Porque chamam loiro de galego?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

O dicionário traz ainda a expressão “galego”, cujo sentido se transformou. No original, é a pessoa natural da Galícia, no Norte da Espanha, mas em Pernambuco são aqueles que têm pele clara e, usualmente, cabelo loiro ou aloirado.

Significado de Galego
[Regionalismo: algumas regiões do Nordeste] Pessoa de pele muito clara e cabelos loiros; loiro. [Regionalismo: Rio Grande do Sul] No Império, alcunha dada pelos farrapos aos que faziam parte do partido conservador; carimboto.

Loiras ou louras, tanto faz! Fato é que esse adjetivo é usado para caracterizar pessoas que têm o cabelo de cor dourada a castanho-claro, quase um amarelo-tostado. Louro também designa uma espécie de folha (do loureiro), muito utilizada na culinária.

- Indivíduo que pertence à raça negra, também chamada melanoderma; prêto.

Galego ou galega é a pessoa originária dum País milenar que está localizado na Península mal chamada Ibérica (2), no seu canto noroeste. Pertence politicamente à Espanha mas dir-se-ia que é o retalho que lhe falta a Portugal para chegar ao Mar Cantábrico, ou na sua zona mais ocidental, também chamado Mar Céltico.

No Brasil, especialmente no nordeste, a gente com uma compleição magra, de olhos azuis ou verdes e de pele clara são chamados galegos, mesmo sem ser descendentes reais, já que um grande número de galegos se assentou nessa região no começo do século XX.

Fazer algo de maneira tosca, normalmente com uso excessivo de força. Também usado na forma "à galega".

O dicionário traz ainda a expressão "galego", cujo sentido se transformou. No original, é a pessoa natural da Galícia, no Norte da Espanha, mas em Pernambuco são aqueles que têm pele clara e, usualmente, cabelo loiro ou aloirado.

Esta língua é falada na Galícia ou Galiza como é chamada a região em Portugal (Comunidade Autônoma Espanhola da Galícia, equivalente a um estado no Brasil) bem como em zonas de fronteira das comunidades autônomas das Astúrias, Castela e Leão e nas comunidades de galegos emigrantes, como na Argentina, Cuba e no Uruguai, ...

A maior concentração de loiros no Brasil ocorre na Serra Gaúcha, no vale do Rio dos Sinos (Rio Grande do Sul) e no Vale do Itajaí (Santa Catarina), devido à forte presença de descendentes de imigrantes alemães.

Confira! 1) A primeira pessoa loira da história apareceu na Europa, cerca de 11 mil anos atrás; 2) As mulheres pintam suas madeixas de loiros desde o antigo império romano; 3) A primeira coloração capilar surgiu em 1908, das mãos do químico Eugène Schuller, passando a ser comercializada em 1909.

"Sendo assim, a característica humana do cabelo loiro surgiu de forma independente na Oceania Equatorial.

O galego-português foi o idioma que deu origem às línguas galaico-portuguesas, ou seja, as línguas originadas na região ocidental da Península Ibérica. O galego-português foi falado durante a Idade Média nas regiões de Portugal e da Galiza, dando origem às línguas portuguesa e galega.

galego

  1. relativo ou pertencente à Galiza, comunidade autónoma do noroeste de Espanha.
  2. LINGUÍSTICA relativo à língua românica da Galiza.
  3. designativo de certas variedades de fruta, legumes ou cereais cultivados.

Rojo, amarillo, azul, blanco, dorado, bronce, púrpura e celeste são exemplos de cores em espanhol. Amarillo, blanco, rojo, violeta, morado e azul são alguns nomes de cores em espanhol.

Galego é um termo pejorativo usado no sul de Portugal para designar uma pessoa pobre, sem instrução, fazendo um trabalho de baixa qualificação e oriunda do norte de Portugal. É parecida com aqueles termos horrendos pejorativos usados no sul do Brasil para se referir às pessoas do nordeste.

A separação entre o galego e o português se iniciará com a independência de Portugal (1185) e se consolidará com a expulsão dos mouros em 1249 e com a derrota em 1385 dos castelhanos que tentaram anexar o país.

Isso é uma meia verdade: a Galiza (assim como o País Basco e a Catalunha) é uma região bilíngue, isto é, além da língua de Estado (castelhano) também fala sua língua própria (galego), e ambas são oficiais na Comunidade Autônoma da Galiza.

galego

Com a volta da democracia, a Galícia se tornou comunidade autônoma e decretou o galego como língua oficial.

O galego-português existiu apenas durante os séculos XII, XIII e XIV, na Camões, o português uniformiza-se e adquiri as características atuais da língua.

O nome para o território atual da Galiza deriva da palavra latina Gallaecia (ou Callaecia), que significa literalmente «terra dos galaicos».