Porque colocar areia na terra para plantar?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 25 de abril de 2023
4 / 5 12 votos

Primeiramente, é importante saber que a areia tem a função de drenar. Ela faz com que o excesso de água escoa da terra e não prejudica seu desenvolvimento. Seu uso é indicado, principalmente, para plantas que precisam receber água, mas em pouca quantidade e que, de nenhuma forma, podem ficar encharcadas.

Mesmo a melhor terra para horta precisa de uma boa drenagem. Se a água de rega demora mais de dois ou três segundos para ser absorvida, você tem problema com a drenagem do solo. Para melhorar isso, misture um pouco de areia à terra.

A primeira orientação é simples: para deixar o solo pronto para o plantio, o ideal é fazer uma mistura entre compostos orgânicos e inorgânicos. Os orgânicos são formados pela decomposição de microrganismos, animais ou vegetais, como húmus de minhoca.

Afinal, não é comum encontrarmos plantas nascendo nesse tipo de terreno. Entretanto, a areia é fundamental para o desenvolvimento de algumas espécies! Esse é um ótimo tipo de substrato para suculentas e cactos, pois essas plantinhas precisam de um substrato muito permeável, que acumule pouca água.

É utilizada na construção civil, em aterros, execução de argamassas, concretos e também na fabricação de vidros. O tamanho de seus grãos tem importância nas características dos materiais que a utilizam como componente.

As areias (e também os cascalhos) são quimicamente inertes e compõem o esqueleto mineral do solo. As argilas, embora sejam as menores partículas do solo, são aquelas que apresentam a maior superfície específica, tendo importância fundamental nos fenômenos físicos e químicos que ocorrem no solo.

Ela faz com que o excesso de água escoa da terra e não prejudica seu desenvolvimento. Seu uso é indicado, principalmente, para plantas que precisam receber água, mas em pouca quantidade e que, de nenhuma forma, podem ficar encharcadas.

"Simplesmente misturamos argila natural na água que colocamos sobre a areia e criamos uma capa de meio metro no solo que converte a areia em terra fértil", explica Ole Morten Olesen, filho de Kristian e diretor de operações da empresa Desert Control, fundada por seu pai para vender a tecnologia.

- Afofar é importante, a cada 20 dias afofe a terra superficial dos vasos. Isto garantirá o bom escoamento da água e a boa assimilação do adubo quando realizar a adubação. - Use cobertura vegetal morta para proteger a terra, seu trabalho em regar e afofar será menor. Pode usar casca de pinus, palha de arroz ou de feno.

Resposta. A areia é o conjunto de pequenos grânulos minerais. A TERRA é compostA por materiais bióticos (que tem vida, como vegetação e invertebrados) e abióticos (que não tem vida, como A AGUA, Minerais e matéria orgânica.......)

Ao adicionar estercos, Bokashi, húmus de minhoca, farinha de osso, composto orgânico, torta de mamona, farinha de sangue e tantos outros adubos orgânicos, procure misturar esse material à terra velha numa camada de no máximo 20 cm, que é a faixa de melhor acesso para as raízes.

De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos. Isso nada mais é do que uma boa adubação, que repõe os nutrientes da terra e deixa ela pronta para um plantio saudável.

Húmus de minhoca
Também conhecido como vermicomposto, é considerado um dos melhores adubos, afinal, as minhocas fazem o processo de decomposição de resíduos orgânicos presentes no solo, deixando apenas os nutrientes para as plantas consumirem. Além disso, é possível comprá-lo já preparado.

2) Em solos pobres, também é possível alternar o plantio de um determinado produto com o cultivo de plantas leguminosas, chamadas de “adubos verdes”, como o tremoço, o feijão-de-corda, a leucena e outras. Além de aumentar o nível de nitrogênio no solo, a adubação verde potencializa a produção de húmus.

Quando o assunto é plantio em solo arenoso, o sistema de rotação de culturas costuma ser o ideal para aproveitar o máximo da produtividade do terreno. Por exemplo, o produtor pode optar por cultivar soja no verão, enquanto planta milho e brachiaria na entressafra.

As plantas que estão sendo bastante empregadas em solos arenosos são as gramíneas milheto, brachiaria e panicum, por conta do grande aporte de palhada e por terem um sistema radicular bem agressivo.

Siga o passo a passo do plantio
Misture a areia e os 2 tipos de terra, na proporção 1:1:1; Plante as mudas ou as sementes, conforme as instruções do fornecedor; Acrescente a parte restante do solo; deixando a camada fofa; Regue e coloque a forragem (folhas secas, serragem de madeira, podas de grama);

A areia está presente, basicamente, em todos os lugares da nossa vida. Ela é utilizada na fabricação de vidro, de papel, de cosméticos, na produção de computadores e, principalmente, na construção civil. Por isso a importância de conhecer e estudar alguns tipos de areia.

A areia fina é utilizada em acabamentos, assentamento de pisos e pinturas. Já a areia média é mais utilizada na preparação de massa e assentamento de tijolos concreto para enchimento de brocas, lajes, vigas e colunas. A areia grossa é usada para preparar o concreto, chapiscos para reboco e drenagem.

Areia fina: é bem utilizada para acabamentos, onde depois pode ser usado uma massa para fazer uma finalização com uma tinta. Basicamente esse tipo de areia é utilizada onde há necessidade de um reboco mais fino e trabalhado. Areia Média: ela é utilizada em alvenarias, para assentamentos de tijolos e blocos.

Bom, o cientista patenteou uma técnica uma técnica chamada 'Liquid Nanoclay' ou 'Nanoargila Líquida', que vem sendo desenvolvida desde 2015. Essas nanopartículas de argila são misturadas com água para modificar o solo do deserto, podendo transformar areia em terra agrícola de alto rendimento em apenas 7 horas!