Porque celular pega fogo carregando?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Devido ao eletrólito ser extremante instável, qualquer evento em que o eletrólito perca esta estabilidade faz com que ocorra uma reação exotérmica na bateria, que libera uma grande quantidade de calor, que pode provocar fogo ou explosão.

Em geral, usar o celular enquanto carrega não afeta significativamente a vida útil da bateria do celular. No entanto, algumas coisas podem afetar a vida útil da bateria, incluindo: Temperatura: usar o celular em ambientes muito quentes ou frios pode afetar a vida útil da bateria.

Dentre os motivos desse fenômeno estão: ambiente que desfavorece o carregamento, em que está muito quente e/ou sem ventilação; fonte de alimentação ou carregador com defeito.

Alguns estudos indicam que é preciso pelo menos dez mil cargas para que se percebam os primeiros efeitos. Sendo assim, não há com o que se preocupar. Na hora de dormir, você pode deixar o seu celular carregando na tomada sem nenhum problema. O único alerta fica por conta do carregador a ser utilizado.

Um dos principais motivos para não deixar o celular por perto durante a noite, nem mesmo antes de dormir, é a luz azul emitida pelas telas destes dispositivos. Ao ter contato com a iluminação, o corpo tem seu ciclo circadiano, ou relógio biológico, alterado.

A tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100% – entre 80% e 30%, para ser mais específico – para que o processo exija menor tensão, prolongando a vida útil da bateria.

Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir. Isso porque os smartphones feitos nos últimos anos possuem uma tecnologia que impede que eles recebam cargas quando a bateria está em 100%. Dessa forma, não há riscos do dispositivo receber mais energia do que o necessário.

Os fabricantes de smartphones recomendam que o usuário nunca deixe o aparelho chegar a 0% de bateria e, só assim, fazer a recarga. O recomendável é colocar o celular para carregar antes que ele atinja uma porcentagem inferior a 20% de bateria.

Como grande parte do gasto da energia vem desses recursos, o smartphone carrega mais rápido. Manter o celular desligado durante o carregamento faz com que ele seja abastecido em menos tempo. Sem qualquer gasto de energia, a carga aumentará de forma muito mais veloz.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

Ao ativar a opção, o smartphone para de receber mais carga quando atingir o nível de 85% da capacidade, o que dará uma segurança para a bateria do aparelho sem impactar tanto em sua autonomia fora da tomada.

No entanto, o maior problema não é nem o monetário, mas sim o risco à própria saúde de quem esquece o carregador na tomada por longos períodos. O carregador pode chegar em temperaturas bastante elevadas ao permanecer ligado à tomada, mesmo sem estar sendo utilizado para carregar nenhum celular.

É seguro deixar o carregador na tomada? A princípio, sim.

Para atestar a qualidade e a segurança dos carregadores, um dos testes realizados pela agência consiste em deixá-los plugados na tomada por um período de até 28 dias para verificar se algo de errado acontece.

No entanto, caso carregue o seu smartphone no quatro, este hábito poderá afetar a secreção de melatonina no corpo, o que pode então levar a algumas consequências, como obesidade e diabetes. O estudo indica que, no estado de standby, o valor da radiação eletromagnética do smartphone é de 2,3 miligauss.

Fabricantes como a Samsung, por exemplo, advertem que, como as baterias de íons de lítio não viciam, não existe necessariamente um impeditivo em carregar o aparelho antes de 0% ou desconectar o carregador antes de 100% de recarga.

Posso deixar meu celular carregando o dia todo? Sim. Mesmo caso da dica anterior, você pode deixar seu celular carregando enquanto estiver na mesa do trabalho ou em casa, que ele vai entender automaticamente quando é hora de suspender o carregamento.

Você é o tipo de pessoa que costuma colocar o celular embaixo do travesseiro ou ao lado da cama na hora de dormir? Saiba que esse hábito é um tanto quanto perigoso. Isso porque qualquer aparelho ligado – mesmo em modo avião – gasta energia e, consequentemente, aquece.

Dormir com o celular debaixo do travesseiro ou no criado mudo ao lado da cama pode não ser uma boa ideia. Em 2015, o médico da Universidade da Califórnia-Berkeley Joel Moskowitz afirmou que “as ondas eletromagnéticas de radiação do celular podem ser classificadas como potenciais cancerígenos”.

Existem diversos estudos que indicam que o uso de telas de celulares e tablets pode interferir no relógio biológico humano. A luz artificial dessas telas imita a luz do dia e pode reduzir a produção de melatonina, um hormônio importante no controle do ciclo do sono.

O ideal é estar sempre com 50% ou 60% de carga e nunca deixar chegar no seu máximo. Quando o celular carrega é normal que a temperatura fique mais elevada, no entanto, se o celular aquece demais existem grandes chances de dar problema tanto no aparelho quanto na bateria.