Porque chamam Deus de Jah?

Perguntado por: imarinho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Jah tem sua origem da palavra hebraica Yah que é a abreviação de Yahweh (Jeová, Javé). Na Bíblia, as palavras Jah, Yahweh e Jeová são usadas para representar o nome pessoal de Deus. O Deus designado na Bíblia é considerado por judeus e cristãos o único Deus verdadeiro.

Yahweh

Yahweh é o nome em hebraico do Deus bíblico do antigo Reino de Israel. Seu nome é composto por quatro consoantes hebraicas (YHWH, conhecido como Tetragrammaton), que o profeta Moisés teria revelado ao seu povo.

Neste caso, o significado do nome de Deus Yahweh é explicado com o som semelhante a ehyeh , um verbo hebraico geralmente traduzido como “eu sou” ou “eu serei”.

A história da banda Tribo de Jah começou na Escola de Cegos do Maranhão. Lá onde viviam em regime de internato, quatro músicos cegos e um quinto músico com visão parcial se conheceram e começaram a desenvolver o gosto pela música improvisando instrumentos e descobrindo timbres e acordes.

Haile Selassie

Na África Oriental, Ras Tafari ("chefe" Tafari) tornou-se Haile Selassie. A quase 13 mil quilômetros de distância, Haile Selassie tornou-se deus (ou Jah) encarnado - o messias redentor - e a Etiópia, a terra prometida. Em suma, o movimento Rastafari nasceu. Haile Selassie acreditava nesse mito?

O termo "Rastafari" deriva do título de Haile Selassie antes de sua coroação; O termo "Ras" significa um duque ou príncipe, enquanto "Tafari Makonnen" era seu nome. Não se sabe por que os primeiros Rastas adotaram esta forma do nome de Haile Selaisse como a base do nome de sua religião.

O rastafarianismo é um misto de religião, culto de uma personalidade política e manifestação cultural típica da Jamaica.

Deus, para os regueiros, rastas. Jah significa Deus. o pai de todos nós, o único salvador. Quero a paz de JAH no coração de meus irmãos..

Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus.

Ele é o Ser Supremo do universo. Elohim é um dos muitos nomes de Deus na Bíblia hebraica. Significa literalmente "Supremo" ou "poderoso"." É um nome que enfatiza o imenso poder de Deus. Elohim está totalmente além de nossa compreensão.

Yeshua é um termo de raiz hebraica que significa “salvar” ou "salvação". É considerado por alguns estudiosos como o nome original de Jesus Cristo escrito em hebraico.

Segundo a interpretação bíblica dos versículos, o Leão de Judá seria o Messias salvador, que governaria e unificaria todas as nações sob o nome de Deus.

Archibald Dunkley, Joseph Nathaniel Hibbert, Claudius Henry e Charles Edward Emmanuel, visto até hoje por muitos rastas como o “Cristo Negro”.

Formada na Escola de Cegos do Maranhão, a banda é composta por: Frazão no teclado, Aquiles Rabelo no contrabaixo, João Rodrigues na Bateria, Neto Enes na Guitarra e Fauzi Beydoun no Vocal e Guitarra. Com exceção do vocalista, todos possuem deficiência visual.

3 Uso do Dread como Marca Identitária e Símbolo de Estilo
Levítico 21:5 - “Não farão calva na sua cabeça, e não raparão as extremidades da sua barba, nem darão golpes na sua carne.”

Os Rastafáris não cortam os seus dreads, pois os atribuem como adoração ao seu Deus, além de representar a natureza e a força de cada indivíduo.

Grande parte dos seguidores da religião rastafári utilizavam dreadlocks e foram responsáveis por popularizar o estilo de cabelo, entre eles, o cantor Bob Marley. Para eles, o uso do estilo representa, além da aproximação com a cultura africana, uma fronte religiosa que conecta os cabelos, com o corpo e o espírito.

Buscando atingir o paraíso, os adeptos rejeitam a sociedade capitalista moderna, a qual chamam de "Babilônia", que é vista como impura e corrupta, um reino em rebelião aos ditames de Jah, o criador. Os rastas acreditam serem os verdadeiros filhos de Israel e seu objetivo primordial é o retorno à África.

Eles acreditavam que seriam libertados pelo imperador, que os tiraria da pobreza no Caribe e os levaria à África, a terra dos seus antepassados e um centro espiritual para os jamaicanos.

Continuar lendo Qual a religião de Jah?