Porque chá mate tira o sono?

Perguntado por: amoura6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O chá mate tira o sono por ser rico em cafeína. Além disso, tem poder antioxidante e diurético e fornece também nutrientes como potássio, magnésio e vitamina B1.

O consumo excessivo de chá-mate pode causar efeitos colaterais como dor de estômago, insônia, taquicardia e ansiedade. Alguns estudos sugerem que o chá possa estar associado a aumento de câncer de boca, esôfago e pulmão, sobretudo em fumantes.

Além de ter compostos antioxidantes, o chá de erva mate apresenta ação anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica. Por isso, ajuda a tratar dores (como a de garganta) e protege o organismo contra possíveis infecções, até mesmo a formação de cáries nos dentes.

O chá mate é contraindicado para crianças, grávidas e pessoas com insônia, nervosismo, distúrbios de ansiedade ou pressão alta, devido ao seu alto conteúdo em cafeína.

Perigos do chá-mate em excesso
O consumo de chá-mate além do um litro recomendado diariamente pode fazer mal. Isto porque ele é rico em cafeína que em grandes quantidades pode causar insônia, taquicardia e gastrite, pois aumenta a secreção gástrica.

Para perder o sono e ficar acordado o resto do dia, podem ser adotadas algumas estratégias, como:

  1. Comer alimentos estimulantes. ...
  2. Tirar um cochilo rápido de 15 minutos. ...
  3. Fazer exercício a cada 30 minutos. ...
  4. Colocar-se num ambiente menos confortável. ...
  5. Comer um lanche saudável. ...
  6. Respirar fundo 10 vezes. ...
  7. Conversar com outra pessoa.

Não faz mal, mas pode atrapalhar seu sono. Afinal, é comprovado que a maçã é um alimento que ajuda a se manter desperto. Isso acontece pois ela contém açúcares naturais, que são responsáveis por causar uma reação do organismo semelhante à cafeína, fazendo com que a gente se sinta mais desperto e atento.

A erva-mate consumida na forma de chimarrão tem uma concentração de cafeína entre 1,0% e 2,5 %, ou seja, maior que a concentração de cafeína do próprio café.

O chá mate leão é rico em cafeína, vitaminas e minerais. Não contém quantidade significativa de valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

chá preto

O chá preto apresentou o maior teor de cafeína (0,106 mg/g), o chá branco 0,082 mg/g e o chá verde o menor (0,067 mg/g). No entanto, os três tipos de chás apresentam baixas concentrações ao serem comparados com a literatura que apresentou valores entre 14,3 e 40,0 mg/g de cafeína de chá.

O chá mate, por exemplo, é rico em cafeína e ideal para tomar de manhã, dando mais energia.

Chás durante a manhã
Dentre eles, se destacam o chá preto, chá mate, chá verde, de casca de laranja com canela ou de canela com gengibre. Essa variedade, porém, deve ser ingerida meia hora antes ou depois da alimentação para que não interfira em como o corpo absorverá os nutrientes do alimento.

Camomila

Camomila, uma das plantas mais conhecidas e mais utilizadas na rotina, possui ação sobre a ansiedade e pode colaborar com a insônia, além de ajudar no sistema digestivo. Recomenda-se 2 colheres de chá da flor seca em 250 ml de água, de 3 a 4 vezes durante o dia para ansiedade.

Um dos principais malefícios do chimarrão é que a temperatura da água pode causar danos, como lesões na parte interna da boca e da garganta, o que pode favorecer a formação de tumores e câncer no esôfago.

Camomila. Infusões como a popular camomila com seu sabor suave podem aumentar naturalmente os níveis de serotonina e melatonina em nosso corpo, nos deixando relaxado sem sentir sonolento.