Porque colocar areia na terra?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

A areia, por exemplo, vai ajudar na drenagem da água da planta, sendo também importante para o desenvolvimento das raízes.

As plantas deste jardim são as mais adaptadas às intempéries e combinam bastante com a paisagem da praia.
...
Arbustos:

  • Hibisco (Hibiscus rosa-sinensis)
  • Espirradeira (Nerium oleander)
  • Clúsia (Clusia fluminensis)
  • Alamanda-arbustiva (Allamanda laevis)
  • Iuca (Yucca elephantipes)
  • Ixora (Ixora coccinea)

1) Adicione terra vegetal ou turfa
Sendo esta uma boa fonte de matéria orgânica, a turfa adiciona a primeira carga de nutrientes no substrato, tornando-o mais rico e facilitando o desenvolvimento das raízes desde o início.

Ambas são fragmentos de rochas geradas pela erosão, porém, a terra tem bem mais matéria orgânica, além de ter características físicas e químicas diferentes da areia, como a possibilidade de diluição na água, a grande quantidade matéria orgânica, e a composição diferente.

Se você misturar areia na terra, por exemplo, quanto maior o grão de areia, mais drenagem ele vai fornecer para o seu solo”.

"Simplesmente misturamos argila natural na água que colocamos sobre a areia e criamos uma capa de meio metro no solo que converte a areia em terra fértil", explica Ole Morten Olesen, filho de Kristian e diretor de operações da empresa Desert Control, fundada por seu pai para vender a tecnologia.

As plantas que estão sendo bastante empregadas em solos arenosos são as gramíneas milheto, brachiaria e panicum, por conta do grande aporte de palhada e por terem um sistema radicular bem agressivo.

Para garantir uma limpeza ainda mais profunda, pode-se colocar a areia em uma mistura de 50% de água mais 50% de cloro ativo, por 24 horas. Após, lavar muito bem com água corrente e colocar algum anti-cloro de boa qualidade em uma medida três vezes maior que o recomendado.

Terra preta ou marrom
É um solo rico em matéria orgânica, pois animais morrem em florestas e troncos e folhas caem das árvores. Esses materiais se decompõem na terra, sendo considerado o melhor tipo de terra por esse motivo além de ter boa retenção de ar e umidade.

2) Em solos pobres, também é possível alternar o plantio de um determinado produto com o cultivo de plantas leguminosas, chamadas de “adubos verdes”, como o tremoço, o feijão-de-corda, a leucena e outras. Além de aumentar o nível de nitrogênio no solo, a adubação verde potencializa a produção de húmus.

De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos. Isso nada mais é do que uma boa adubação, que repõe os nutrientes da terra e deixa ela pronta para um plantio saudável.

Como preparar a terra para plantar: dicas principais
A primeira orientação é simples: para deixar o solo pronto para o plantio, o ideal é fazer uma mistura entre compostos orgânicos e inorgânicos. Os orgânicos são formados pela decomposição de microrganismos, animais ou vegetais, como húmus de minhoca.

Primeiramente, é importante saber que a areia tem a função de drenar. Ela faz com que o excesso de água escoa da terra e não prejudica seu desenvolvimento. Seu uso é indicado, principalmente, para plantas que precisam receber água, mas em pouca quantidade e que, de nenhuma forma, podem ficar encharcadas.

A utilização do pó de pedra no concreto pode ser uma alternativa, tendo em vista o baixo custo comparado à areia natural em algumas regiões como o Noroeste do estado do Espírito Santo, e também, pelos danos ambientais que a exploração da areia pode causar.

A terra vegetal é basicamente a primeira camada do solo misturada com restos de matéria orgânica, como folhas, caules e cascas. Já o substrato confere sustentação à planta, retém água e ajuda na síntese de nutrientes.

A terra preta, rica em nutrientes, é preferencialmente usada para jardinagem, além de ser perfeita para a manutenção e o cultivo de plantas ornamentais, hortaliças, frutíferas e gramados. Ela é um composto especial e fértil, rico em matéria orgânica e macronutrientes.

Areia Branca – paz, calma, pureza. Significa inocência e pureza. Areia vermelha – é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo.

A Areia Para Aterro é utilizada também para enchimentos, acerto topográfico de terreno, trocas de solo e demais obras de terraplenagem, sendo ideal para as mais diversas particularidades estruturais.

O solo cimento é uma mistura composta por terra, cimento e água. É utilizada na construção de casas populares. A terra ideal para a mistura deve ser arenosa contendo entre 70% a 80% de areia.