitude de simplicidade.

A bíblia não aborda diretamente o tema cremação. O Velho Testamento não proíbe que um corpo humano seja queimado. Também não aplica maldição ou julgamento a uma pessoa cremada. Até há citações de ossos humanos sendo queimados.

Na Igreja Católica, por exemplo, a cremação é totalmente aceita, desde que as cinzas sejam respeitadas e os motivos pela escolha sejam cristãos.

Além das cinzas, os dentes não são queimados durante a cremação! Isso porque os dentes podem resistir até mil graus de temperatura. Dependendo do dente e sua localização, o fogo não queima suas células centrais e o DNA pode ser recuperado e o portador identificado.

Jogue as cinzas no mar
Para isso, há urnas feitas com materiais hidrossolúveis, que flutuam por alguns minutos antes de afundar e, no fundo do mar, se dissolve. Esta é uma linda forma de se despedir, especialmente, para os apaixonados pelo mar e a vida marinha.