Porque chama Pão de Açúcar Rio de Janeiro?

Perguntado por: gbrites . Última atualização: 26 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

A pedra que chamamos de pão de açúcar fica a oeste da entrada da Baía de Guanabara e é muito similar aos cones que eram utilizados no transporte de açúcar para a Europa da época. Desta forma os cartógrafos que mapeavam aquela área batizaram a pedra de Pão de Açúcar.

O Pão de Açúcar é formado por diversas rochas que foram moldadas com a força dos ventos ao longo de milhões de anos. Muitas dessas rochas são iguais às que existem no litoral africano ¿ explicou o secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer.

Há 110 anos, em 27 de outubro de 1912, foi inaugurado o bondinho do Pão de Açúcar.

No Rio de JANEIRO pode ser tanto pão frãnces como pão de sal é o mais se fala qdo se pede na padaria. em Santa Catarina e uma parte do Rio Grande do Sul também pode chamar de pão d'água. E ainda tem algumas regiões de Santa Catarina que chamam de pão bundinha.

O bilionário é sócio e fundador do Grupo Pão de Açúcar. A história do Abilio Diniz na empresa começou com a Doceria que levava o mesmo nome do grupo, inaugurada em 1948 por Valentim Diniz, seu pai. Depois de 11 anos, no ano de 1959, se tornou um supermercado, fruto de uma parceria entre pai e filho.

Em 1660, porém, as terras passaram, por carta de sesmaria, para o português Lourenço José de Brito Correia, que instalou uma fazenda de gado e deu a ela o nome de Pão de Açúcar. O nome vem da forma de um dos morros que era semelhante à maneira pela qual se purificava o açúcar.

Augusto Ferreira Ramos

O Bondinho é privatizado, administrado pela concessionária Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa criada pelo idealizador do projeto, o engenheiro Augusto Ferreira Ramos, desde a sua construção.

110 anos

Um das mais famosas atrações da cidade do Rio de Janeiro, o Bondinho Pão de Açúcar completa 110 anos hoje (27). Desde que foi criado, já recebeu aproximadamente 50 milhões de visitantes e é o teleférico em funcionamento mais antigo do mundo.

No topo do Morro da Urca, primeiro estágio do caminho aéreo em direção ao Pão de Açucar, existe em exposição um bondinho, na cor amarela, que durante muitos anos levou turistas e passageiros ao topo das duas montanhas.

Tombado pelo Iphan em 1973 por sua importância na composição da paisagem cultural da cidade, desde 2012 o Parque Bondinho Pão de Açúcar também é reconhecido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Rio de Janeiro

O Morro Cara de Cão, no Rio de Janeiro-RJ, foi tombado pelo IPHAN por sua importância natural. Descrição: Os Morros do Pão de Açúcar, Urca, Cara de Cão e Babilônia formam o esporão sul da barra da Baía de Guanabara, sendo um dos mais característicos e marcantes elementos da paisagem carioca.

1948 – Valentim dos Santos Diniz, pai de Abilio, inaugura a primeira Doceira Pão de Açúcar, na avenida Brigadeiro Luís Antônio, 3.138, em São Paulo. A loja era inspirada no principal marco da cidade do Rio de Janeiro. 1959 – A família Diniz inaugura a primeira loja de supermercado da empresa ao lado da doceira.

Pão de Açúcar foi a primeira marca criada pelo GPA, em 1959, quando da inauguração da primeira loja da rede, na capital paulista. Essa unidade tinha como diferencial um conceito pioneiro no Brasil, o de autosserviço.

Em São Paulo, a diferença do nome do pão também pode causar uma certa confusão. Na capital, os paulistanos o chamam de pão francês, mas ele também ganha o apelido carinhoso de “pãozinho”. Mas, ao descer a serra e chegar na Baixada Santista, o pão vira média - e acompanha muito bem o café com leite.

La Baguette - o pão francês
A baguete é o que costumeiramente chamamos de pão francês, na sua versão mais curta, mas pode chegar a um metro e possui a crosta crocante.