Porque cobrir a gaiola?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz. A técnica também é recomendada para os dias mais frios, para proteger o pássaro do frio.

Uma das alternativas mais rentáveis para proteger uma ave do frio é cobrir a gaiola com capas protetoras – mas ainda assim é preciso ter cuidado com o ambiente e se certificar de que são adequadas para essa função.

Para que lhes seja mais fácil dormir, muitos donos de periquitos cobrem a sua gaiola pelas noites, de modo a ajudar a bloquear a luz e o ruído, e permitir que se conserve o calor no interior da gaiola. Deste modo, os periquitos podem descansar as horas de que necessitam.

Você pode sim cobrir, mas atenção ao PANO que você utiliza. Não utilize panos que desfie, pois o animal. pode se machucar.

Como identificar passarinho com frio
Podemos observar, também, que quando o pássaro está com frio, ele se mantém em pé somente em uma perna, mantendo a outra elevada e próxima ao corpo para se aquecer. Além disso, vira o pescoço, encostando o bico nas costas ou pode até se “aninhar”.

Nesse sentido, uma recomendação é cobrir a gaiola com um pano durante a noite, tomando o cuidado de escolher um material fresco para não esquentar o viveiro. Lembrando que a rotina da calopsita acordada também pode influenciar a qualidade do sono.

Proteção. Por mais que as aves gostem de ficar do lado de fora de casa, em um dia frio o melhor é buscar proteção. Coloque a gaiola em um ambiente fechado e longe das correntes de vento. O passarinho pode estranhar em um primeiro momento, mas logo se acostumará com o ambiente e estará protegido da baixas temperaturas.

As aves possuem as penas como excelente proteção contra o frio, mas as penas não esquentam, apenas mantêm o pássaro aquecido, portanto fatores como o vento, mudanças bruscas de clima ou umidade diminuiem a sua temperatura e podem causar algumas doenças como pneumonia e corizas.

Além disso as gaiolas devem ser penduradas em locais longe do vento e correntes de ar frio, se possível dentro de casa, especialmente durante a noite onde as temperaturas são mais baixas. Para os viveiros externos a proteção com algum tipo de capa também é válida.

As capas protetoras são ótimas opções para cobrir a gaiola das aves no inverno se não for possível mudar o ambiente, principalmente se forem viveiros grandes. E como aquecedor, você pode usar lâmpadas de cerâmica, fonte de calor que não retira a umidade do ar.

As aves tendem a preferir as horas noturnas para dormir, assim como nós, pois regulam seus ciclos de sono ao nascer e ao pôr do sol, o que significa que durante o inverno dormirão mais horas e durante o verão reduzirão seus ciclos de sono.

À noite eles gostam de dormir em paz, portanto deve ser escuro e silencioso, mas durante o dia, como eles são criaturas muito sociáveis, eles adoram companhia, então não os coloque em uma sala sozinhos, mas tente encontrar um lugar que atenda às suas necessidades.

Finalmente, pelas 6h, acordam os pássaros comedores de sementes: tentilhões, pintassilgos e pardais.

Em uma tempestade, eles vão ao ninho ou tentam encontrar um lugar longe do vento para se "aninhar" e ficar com todas as penas bem perto de seus corpos. Devido ao modo como as penas se encaixam e o óleo ou pó nelas, é como usar uma capa de chuva e a pele não fica molhada.

A melhor escolha é deixar a casinha da calopsita em um ambiente agradável e com temperatura amena, dentro de casa. Posteriormente, caso necessário, cobrir a gaiola com um lençol, para criar uma barreira contra o vento gelado.

7. O pássaro para de cantar. Esse é um sinal comum de que um pássaro vai morrer, mas não é de forma alguma uma confirmação. Muitos pássaros param de cantar devido ao estresse, à troca das penas (uma vez por ano), ao mau humor ou ao final da época de reprodução.

A calopsita pode não ter ideia de que o ato pode se molhar faz mal ou gera frio após o término. Caso a ave esteja muito suja, o ideal é que o tutor disponibilize água durante o dia, no período mais quente. Também é possível colocar capas e toalhas sobre a gaiola para proteger das correntes de ar, mesmo dentro de casa.

Muitos pets felizes apreciam o contato com o ser humano e é comum que a ave incline a cabeça para pedir carinho, assim como pode cantar ou vocalizar para seu dono. Ela também poderá piar, dançar ou assobiar, e até mesmo oferecer bicadinhas carinhosas quando está feliz.

Em baixas temperaturas, a noite é o momento mais crítico para as aves pois o corpo continua gastando energia para manter a temperatura mesmo sem alimentação. Além de arrepiar as penas, muitas espécies se refugiam em lugares de vegetação bem fechada ou ocos de árvores para passar a noite.

Você já se perguntou para onde os pássaros vão durante uma tempestade? Bem, assim como nós, seres humanos, eles também procuram abrigo. Quando sentem a mudança na pressão do ar, geralmente sinal de que o clima está prestes a virar, os pássaros tendem a procurar mais comida para garantir sua sobrevivência.