Porque césio-137 e perigoso?
O césio-137 é bastante perigoso para o ser humano porque emite partículas ionizantes e radiações eletromagnéticas capazes de atravessar vários materiais, incluindo a pele e os tecidos do corpo humano, interagindo com as moléculas do organismo e gerando efeitos devastadores.
Por que a radiação é perigosa?
Ao alterar as moléculas no ambiente altamente organizado da célula, a radiação ionizante pode afetar e danificar células. Dependendo da magnitude da dose, órgãos expostos e tipos de radiação, o dano celular causado por radiação ionizante pode causar doença aguda, aumentar o risco de desenvolver câncer ou ambos.
O que é césio-137 e o que ele provoca?
O césio-137 é um isótopo radioativo do césio obtido por meio da reação de fissão do urânio ou então do plutônio. O decaimento do césio-137 a bário-137 libera radiação gama que possui um grande poder de penetração e por isso, é extremamente nocivo à saúde humana.
Quantas pessoas morreram devido ao césio-137?
O acidente com o césio-137, em setembro de 1987, em Goiânia, deixou além dos quatro mortos diretos e 129 pessoas comprovadamente contaminadas, 6 mil toneladas de lixo e rejeitos.
Quem foram as 4 vítimas do césio-137?
Centenas de locais necessitaram de desinfecção, e uma nova cidade foi criada para alocar os rejeitos. Trata-se do maior acidente radiológico do mundo, com dados oficiais apontando quatro mortes (Maria Gabriela Ferreira, Leide das Neves Ferreira, Israel Baptista dos Santos e Admilson Alves de Souza).
Qual o lugar mais radioativo do Brasil?
Há exatos 35 anos, em 13 de setembro de 1987, ocorreu na capital de Goiás o maior acidente radioativo da história do país — e um dos maiores do mundo.
O que fazer para eliminar a radiação do corpo humano?
Outra indicação é fazer com que o suor do corpo aumente por meio de exercícios físicos e esteiras ou de saunas, para que a radiação seja eliminada pela sudorese. Em muitos casos, apenas estes métodos podem servir para que as pessoas sejam descontaminadas e liberadas.
Quantos anos dura a radiação?
Dependendo dos fatores de exposição, principalmente da forma como se deu a exposição, a radiação pode permanecer por muitos e muitos anos na superfície ou no corpo de um indivíduo.
Qual e a pior radiação do mundo?
raios gama
Os raios gama são os mais perigosos. Atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer.
Qual e a radiação mais fraca?
A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).
Quais as doenças que o césio pode provocar?
A exposição externa ao césio-137 pode causar queimaduras, doenças agudas em função da exposição à radiação, como câncer e problemas neurológicos, e morte.
Por que o césio-137 brilha no escuro?
Resultado: a energia dos elétrons aumenta. Para retornar ao estado de equilíbrio anterior, os elétrons têm que se livrar do excesso de energia. E fazem isso emitindo luz. Daí o brilho do césio 137.
Para que o césio é usado?
A principal aplicação do césio é em relógios atômicos, que são equipamentos de medição de tempo de altíssima precisão.
Qual é a cor do césio-137?
cor branca
O Césio 137 é um exemplo de radioisótopo (isótopo radioativo) que pode ser encontrado na forma de um sal como o cloreto de Césio (CcCl), que apresenta a cor branca. O Césio 137, por ser radioativo, elimina radiação para atingir estabilidade, sendo a radiação beta a eliminada por ele.
Qual foi o destino do lixo radioativo do césio-137?
Inicialmente, os rejeitos foram estocados de forma provisória no mesmo lugar onde hoje funciona a unidade da Cnen em Abadia de Goiás, porém, de forma provisória. Controlado o acidente, um projeto feito a longo prazo definiu o local onde os rejeitos seriam definitivamente guardados.
Onde foi enterrado o lixo do césio-137?
Abadia de Goiás
Cerca de 6 mil toneladas de lixo radioativo foram recolhidas na capital goiana após o acidente. Todo esse material com suspeita de contaminação foi levado para a unidade de do Cnen em Abadia de Goiás, na Região Metropolitana da capita, onde foi enterrado.