Porque cerâmica e frágil?

Perguntado por: emartins4 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Devido à existência de planos de deslizamento independentes, ligações iónicas e/ou covalentes e ordem a longa distância, os cerâmicos são materiais duros e frágeis com pouca tenacidade e ductilidade.

Devido a natureza de suas ligações químicas estes materiais normalmente são isolantes térmicos e elétricos, além de serem duros e frágeis e resistirem a elevadas temperaturas.

Limitações e problemas comuns
Um dos maiores problemas dos materiais cerâmicos é a fratura frágil, que ocorre com quase nenhuma deformação plástica antes da fratura, conferindo baixa tenacidade ao material.

Dentre os minerais, um dos mais resistentes a altas temperaturas, dureza de 6,5 Mohs, na escala de dureza mineralógica.

A fragilidade é a capacidade de um determinado material não sofrer deformação quando a este é aplicado uma determinada força, ou seja, este material tende a se romper com pouca deformação não tendo a capacidade de absorver energia.

O oposto a um material muito frágil é um material dúctil. Por outro lado a dureza não é oposto à fragilidade, já que a dureza é a propriedade de alterar só a superfície de um material, que é algo totalmente independente desse material quando se fratura ter ou não deformações grandes ou pequenas.

No geral, são isolantes térmicos e elétricos. Além disso, são resistentes a altas temperaturas e a ambientes agressivos. Com relação às propriedades mecânicas, os cerâmicos são duros, porém frágeis, ou seja, quase sempre fraturam antes de se deformarem plasticamente.

Materiais dúcteis têm a propriedades de que quando estão sob a ação de uma força, podem estirar-se sem romper-se, transformando-se num fio. Exemplos de materiais dúcteis são o ouro, o cobre e o alumínio. Por outro lado, um material frágil é um material que não pode se deformar muito.

A principal causa para trinca no piso é um fenômeno natural chamado movimentação técnica, que sempre deve ser previsto pela mão de obra. Trata-se de um princípio físico no qual a variação de temperatura provoca a dilatação e contração da maioria dos materiais que conhecemos.

Por que o piso estufa? Diversos fatores contribuem para o piso estufado, como a falta de espaçamento entre as peças e temperaturas muito quentes ou muito úmidas. Além disso, infiltração e impermeabilização com os produtos errados ou vencidos também podem ser causas.

A baixa umidade do ar e a grande variação de temperatura durante o dia, características típicas do outono, podem fazer com que revestimentos de pisos e azulejos se desloquem, estalem e até cheguem a trincar.

Desvantagens da cerâmica
A cerâmica esmaltada pode ser muito escorregadia quando molhada, os rejuntes são trabalhosos de limpar e a cerâmica é fria e dura para os pés. Cerâmica de baixa qualidade pode lascar e os pisos que tenham sido colocados em superfícies que não estavam perfeitamente lisas podem rachar.

Desvantagens : os materiais cerâmicos são de natureza frágil, portanto fraturam-se facilmente. A existencia de muitos interstícios na sua estrutura cristalina, torna a sua ductilidade quase nula. A maleabilidade destes materiais é difícil, daí serem mais facilmente moldáveis com maquinas especializadas.

Há materiais de elevada qualidade mas esteticamente feios e há materiais baratos mas pouco resistentes. A cerâmica consegue reunir o melhor dos dois mundos: é versátil, resistente, acessível, bonita e por conseguinte decorativa.

A porcelana é o material cerâmico mais puro e resistente por conta dos materiais e do processo de fabricação.