Porque Coca-cola solta o intestino?

Perguntado por: omoraes5 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Graças à sua composição similar à do ácido estomacal, o refrigerante ajuda a dissolver o alimento que bloqueou a passagem do intestino ou do estômago (as bolhas de gás, inclusive, ajudam a acelerar o processo).

Além disso, Rui Tato Marinho adianta que “não está comprovado” que a Coca-Cola seja eficaz no “tratamento das diarreias”.

A Coca-Cola Plus é um refrigerante sem açúcar e calorias que vem com 5 gramas de fibras que te ajudam a ir ao banheiro.

Médicos estão usando a Coca-Cola para tratar dores de estômago, poupando pacientes até de cirurgia, aponta pesquisa. Segundo o jornal Daily Mail, estudiosos descobriram que o refrigerante é altamente eficaz no tratamento de uma condição desagradável chamado bezoar gástrico, com uma taxa de sucesso de mais de 90%.

Beber refrigerante piora as úlceras estomacais porque essa bebida aumenta a produção de ácido clorídrico, prejudicando a cicatrização das úlceras. Além disso, trata-se de um líquido gasoso, que causa distensão gástrica e dispepsia (dor e sensação de peso no estômago)”, explica a gastroenterologista Amanda Medeiros.

O consumo de refrigerante aumenta a produção de ácido clorídrico, prejudicando a cicatrização das úlceras e ocasionando dispepsia (dor e sensação de peso no estômago) e distensão gástrica. Por isso, colabora para o surgimento de gastrite.

Suas pupilas dilatam, a pressão arterial sobe, e como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, impedindo a sonolência.

Por ser rico em açúcar, o consumo frequente de refrigerante aumenta o risco de câncer, mesmo em pessoas que estão dentro do peso. Além disso, o seu consumo favorece o ganho de peso e o desenvolvimento de diabetes, problemas que também estão relacionados ao aumento do risco de câncer.

Purê de legumes, como batata, cenoura, mandioca, inhame, abobrinha ou abóbora; Arroz branco, macarrão, pão branco, amido de milho, mingau em água e macarrão; Frango, peru e peixe, de preferência desfiado; Gelatina ou biscoito tipo cream cracker.

Diarreia é uma defesa do corpo e não deve ser interrompida, dizem médicos.

As frutas, como mamão, laranja e ameixa, são ótimas opções que ajudam a soltar o intestino, combatendo a prisão de ventre. Essas frutas contêm fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e favorecem a formação das fezes.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

No período menstrual, é bom evitar as bebidas com cafeína, como café, chá preto e refrigerante.

A literatura sobre o assunto ainda não caracteriza muito bem a relação dos alimentos com a cólica. No entanto, na prática, recomendamos que a mãe não exagere na ingestão de alimentos com cafeína.: cafés, chás e refrigerantes.

Mas porque algumas pessoas sentem que a digestão fica melhor com a Coca-Cola? Bem, a presença de ácido fosfórico na dosagem de 0,06gr a 0,09gr a cada 100ml da bebida deixa o refrigerante com pH igual a 3,0, bem próximo do pH esperado para o funcionamento fisiológico do estômago, que é 2,5.

Especialistas defendem que a mistura só traz algum malefício se consumida em excesso. O limão ajuda a quebrar o adocicado do refrigerante e realça o sabor devido a flavonoides antioxidantes presentes na fruta.

Ressaca ou Náusea – Sabe, depois daquela mistureba de bebidas que te deixou meio enjoado? Então é nessa hora que é bom tomar! Coca-Cola, assim como a Pepsi, tem pepsina, componente incrível contra ressaca.

Ela causa uma série de efeitos no organismo: a explosão de açúcar causa uma explosão de insulina, seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (fonte de energia rápida); Na absorção do açúcar e cafeína, as pupilas dilatam, a pressão aumenta e os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, ...

Você sabe que o seu intestino está solto quando evacua com mais frequência do que o normal, essa evacuação não tem controle e as fezes são líquidas. Em geral, o intestino solto acontece por causa de infecção por vírus, bactérias ou outros parasitas que causam uma inflamação gastrointestinal aguda.